![]()
JOGANDO COM A INTERDISCIPLINARIDADE
Vamos jogar para entender os caminhos que levam a interdisciplinaridade e que nos fazem organizar os passos de cada problema que pode ou não surgir.
Divida sua turma em três grupos.
O primeiro será a população; O segundo a empresa; O terceiro o ministério público.
Vamos imaginar duas situações fictícias...
Primeira situação: Uma empresa próspera de minério, localizada em uma região montanhosa, tem ao pé do morro as lagoas necessárias para a extração. De acordo com a empresa tudo está bem, no entanto esta mesma empresa, contratou serviços de uma outra empresa que recomenda atenção e reforços na estrutura de uma das lagoas, mais precisamente a lagoa mais acima. De acordo com o ministério a lagoa está em situação de risco e recomenda que a empresa tome as providências para reforçar as estruturas da lagoa. A empresa não tomou as providências e a lagoa se rompeu, formando uma correnteza de lama, que desceu arrasando o que tinha na frente. E arrasou com a pequena cidade de Anamaria de 10.000 habitantes e toda a água do rio local e de muitos quilômetros de rios, até esta lama chegar ao mar.
Segunda situação: Uma empresa próspera de minério, localizada em uma região montanhosa, tem ao pé do morro as lagoas necessárias para a extração. De acordo com a empresa tudo está bem, no entanto esta mesma empresa, contratou serviços de uma outra empresa que recomenda atenção e reforços na estrutura de uma das lagoas, mais precisamente a lagoa mais acima. De acordo com o ministério a lagoa está em situação de risco e recomenda que a empresa tome as providências para reforçar as estruturas da mesma. E fiscaliza as obras que a empresa contratou. E a empresa faz os reparos necessários. E a lagoa se rompeu. Mas a estrutura e os ajustes recém feitos, controlaram o desastre. E a pequena cidade de Anamaria de 10.000 habitantes, continua fiscalizando a lagoa que pode arrasar a cidade que amam. Para isso, cada um tem que fazer sua parte.
Exercícios: Discutir e definir quais as obrigações, responsabilidades e deveres de cada grupo em cada uma das situações. E perceber e conversar sobre os “e se”... Questionar como devem ser cobradas as responsabilidades de fiscalizar os possíveis desastres.
Desejo um ótimo debate e crescimento do pensar. Um beijo, Marina PS: Este exercício é uma ficção!
|