Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
11/09/2016 (Nº 57) ACONTECEU, LÁ NA BELA BOTUVERÁ/SC!
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2478 
  

ACONTECEU, LÁ NA BELA BOTUVERÁ/SC!

Uma experiência com muita sensibilidade...

Por Bere Adams e Fernando José Pimentel

 

Fernando José Pimentel Teixeira é professor concursado de Educação Física em Botuverá, no estado de Santa Catarina. Meu amigo virtual, contou-me sobre uma bela iniciativa de Educação Ambiental realizada na escola rural onde leciona e que compartilho aqui.

Conforme a sua descrição, a intervenção foi feita no pequenino município, de apenas cinco mil almas, em SC. É uma região agraciada com uma bela parcela de Mata Atlântica protegida pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí, contudo, com forte pressão antrópicas, em especial a mineração, caça, comércio de pássaros, extração de palmitos, monoculturas - com histórico de fumicultura - e utilização indiscriminada de agrotóxicos.

Abordando temas transversais à sua disciplina, voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, convidou as crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e suas famílias a fotografarem o meio ambiente na cidade, incentivando uma visão crítica e o debate. O resultado, conforme seu relato, foi muito interessante e agora ele quer buscar recursos para fazer uma exposição.

As fotografias, singelas, realizadas com câmeras de celulares, realmente foram incríveis, com fotos belíssimas que foram disponibilizadas em uma página do Facebook, recheada de imagens surpreendentes : http://migre.me/uVr6F

O professor ainda destaca que o local possui delicados e visíveis conflitos socioambientais, em uma comunidade de pessoas simples e que gostam de cultivar a cultura dos primeiros colonizadores italianos no território. Esta experiência é um relato muito importante, pois se trata de uma atividade que envolve a escola e a comunidade fazendo com que todos sejam envolvidos e sensibilizados por atividades de educação ambiental escolares, uma vez que as atividades que ultrapassam os muros da escola são mais significativas e ampliam os horizontes das ações educacionais.

E o professor Fernando completa: “Em um campo emergente que utiliza a interface Comunicação/Educação, o conceito utilizado propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos nos espaços educativos. A proposta é o uso da fotografia como um excelente recurso educativo visual em processos de participação que levem os alunos à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar. A divulgação e continuidade do processo nas mídias sociais na nova era da cultura da convergência é parte fundamental para o sucesso na construção de novas visões do que é o planeta em que vivemos”.

Mas, muito mais está envolvido nesta atividade: envolvimento, cooperação, união, percepção, integração, tudo isso e muito mais. Confira algumas imagens e não deixe de acessar o link.

MOSTRA AMBIENTAL BOTUVERÁ

Uma panorâmica do meio ambiente na cidade de Botuverá pelas lentes dos seus moradores. Vale imagens da fauna, flora e paisagens do município.

http://migre.me/uVr6F

perereca.jpg

Sapo-ferreiro (Hypsiboasfaber), que apesar do nome, é uma perereca bem grande e que tem um repertório acústico excepcional. Até hoje já foram descritos seis distintos cantos: “canto de anúncio”; “canto de pulo”; “canto de briga”; “grito de agonia”; “canto de encontro”; “canto de início”. Christiane Pimentel Teixeira

cascata.jpg

EmiliCamileMolmestet

figueira.jpg

Artur Colombi

 

Atividade desenvolvida por Fernando José Pimentel.

Para contato: rppnriodaslontras@gmail.com

Página Facebook:

https://www.facebook.com/RPPNRIODASLONTRAS/?ref=ts&fref=ts

Blog: www.rppnriodaslontras.blogspot.com

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos