Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
11/09/2016 (Nº 57) USINA BENEFICIADORA DE RESÍDUOS SÓLIDOS :FIM DOS LIXÕES- AVANÇOS E DESAFIOS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2418 
  

USINA BENEFICIADORA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: FIM DOS LIXÕES – AVANÇOS E DESAFIOS

 

Maria Laudecy Ferreira de Carvalho

 

Graduada em Pedagogia pela URCA/ Ceará, especialista em Psicopedagogia pela UVA/Ceará, especialista em Administração Escolar pela URCA/Ceará.Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB/Paraíba.

E-mail: laudecyferreira@gmail.com– Telefone: (85)98702-9122

 

Gil Dutra Furtado

 

Graduado em Agronomia pela UFPB. Especialista em Psicopedagogia pela UNINTER.Professor Doutor, em Psicopedagogia pela UFRN.E-mail:  gdfurtado@hotmail.com

 

 

RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo revelar o que tem de mais inédito no mundo tecnológico no Brasil, no que se refere a transformação dos resíduos sólidos urbanos em material para a construção civil. Haja vista da grande problemática ambiental por que passa o planeta.A metodologia aplicada se consistiu em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo junto ao estudioso Romero Leite de Lima, que criou uma Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos(UBRS), que transforma esses resíduos em produtos para construção civil. Os resultados deste artigo, sinalizam que, a política de gestão dos resíduos sólidos por meio da UBRS, surge como uma experiência inovadora e exemplar no campo da educação ambiental que merece ser replicada como potencial de combate à insustentabilidade ambiental, social, econômica, cultural e política. Conclui-se que a UBRS apresenta-se como uma solução sustentável, reduzindo os impactos ambientais negativos e contribuindo para uma melhor qualidade de vida humana e ambiental.

 

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Sólidos. UBRS. Ecoprodutos. Construção civil.

 

 

ABSTRACT

 

This article aims to reveal what is most unique in the technological world in Brazil, as regards the processing of municipal solid waste material for construction. Considering the major environmental problems experienced by the planet. The methodology consisted in literature and field research by the scholar Romero Leite Lima, who created a Benefactor Plant of Solid Waste (UBRS), which transform this waste into products for civil construction. The results of this paper, indicate that the Management Policy of Solid Waste through UBRS, emerges as an innovative experience and exemplary in the field of environmental education that deserves to be replicated as a potential anti-environmental unsustainability, social, economic, cultural and policy. It concludes that the UBRS presents itself as a sustainable solution, reducing negative environmental impacts and contributing to a better quality of human and environmental life.

 

KEYWORDS: Solid Waste. UBRS. Eco-products. Construction.

 

1.Introdução

 

Um dos grandes problemas ambientais são os resíduos sólidos, quando descartados no ambiente de forma ambientalmente inadequada. Como exemplo disso tem-se o caso dos lixões que durante muitas décadas foram a forma de descarte final, realizada pelos municípios brasileiros, segundo pesquisas da ABREELPE de 2010 e 2011 (Souza, 2013). No Brasil 50% do lixo produzido vão para os mais de 2.906 lixões distribuídos por 2.810 municípios (IPEA, 2012; Santos, 2000).

O presente artigo tem como objetivo revelar o que tem de mais inédito no mundo tecnológico no Brasil, no que se refere a transformação dos resíduos sólidos urbanos em material para a construção civil. E se justifica haja vista da grande problemática ambiental por que passa o planeta, e também devido ao aumento do consumo da população brasileira e ainda, pela forma de descarte dos resíduos sólidos ambientalmente inadequada.

Segundo Hammes “a população mundial dobrará nos próximos 50 anos e a quantidade de lixo vai quintuplicar, se forem mantidos os padrões atuais de consumo” (Hammes, 2004, p.37). No Brasil, os resultados dos censos do IBGE de 1989 e 2000 mostram que, enquanto a população aumentou 16%, a quantidade de resíduos sólidos (lixo) coletado no mesmo período aumentou em 56%. Em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, nesses últimos dez anos, a população aumentou em 8,29%(IBGE, 2015), enquanto a produção de resíduos sólidos cresceu em 124,68%(EMLURB, 2015).

Para poder contar com uma gestão eficiente, as Prefeituras dos municípios brasileiros, devem contar com o apoio de uma Agência de Fiscalização, que deverá ser idealizada para assegurar um sistema de gestão integrada desde o planejamento, gerenciamento, execução, processamento e monitoramento. Afinal, a gestão de uma cidade depende necessariamente de planejamento urbano, participação social e fiscalização. A exemplo da Europa, que com uma fiscalização eficiente mantem um sistema de gestão dos resíduos sólidos tido como modelo. 

Sabe-se que os aterros sanitários ainda provocam graves impactos ambientais. Muñoz (2002) demonstrou que mesmo fora dos limites do aterro sanitário de Ribeirão Preto, São Paulo, há contaminação por metais pesados em todas as direções, Norte, Sul, Leste e Oeste, no mínimo até 115 m de distância, local pesquisado. Mesmo com a recolha de chorume, e queima de gases, não se consegue impedir que esses materiais acumulados sejam dispersos no ambiente. Assim, novas propostas mais eficientes para a gestão dos resíduos sólidos são necessárias.

Assim sendo, se faz necessário intensificar os investimentos em programas de educação ambiental visando a redução na geração de resíduos sólidos, a reutilização e reciclagem de forma a promover a sustentabilidade socioambiental, econômica, cultural e política. E ainda, tendo em vista o que diz a Constituição Federal de 1988, no Art. 225 estabelece que:  

Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações, cabendo ao Poder Público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Destarte, a empresa Mundial Tech de desenvolvimento de tecnologias de engenharia reversa dos resíduos sólidos  com a finalidade de preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade ambiental, econômica, social, educacional e cultural lança no mercado a Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos (UBRS) que transforma resíduos sólidos “lixo” nos seguintes produtos: brita sintética, tijolos, telha, calhas, canaletas, bloco para piso, placas para muro de arrimo, vigas betume de aplicação a frio, blocos para calçadas, bloco para ciclovias, bloco para piso industrial, a partir de resíduos sólidos como papel, garrafas, sacolas plásticas, restos de poda, etc. Podendo ser tudo o que não é usado na reciclagem.

Essa tecnologia é um avanço para o estabelecido na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS, 2010), tendo em vista, desta forma um destino ambientalmente adequado aos resíduos sólidos. Viu-se isso como solução para o que afirma Hammes “a população mundial dobrará nos próximos 50 anos e a quantidade de lixo vai quintuplicar, se forem mantidos os padrões atuais de consumo” (Hammes, 2004, p.37). E ainda para o que afirma Waldman (2010):

 

uma imensa maioria dos cidadãos não vê os descartes da casa onde mora enquanto assunto sob sua responsabilidade direta. Lixo é problema do vizinho, dos lixeiros, dos catadores, dos vereadores, da prefeitura municipal, das empresas de limpeza ou, no máximo, dos ambientalistas. Mas, de quem o coloca no mundo, não seria de forma alguma (Waldman, 2010, p.98).

 

É pensando nesses limites ambientais e na qualidade de vida da população e do meio ambiente, que percebe-se a relevância dessa inovação tecnológica no mercado. Com a sua aplicabilidade ter – se – á o fim dos lixões e dos aterros controlados e desta forma cumprindo a determinação legal que previa o fim dos lixões para o ano de 2014, de acordo com a da Lei n◦. 12.305 de 02 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS. Afinal, de acordo com Abreu (2002), do ponto de vista da degradação ambiental, o lixo representa mais que do que poluição. Significa também muito desperdício de recursos naturais e energéticos. Ainda para Zia e Devadas (2008), o fato das pessoas não separarem esses resíduos e descartarem para os aterros materiais que poderiam ser reutilizados causa forte impacto socioambiental na comunidade.

Dessa forma, o uso da UBRS apresenta ainda as diversas aplicabilidades desses produtos na área da Engenharia Civil e contribuindo assim com a preservação ambiental, pois poderá diminuir a necessidade de extração da matéria prima convencional, diminuindo assim os impactos da mineração. Trata-se de um recurso ambientalmente adequado, para a gestão de resíduos domiciliares em um município.

Também por meio dessa tecnologia pretende-se reduzir significativamente a emissão dos gases nocivos como o Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), gás sulfídrico (H2S - podagem / galhadas) Monóxido de Carbono (CO), e ainda o gás Metano. Tem como visão atender à solicitação de cuidar do meio ambiente à luz da Lei n◦. 12.305 de 02 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS. A referida empresa tem seus valores pautados na credibilidade, ética, inovação, transparência e responsabilidade ambiental e ainda como princípios os da integridade, segurança, autenticidade, confiabilidade.

