Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Em junho completará 23 anos, e este convite é uma oportunidade para você participar ativamente desta ação, doando qualquer quantia. Assim, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção. Ajude-nos a continuar transformando vidas! Sua contribuição hoje é essencial para garantir os próximos 23 anos desse projeto! Muito obrigada!
     
Para a ganância, toda a natureza é insuficiente. Sêneca
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 91 · Junho-Agosto/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(2) Educação(2) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Divulgação de Eventos(22) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(5) Ações e projetos inspiradores(19) Notícias(24) Dúvidas(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(4) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(7)   |  Números  
Notícias
14/03/2025 (Nº 90) CAMPO BOM 66 ANOS: MARGARIDA TELLES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CAMPO BOM
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5203 
  

CAMPO BOM 66 ANOS: MARGARIDA TELLES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CAMPO BOM

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE COMPROMISSO E INOVAÇÃO DA PROFESSORA E BIÓLOGA

 Por Redação

 

Campo Bom – Quem não lembra das aulas da professora Margarida Telles? Com sua paixão pelo ensino e compromisso com a sustentabilidade, ela se tornou uma das maiores referências em Educação Ambiental em Campo Bom. Desde 2002, desenvolveu e implementou projetos que não apenas inspiraram seus alunos, mas também impactaram toda a comunidade.

Sua trajetória começou com o projeto Peixe Dourado, uma iniciativa em parceria com a Unisinos e outros municípios, incentivando professores a documentar e divulgar seus trabalhos ambientais. Esse incentivo resultou, em 2006, na criação do premiado “Conhecendo os Banhados”, vencedor de um concurso promovido pela D’Paschoal. Com isso, a Emef 25 de Julho recebeu uma verba mensal de R$ 5 mil por 13 meses, permitindo a aquisição de materiais e a realização de atividades voltadas à conscientização.

Além das fronteiras

Em 2008, recebeu o Prêmio Ford pelo projeto “Conhecendo os Banhados”. Dois anos depois, conquistou o Prêmio ANA, considerado o “Oscar da Educação Ambiental”.

Em 2011, venceu o Prêmio Instituto Claro com o projeto EcoWeb, garantindo tablets e internet 3G para pesquisas em campo. No ano seguinte, foi premiada no Educadores Inovadores, representando o Brasil no Microsoft Partners in Learning Global Forum, na República Tcheca. Mesmo após sua aposentadoria, em 2019, seguiu sendo homenageada, recebendo a Medalha Comemorativa pelos 60 anos de Campo Bom. Seu legado transformador formou cidadãos conscientes e projetou a cidade no cenário global da sustentabilidade.

Por Kainã Bohn

Fonte: https://www.jornalrepercussao.com.br/educacao/campo-bom-66-anos-margarida-telles-e-a-educacao-ambiental-em-campo-bom



Ilustrações: Silvana Santos