Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
11/09/2016 (Nº 57) CAMPANHA CONTRA QUEIMADAS SERÁ REALIZADA EM 35 MUNICÍPIOS DO AM
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2493 
  

CAMPANHA CONTRA QUEIMADAS SERÁ REALIZADA EM 35 MUNICÍPIOS DO AM

Ação já passou por 17 municípios.
Objetivo é evitar queimadas urbanas e florestais.

Mais de mil focos de queimadas ocorreram este ano.

Este ano, 35 cidades do Amazonas devem receber campanha de combate às queimadas, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A ação já passou por 17 municípios.

A campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo” tem o objetivo de reduzir os focos de calor nos municípios, a fim de evitar queimadas urbanas e florestais e, consequentemente, a fumaça tóxica que chegou manchando a paisagem da capital ao longo do ano passado.

Os próximos muncípios a receber a ação são: Maués - Boa Vista do Ramos - Barreirinha - Boca do Acre - Pauini - Itapiranga - Silves - São Sebastião do Uatumã - Urucará - Manacapuru - Manicoré - Carauari - Anori - Codajás - Presidente Figueiredo - Lábrea e outros constantes no Plano e que aparecem na lista dos focos de calor.

O trabalho vem se estendendo conforme saem os boletins de evolução de focos de calor monitorados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através de informações de satélite disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe).

"O IPAAM vem desenvolvendo campanhas educativas com ações para sensibilizar e orientar as populações das áreas urbanas e rurais sobre os riscos, problemas à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente provocados pelas queimadas", informou.

Para atingir a populações urbanas e rurais, o Ipaam, por meio de sua equipe de Educação Ambiental, vem realizando palestras, reuniões, visitas às feiras, instituições públicas e privadas, comércio para afixação de cartazes e distribuição de folders educativos da campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo” de alerta sobre os riscos de queimadas.

Nos municípios, os veículos de comunicação, redes sociais e rádios comunitárias têm veiculado as mensagens orientadoras sobre os riscos que as queimadas causam ao ser humano e ao meio ambiente.

Focos de calor
De janeiro deste ano até esta terça-feira (19) foram registrados 1.501 focos de queimadas no Amazonas. O estado apresentou queda nos registros de fevereiro até maio. Os números voltaram a crescer em junho. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
 

Fonte: http://migre.me/uXfLO

 

Ilustrações: Silvana Santos