“Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la” (Washington Novaes)
ISSN 1678-0701 · Volume XIV, Número 54 · Dezembro/2015-Fevereiro/2016
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(43) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) Reflexão(2) Para Sensibilizar(1) Divulgação de Eventos(2) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(1) Contribuições de Convidados/as(1) Práticas de Educação Ambiental(1) Dicas e Curiosidades(1) Sementes(1) Notícias(15) Relatos de Experiências(5) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
15/12/2015 (Nº 54) EDUCAÇÃO AMBIENTAL É COLOCADA EM PRÁTICA EM JAPERI
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2256 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É COLOCADA EM PRÁTICA EM JAPERI

Jornal do Brasil

 

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou ao longo desta semana uma campanha educativa voltada aos comerciantes, vendedores ambulantes e feirantes situados no centro de Engenheiro Pedreira, com foco na disposição mais adequada dos resíduos sólidos.

Os educadores ambientais distribuíram materiais informativos aos trabalhadores com intuito de orientá-los a forma correta de descarte dos resíduos sólidos em vasilhames apropriados, evitando a colocação junto ao solo. Além disso, todos passam a estar cientes que o lixo somente poderá ser descartado ao sistema de coleta em horários pré-estabelecidos.

Durante a ação, os agentes ambientais fizeram uma abordagem educativa, apresentando as normas e leis, que determinam que todo estabelecimento comercial deve disponibilizar local apropriado para dispensar os resíduos sólidos. Com isso, evita-se que animais espalhem os dejetos, permitindo a proliferação de vetores de doenças. Todos também foram orientados a repassar estas informações aos funcionários, visando uma melhor gestão interna destes restos.

De acordo com o secretário da SEMADES, José Arnaldo Anjos, esta atividade está integrada aos esforços que a Prefeitura de Japeri vem realizando para melhorar a limpeza pública no município, inclusive no centro de Engenheiro Pedreira. "Os reflexos positivos desta mudança garantirá menor tempo de coleta, maior eficiência no trabalho, menor custo de operação e uma cidade mais limpa", disse.

O secretário disse ainda que esta medida vem acompanhando o compromisso firmado com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e com a Comissão Permanente de Fiscalização sobre Serviços Públicos da Câmara Municipal de Vereadores de Japeri.

Apesar da resistência de alguns comerciantes, a receptividade foi bastante favorável para o conjunto dos empreendedores, onde entraram num consenso que todos devem contribuir para o bem da coletividade municipal.

 

Fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/11/29/educacao-ambiental-e-colocada-em-pratica-em-japeri/

 

 

Ilustrações: Silvana Santos