A quantidade de resíduos e gravimetria (qualidade e quantidade dos resíduos de cada cidade é diferente). A gravimetria de cada cidade é diferente. Assim sendo, o tipo de UBRS depende do total de habitantes e a quantidade e o tipo de resíduos sólidos produzido pelo município, A UBRS é instalada após estudo gravimétrico de cada comunidade e é implantada sob medida.Capacidades das máquinas (UBRS):  UBRS 10: de 14 até 18 toneladas; UBRS 25: de 35 até 40 toneladas; UBRS 50: de 65 até 70 toneladas; UBRS 100:  de 130 até 140 toneladas.

De acordo com alguns ensaios já realizados pode-se afirmar que os produtos originados da UBRS, têm uma duração de aproximadamente trezentos anos no mínimo, proporciona sustentabilidade, maior qualidade, grande benefício à indústria, com redução de custos, ótimo desempenho. Estimativas apontam que com o uso dessa usina inovadora o acúmulo de resíduos sólidos nos aterros sanitários pode ser reduzido em até 80%, permanecendo no local apenas resíduos biodegradáveis.

Para Morin (1977) “o todo só funciona como o todo, se as partes funcionarem como partes “, e, “o todo está na parte assim como a parte está no todo”. Portanto, para que uma política seja efetivada se faz necessário essa prática citada por Morin. Assim sendo, para Calderoni (2003), o custo relativo a coleta de lixo doméstico cobre o custo do aluguel dos custos caminhão, combustível, manutenção, a remuneração dos trabalhadores do lixo, transferência, bem como os custos indiretos (ou seja, toda a logística necessárias para permitir a coleta doméstica, incluindo o financiamento de uma direção técnica e da definição e estabelecimento de um itinerário de coleta).

 

2. Objetivos

 

Tendo em vista dar clareza da importância da utilização da  Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos(UBRS) e também dos seus ecoprodutos , os objetivos desta pesquisa são elencados da seguinte maneira:  A UBRS tem como objetivos prolongar a vida útil do aterro sanitário; gerar empregos para a população; diminuir a poluição do solo, da água e do ar; melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida dos humanos e não humanos; contribuir na formação da consciência ecológica oferecendo um produto da logística reversa de materiais recicláveis, solução para o problema do descarte final dos resíduos sólidos; reduzir a emissão de gases de efeito estufa como monóxido e dióxido de carbono e metano; evitar a poluição dos rios, lagos, lagoas e mares; evitar o desperdício de água quando da higienização dos resíduos sólidos; reduzir o custo de energia elétrica inerente à reciclagem; incentivar a utilização desta tecnologia, assim como o uso dos ecoprodutos produzidos pela UBRS, dentre outros.

 

 

3. Metodologia

 

A metodologia aplicada se consistiu em pesquisa bibliográfica, revisão do marco legal sob análise a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), e na análise dos documentos que oficializam e direcionam as políticas de gestão dos resíduos sólidos e ainda Para a apresentação deste projeto utiliza-se pesquisa documental junto à empresa Mundial Tech, assim como coleta de dados inloco.

A coleta de dados inloco, se deu junto ao pesquisador Romero Lima que depois de 18 anos de pesquisa e experiência no ramo de asfalto betuminoso, Romero Lima teve a ideia inovadora de transformar os resíduos sólidos urbanos em produtos para construção civil, chamados ecoprodutos , que por meio de uma máquina ou equipamento também inventado por ele, foi batizada de Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos(UBRS). Para Paehlke (1989) e Morrison (1995), é preciso posicionar o mundo social no interior do contexto das capacidades tecnológicas e dos recursos naturais, incluindo os limites ambientais. Assim sendo, pensou-se em desenvolver um meio que transformasse os resíduos sólidos urbanos em um material útil e ecologicamente correto.

Para que haja efetividade do uso da UBRS, é essencial que o município disponibilize contentores para a coleta diferenciada, com cores distintas, de preferência para cada casa. Se não puder ser adquirido no início contentores plásticos para todos, pelo menos que sejam distribuídas sacolas de cores distintas para cada tipo de resíduo que será coletado.  Por exemplo, material reciclável em sacolas de lixo de cor verde, material orgânico em sacolas azul e material não reciclável com destino para o aterro sanitário, de cor transparente para facilitar ver que tipo de rejeito está indo ao aterro. E com os resíduos orgânicos dispostos em sacolas azul, sugere-se fazer compostagem.

 

4. Resultados e Discussão

 

Os resultados desta pesquisa, foram divididos em dois sub-itens que visam , num primeiro momento apresentar os ecoprodutos e a usina, e também  apresentar seus avanços e desafios , assim como, mostrar que esses resultados sinalizam que no cenário atual, a política de gestão dos resíduos sólidos por meio da UBRS, surge como uma experiência inovadora e exemplar no campo da educação ambiental que merece ser replicada como potencial de combate à insustentabilidade ambiental, social, econômica, cultural e política, envolvendo relações entre o Município, a sociedade, e o mercado comercial.

Também, por meio dessa tecnologia pretende reduzir significativamente a emissão dos gases nocivos como o Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), gás sulfídrico (H2S - podagem / galhadas) Monóxido de Carbono (CO), e ainda o gás Metano.

Aqui no Brasil, há muito desperdício do dinheiro público pago pela grande quantidade da coleta e do transporte dos resíduos sólidos sem aproveitamento destes e ainda, o aumento da degradação ambiental.

O que antes era considerado rejeito, hoje já não é mais. Como diz Romero Lima (2015) com a UBRS diminuirá a degradação ambiental, pois reduzirá a retirada de argila para a produção de tijolos, telhas e também a retirada de madeira para calhas e canaletas, assim como o preço dos ecoprodutos são em torno de 70% mais baratos que os minerais. Ou seja, se um tijolo mineral custa um real, o tijolo sintético custa trinta centavos (Romero Leite de Lima, entrevista, 11/Janeiro /2015).   

Segundo Romero Lima (2015), com a UBRS, além de aproveitar os resíduos sólidos que vão para os lixões, ainda aproveita todos os resíduos gerados nas residências a exemplo do que antes era considerado rejeito como fraldas descartáveis, papel higiênico usado, esponja de louça, dentre outros, e aí transforma tudo isso em material de construção civil.

E ainda, dessa forma, a UBRS vem auxiliar os gestores municipais a gerirem os resíduos sólidos, evitando que os mesmos se transformem em problemas ambientais e ao mesmo tempo possibilitando que os resíduos se transformem em materiais de construção, de forma a poder reverter os mesmos em lucro.

As figuras a seguir apresentam a Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos (UBRS) e seus ecoprodutos como resultado desta pesquisa. No Brasil, enquanto a população aumentou 16%, a quantidade de resíduos sólidos coletado no mesmo período aumentou em 56% (IPEA, 2012; Santos, 2000), eis o porquê da importância dessa inovação tecnológica.

 

Figura 1 – Imagem da Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos (UBRS).

 

 

Foto – Laudecy Ferreira, 2015.

 

A seguir foi apresentado os produtos ou ecoprodutos produzidos pela UBRS, como mostra a (Legenda ,1-9) da (Figura 2).

 

Figura 2 – Imagem dos ecoprodutos produzidos pela UBRS.

 

Foto: Laudecy Ferreira, 2015.

 

Legenda: 1 Bloco sextavado de 27,5cm e bloco quadrado 40 x 40 (para calçada, pisos de praças, pisos residenciais, etc); 2 – (Tijolo grosso: para rodovias, ruas, avenidas, etc); 3 -  Corpo de prova com a brita sintética calculado para 15 mpa (Serve para divisória interna, forro (teto); 4 – Calha e Canaleta superior (para edificações- Calha: serve para aparamento de água de cobertura, substitui a bica- Canaletas: serve para amarrar ou travar a parte superior da alvenaria, substitui a cinta); 5 - Tijolo de encaixe (para edificações de muros, decoração de sacada, janela, deck, serve para dar ventilação e iluminação ao espaço); 6 -- Tijolo de dois furos para edificações ((2 furos – ideal para alvenaria superiores, por ser mais leve); 7 - Brita sintética (brita: serve para fazer concreto, drenagem); 8 - Tijolo de oito furos para edificações (8 furos – ideal para alvenaria superiores, por ser mais leve); 9- Modelo de construção de passarela na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba.

De acordo com alguns ensaios já realizados pode-se afirmar que os ecoprodutos originados da UBRS, têm uma duração de aproximadamente trezentos anos no mínimo, proporciona sustentabilidade, maior qualidade, grande benefício à indústria, com redução de custos, ótimo desempenho. Estimativas apontam que com o uso dessa usina inovadora o acúmulo de resíduos sólidos nos aterros sanitários pode ser reduzido em até 80%, permanecendo no local apenas resíduos biodegradáveis (Muldial Tech, 2015).

Para o criador da UBRS e dos ecoprodutos, Romero Lima, o uso com os ecoprodutos fazem a diferença até na indústria automotiva e afirma:

 

“Os testes apontaram que a brita que produzimos é mais resistente, e por incrível que pareça, mais leve. É tão resistente que fizemos testes dando tiros nela, e não perfura. O pessoal está pensando em usar esse material para a blindagem de automóveis. A cerâmica que blinda o carro é muito pesada e por isso consome muito combustível e a gente está pensando em aplicar esse material na indústria automotiva”.

 

4.1 AVANÇOS COM A USINA BENEFICIADORA DE RESÍDUOS SÓLIDOS (UBRS)

 

Com a UBRS vem- se atender a Lei 12.305/2010 da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), diante do que diz no Art. 9o: na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem.

Atende ainda o que diz o capítulo II, Art.3º e inciso VII, da Lei 12.305/2010 da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS): fica compreendido no inciso VII que a destinação final ambientalmente adequada   diz respeito a: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem e o aproveitamento energético.

Para Romero Lima(2015), com a UBRS diminuirá a degradação ambiental, pois reduzirá a retirada de argila para a produção de tijolos, telhas e também a retirada de madeira para calhas e canaletas, assim como o preço dos ecoprodutos são em torno de 70% mais baratos que os minerais. Ou seja, se um tijolo mineral custa um real, o tijolo sintético custa trinta centavos (Mundial Tech,2015).

 

4.2 DESAFIOS COM A USINA BENEFICIADORA DE RESÍDUOS SÓLIDOS (UBRS)

 

Para os que fazem a UBRS e os ecoprodutos , é um desafio reduzir o desperdício  de resíduos que poderia ser aproveitado transformando – se em material para a construção civil, e também, reduzir a emissão dos gases do aterro sanitário, assim como erradicar os mais de 2.906 lixões distribuídos por 2.810 municípios e os aterros controlados ,diminuir a poluição do solo, ar e da  água, ver  a prefeitura municipal dos mais de 5.565 municípios brasileiros fazerem uso dessa realidade inovadora e ambientalmente adequada, afinal , mais de 60% destes ainda convivem com a triste realidade dos lixões , e ainda, melhorar a qualidade de vida humana e ambiental promovendo assim umdesenvolvimento sustentável ao meio ambiente e a população, dentre outros desafios.

 

 

5-Conclusão

 

 Conclui-se que a UBRS apresenta-se como uma solução inovadora e sustentável, reduzindo uma grande quantidade de impactos ambientais negativos e contribuindo para uma melhor qualidade de vida humana e ambiental. Ao tratar localmente os resíduos sólidos, também produz produtos para a construção civil, dando um destino adequado aos resíduos, transformando- os em algo que poderá ser vendido, auferindo lucro.

Assim sendo, este artigo discorre sobre os caminhos que podem levar a população a mudar de comportamento apoiado no princípio da tomada de consciência sobre o papel ambiental, econômico, social e político que cada cidadão desempenha na sua comunidade, exigindo a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro como nos propõe (Novaes, 2000), a exemplo da experiência da  Usina Beneficiadora de Resíduos Sólidos (UBRS) , que  por meio da coleta dos resíduos sólidos transforma-os em material para a construção civil.

Apresenta vantagens em relação aos aterros sanitários, visto que poderá vender produtos derivados dos resíduos sólidos, contribuindo para os recursos da Prefeitura, pretende inserir os catadores no processo de gestão, como proposto pela legislação dos resíduos sólidos em vigor, e elimina muitos dos impactos negativos causados pelos aterros.

