Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
11/09/2016 (Nº 57) 6 RECEITAS PARA FAZER PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2494 
  

6 RECEITAS PARA FAZER PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

Produzir os próprios produtos de limpeza pode resultar em economia e também preservação do meio ambiente com o uso de produtos ecológicos. Mas é preciso ter atenção no preparo e, como qualquer produto de limpeza convencional, manter fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Veja algumas receitas, de autoria dos técnicos da Epagri.

1 - Detergente multiuso

Ingredientes:
- 1 litro de água
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de amônia líquida (amoníaco) *
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

*Atenção, segundo a Epagri a amônia líquida é comprada em farmácias de manipulação. É muito importante usar luvas, avental e máscara no seu manuseio.

Modo de fazer
Em 1 litro de água morna (cerca de 45°C), misture o vinagre, o amoníaco e o bicarbonato de sódio. Utilize o produto em qualquer tipo de limpeza em substituição aos multiusos convencionais.

2 - Para limpar vidros e espelhos

Ingredientes:
- 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente, ou- 1 colher de vinagre diluída em 3 litros de água quente

Modo de fazer
Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

3 - Para limpar janelas e esquadrias de alumínio
Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool em partes iguais. Em seguida, é só passar um pano macio ou flanela.

4 - Para limpar o forno
Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino. Deixe agir e limpe em seguida.

5 - Para limpar panelas e formas queimadas
Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

6 - Para amaciar roupas
Adicione meio copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágue.

 

Fonte: http://migre.me/uXfUG

Ilustrações: Silvana Santos