A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - João Bosco da Silva
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 85 · Dezembro-Fevereiro 2023/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(9) Para Sensibilizar(2) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(2) Entrevistas(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(13) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(2) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(14) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(2) Notícias(17)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
15/12/2023 (Nº 85) LIVRO EXPLICA ELO ENTRE COMIDA E MEIO AMBIENTE PARA CRIANÇAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4684 
  

LIVRO EXPLICA ELO ENTRE COMIDA E MEIO AMBIENTE PARA CRIANÇAS

07/03/2023 

O Que Vai Ter Para Comer?” aborda temas difíceis como desmatamento, desperdício e fome – de forma lúdica.

Com o perdão do trocadilho, o livro O Que Vai Ter Para Comer? O que você coloca no seu prato pode mudar o planeta (Editora Panda Books), lançado nesta semana, nasceu da famosa junção da fome com a vontade de comer. No caso, uma coincidência: em 2019, sem combinar e em datas diferentes, as duas autoras visitaram e se impressionaram com a exposição temporária Pratodomundo, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Pouco tempo depois, ambas haviam rascunhado projetos de um livro para abordar o universo da alimentação para crianças e adolescentes. E uma procurou a outra para comentar a ideia. Conhecidas de longa data, a chef de cozinha Ariela Doctors, diretora do Instituto Comida e Cultura, e a escritora e diretora audiovisual Maísa Zakzuk arregaçaram as mangas e decidiram escrever a obra a quatro mãos.

Doctors conta que a sua preocupação foi mostrar para as crianças que as escolhas do que vai no prato “têm muito a ver com todo o resto”, não apenas com a saúde de cada um, mas também com a saúde “do entorno, do próprio planeta”.

O livro envereda por temas bastante complexos — e, no mundo contemporâneo, geralmente permeado por perspectivas futuras sombrias. São abordadas questões como desperdício de comida, desmatamento, fome no Brasil e no mundo e como a tragédia climática tende a tornar o cenário ainda pior. “Não queremos transmitir tristeza, mas sim a empolgação para poder agir neste momento, enquanto se é criança e enquanto há muita coisa para fazer no planeta”, salienta Zakzuk.

Fonte: Livro explica elo entre comida e meio ambiente para crianças - Ambientebrasil - Notícias



Ilustrações: Silvana Santos