Cada um de nós tem parcela significativa de responsabilidade sobre o volume total dos resíduos sólidos(RS) que encontra-se nas nossas próprias residências, o que permite, teoricamente, imediata contribuição por parte dos habitantes no sentido da minimização de seus impactos negativos sobre o meio ambiente e ainda é possível minimizar o processo de degradação ambiental antes que isto ocorra, à medida que se evita a produção de determinados resíduos, reaproveita-se parcela destes e também o transforma.

Desse modo, estaremos dando exemplo de cidadania sustentável. Pois o crescente conhecimento das implicações, sobre o meio ambiente, do aumento de volume de resíduos a serem dispostos e mais o aumento da consciência ambiental determinaram uma nova qualificação para o problema.

Portanto, cabe à comunidade acadêmica junto ao gestor público municipal e a sociedade civil utilizar a UBRS como solução para os desafios apresentados na gestão dos resíduos sólidos.

 

 

6.Referências Bibliográficas

 

ABREU, M. Gestão ambiental. Fortaleza: CETREDE/UFC, 2002. 

 

BRASIL.Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos. 1970, 1980, 1991 e 2000 Disponível em: < http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 abr. 2004.

 

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília, DF:Senado Federal, 1988.

 

BRASIL. Lei n◦. 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, 2010: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1024358/lei-12305- 10 (06.08.2010).

 

BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Pesquisa sobre pagamento por serviços ambientais urbanos para gestão de resíduos sólidos. Relatório de Pesquisa. Brasília: IPEA. 2012.http://www.ipea.gov.br/desafios/index.phpoption=com_content&view=article&id=2941:catid=28&Itemid=23 Acessado em 22 jun. 2015.

 

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. 4th ed. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP; 2003.

 

CARVALHO, Maria Laudecy Ferreira de. Políticas de gestão dos resíduos sólidos domiciliares na cidade de Fortaleza- Ceará: avanços e desafios / Maria Laudecy Ferreira de Carvalho. – João Pessoa, 2016. 196f.:il.

 

EMLURB. Empresa Municipal de Limpeza Urbana. Disponível em: acessado em 30 de outubro de 2015.

HAMMES, V. S. Percepção do Impacto Ambiental. v. 4. São Paulo: Globo, 2004. (Embrapa: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável).

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas. Disponível em: . Acesso em: 28 de novembro de 2015.

 

LIMA, R. L. de. 2015. Entrevista concedida a Maria Laudecy Ferreira de Carvalho. Fortaleza, 11 de janeiro de 2015.

 

MORIN, E. Título originhl: La Methode 1. La Nature de laNature Tradução de Maria Gabriela de Bragança Capa: estudios P. E. A. EditionsduSeuil , Paris. Em português, O Método. A Natureza da natureza. PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA, LDA. Ed.2ª . p.122, 1977.

 

MORRISON, R. Ecological Democracy. South and Press. Boston. 1995.

 

MUNDIAL TECH. Mundial Tech Inovações Tecnológicas. http://paraibaja.com.br/paraiba-e-pioneira-e-referencia-em-destinacao-adequada-de-residuos-solidos/ .Acessado em 07 de outubro de 2015.

 

MUÑOZ, S. I. S. Impacto Ambiental na área do aterro sanitário e incinerador de resíduos sólidos de Ribeirão Preto, SP: avaliação dos níveis de metais pesados. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. 158 pp. 2002.

 

NOVAES, Washington, et al. Agenda 21 Brasileira: Bases para discussão. Brasília MMA/PNUD. 2000, 196 p.

 

PAEHLKE. Environmentalism and the Future of Progressive Politics. Yale Ed. New Haven, 1989.

 

SANTOS, J. dos. Os caminhos do lixo em Campo Grande: disposição dos resíduos sólidos na organização do espaço urbano. Campo Grande: UCDB, 2000.

 

SOUZA, F.T. Participação popular na gestão integrada dos resíduos sólidos orgânicos: experiências na Paraíba. Dissertação de Mestrado. "i-. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. UFPB. 2013. 120 pp.

 

WALDMAN, M. Lixo: cenários e desafios: abordagens básicas para entender os resíduos sólidos / Maurício Waldman. São Paulo: Cortez, 2010, pp.98 e187.

ZIA, H.; DEVADAS, V. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Kanpur: Oportunidades e Perspectivas. Habitat International, v. 32, n. 1, p. 58-73. 2008. 333.

Ilustrações: Silvana Santos