Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
11/09/2016 (Nº 57) INCENTIVE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM 5 RECEITAS PARA CRIANÇAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2501 
  

INCENTIVE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM 5 RECEITAS PARA CRIANÇAS

Receitas para crianças devem ser coloridas e criativas.

A alimentação infantil é um dos temas que mais causam dor de cabeça nas mamães e nos papais. Frutas, legumes e outros vegetais são alimentos que não passam pela boca de algumas crianças nem sob tortura. Mas como ensinar o seu filho a ter uma dieta saudável, com tudo que a natureza tem de melhor a oferecer?

Disciplina alimentar das crianças depende de exemplo dos pais à mesa.

5 receitas para crianças

Existem algumas receitas para crianças que poderão mudar a visão dos pequeninos sobre o brócolis, a rúcula e sua turma. Experimente:

1 - Espetinho de frutas

Não é difícil encontrar no centro e nas esquinas das grandes cidades uma barraquinha vendendo espetos de churrasquinho. O alimento faz grande sucesso com a criançada. Então que tal criar um espetinho de frutas para incentivar a alimentação saudável?

Espetinho de frutas é opção divertida que pode colocar as crianças no caminho certo. Foto: Shutterstock

Nesse caso, troca-se a carne por pedaço picados de banana, maçã, morango e outras frutas que se tenha em casa. Uma dica para aprimorar essa receita é usar frutas bastante coloridas.

2 - Nuggets

Outra febre entre a garotada são os nuggets. Os mais populares você compra congelados no supermercados e têm o sabor de frango. Mas para incentivar a alimentação infantil saudável, a sugestão é montar um nugget caseiro e vegetariano.

Para isso, use no recheio legumes como cenoura, brócolis, couve-flor e, se possível, até berinjela. A massa para empanar tudo pode ser feita com farinha de rosca e de milho e no fim colocada para assar. Não é difícil de preparar e é uma das receitas para crianças que mais as impressionará.

3 - Salada de frutas

A salada de frutas popular pode envolver leite condensado, o que a inviabiliza para a alimentação infantil saudável. Porém esse ingrediente pode ser trocado por um suco de laranja(ou de qualquer outra fruta). O restante da receita é igual. 

Seleciona-se um leque variado de frutas, como: maçãs, bananas, melancias, melões, morangos, kiwis e o que mais tiver em casa. Pique tudo em pedacinhos, coloque em uma vasilha, derrame o suco por cima e misture. Sirva em porções, colocando em potinhos. 

4 - Picolé de frutas

Ir para a praia e não comer um picolé em frente ao mar é que nem ir a uma montanha russa e não gritar de pavor na descida. Não tem graça. Então é justamente pegando um alimento que faz parte do desejo de consumo dos jovens que podemos fazê-los ter uma alimentação mais saudável.

Assim, escolha uma fruta que seja do gosto da criança, coloque pedaços dela em uma fôrma de picolé, adicione um suco natural da fruta e leve ao congelador. Pode-se usar como uma das receitas para crianças, mas também vale para pessoas diabéticas.

5 - Pizza de atum e tomate

Se você não tiver muito sucesso tentando oferecer frutas e legumes para as crianças, talvez seja necessário tomar uma medida extrema: apelar para a pizza. Neste caso, uma pizza de atum e tomate, que pode servir para mostrar ao seu filho como esses dois alimentos podem ser saborosos.

Ingredientes:

3 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem

1 cebola picada

400g de tomate picado

½ colher de chá

1 pitada de açúcar

2 massas para pizza

2 colheres (sopa) de purê de tomate

1 lata de atum light (150g)

4 colheres de chá de alcaparras

8 azeitonas pretas sem caroço

Sal e pimenta-do-reino

Folhas de manjericão fresco

Modo de Preparo:

Passo 1 - Faça o pré-aquecimento do forno a 220ºC. 

Passo 2 - Em uma panela, aqueça 1 colher de chá de azeite, coloque a cebola e refogue em fogo moderado durante 4 minutos. 

Passo 3 - Adicione o tomate e seu suco, o orégano e o açúcar. Agora ponha o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Agora você deve deixar o molho ferver por 10 minutos.

Passo 4 - É hora de pôr a mão na massa, literalmente. Coloque as massas de pizza em dois tabuleiros. Passe 1 colher de sopa de purê de tomate em cada uma das massas de pizza. 

Passo 5 - Agora adicione o molho de tomate e o atum. Por cima, coloque um punhado de alcaparras, azeitonas fatiadas duas colheres de chá restantes de azeite.

Passo 6 - Pronto, agora vamos assar as pizzas por 10 minutos. Se você notar que a massa está crocante antes desse tempo, pode tirar sem medo. No fim, pegue algumas folhas de manjericão fresco e salpique sobre as pizzas.

Dicas para fazer receitas para crianças

Receitas para crianças não devem ser chatas. Lembre-se de quando você era pequeno e também não gostava de legumes e frutas. Como você convenceria a si mesmo naquela época aprovar a delícia do espinafre, por exemplo? Esse exercício de imaginação pode ajudar. 

O que você deve tentar para estimular as crianças é oferecer uma forma diferente e mais divertida de comer aquele alimento que durante o almoço pode ficar escanteado no prato. A dica é usar a criatividade e variar na hora de pensar na educação alimentar do seu filho.

Quais são as receitas que você faz que além de agradarem aos seus filhos também são saudáveis? Deixe o seu comentário.

Fonte: http://migre.me/uXhRU

Ilustrações: Silvana Santos