Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
11/09/2016 (Nº 57) DINÂMICA: TÚNEL HUMANO PARA SENTIR I
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2475 
  

fotoipe.JPG

Meu vizinho Ipê – Foto Bere Adams

 

DINÂMICA: TÚNEL HUMANO PARA SENTIR

 

Berenice G. Adams

 

Objetivos: Explorar sensações auditivas e táteis, e promover reflexões a cerca do que foi percebido e sentido.

Materiais: Algo para vendar os olhos para a metade da turma, elementos naturais: folhas, pedras, galhos, etc., e objetos diversos – exemplo: lápis, bolinha, caixinha [que sejam elementos e objetos pequenos].

Público:  No máximo 40 crianças e/ou adultos.

Desenvolvimento:

- Dividir a turma em dois grupos. Um grupo formará, em duplas, um túnel a partir da formação de duas fileiras, sendo que uma ficará de frente para a outra, e cada dupla dará as mão e levantará os braços, possibilitando a passagem abaixo deles. O outro grupo formará uma fileira para passar pelo túnel.

- Cada dupla do grupo que formará o túnel devera combinar, antecipadamente, um som (natural ou urbano - Exemplos: vento, chuva, galho quebrando, sons de animais, buzina, motor, avião, etc.) para ser emitido por eles no momento em que cada participante estiver passando lentamente (com os olhos vendados com um lenço, fita ou tapa olhos).

- O grupo que passará pelo túnel, um a um, deverá contar, silenciosamente, até dez para ingressar no túnel, após o primeiro, e assim, na sequência, para que não fiquem passando muito juntos.

- Após todos passarem pelo túnel, sentar com o grande grupo em um círculo para conversar sobre os sons que ouviram, procurando lembrar de todos, e comentar sobre as sensações ao desenvolverem a atividade.

- Na sequência, invertem os grupos e cada dupla do grupo que, desta vez, formará o túnel, escolherá um objeto para que o “passante”, de olhos vendados, segure e o explore tateando, tentando descobrir – sem falar - , podendo ficar no máximo 10 segundos com cada objeto – correspondendo a uma contagem até dez (Podem ser objetos naturais: galhos, folhas, pedras, ou outro qualquer: caixa, lápis, estojo, óculos, etc.).

- Após todos passarem pelo túnel e explorarem os objetos, novamente sentar com o grande grupo em um círculo para conversar sobre os objetos que tocaram, procurando lembrar de todos, e comentar sobre as sensações ao desenvolverem a atividade.

Finalização: De volta as suas classes, solicitar que cada um eleja um dos sons que escutou e um dos objetos que tocou, escreva o porquê da escolha e o que aquele som e aquele objeto significam para a vida, no contexto ambiental. Quando todos estiverem prontos, solicitar que apresentem ao grande grupo o que foi escrito e observar quais os objetos, os sons que foram escolhidos de forma repetida e conversar sobre eles.

 

Obs.: Esta atividade pode ter muitos outros desdobramentos, dependendo da criatividade dos professores ou ministrantes das atividades.

 

Ilustrações: Silvana Santos