Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
27/11/2016 (Nº 58) DICAS E CURIOSIDADES SELECIONADAS POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2515 
  

DICAS E CURIOSIDADES SELECIONADAS POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

 

 

IDIOMA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO É FALADO NO BRASIL © AFP 2016/ CHRISTOPHE SIMON

 

"A língua mais difícil do mundo é sem dúvida o pirarrã", diz Rolf Theil, professor de linguística da Universidade de Oslo.

Entre os milhares de línguas faladas no planeta, Theil escolheu esta língua falada por cerca de 350 nativos na região do rio Maici, na Amazônia brasileira.

Língua de outro mundo

O pirarrã é uma língua cuja pronúncia é muito especial, um dialeto onde a entonação é muito importante. Por exemplo, as palavras "amigo" e "inimigo" são os mesmos, mas a entonação difere. Ela pode ser falada, cantada e até mesmo assobiada.

Na verdade, a língua é baseada em um conjunto de sons baixos transmitidos através de distâncias consideráveis. Isso permite aos nativos orientarem-se de uma melhor maneira em toda a selva e torna-se uma vantagem considerável para se comunicar sob as chuvas torrenciais da Amazônia. Podemos aprendê-la? Este idioma difícil só usa verbos nos tempos do passado e futuro, mas estes podem conjugar-se de até 65.000 maneiras diferentes! Além disso, não tem substantivos no singular ou plural. O contexto da frase dirá se se fala de uma coisa ou de várias, segundo o portal Science Nordic.

O pirarrã tem apenas três vogais e oito consoantes, mas muitos sons específicos adquirem o significado de palavras inteiras. A transliteração pode ser detectada muitas vezes intuitivamente mas, se não se conhecer algumas regras do dialeto, será impossível transmitir uma ideia. Os especialistas acreditam que, devido à sua complexidade, aprender esta língua levaria cerca de 10 anos para uma pessoa com uma memória média. Especialistas descobriram alguma semelhança entre palavras em pirarrã e em inglês e português. No entanto, muitas dessas palavras têm um significado diferente, o que dificulta ainda mais a sua aprendizagem.

 

Mostrar mais:

https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201611206879522-idioma-mais-dificil-amazonia/

 

A INDIANA QUE PEDIU 10 MIL ÁRVORES DE PRESENTE DE CASAMENTO, EM VEZ DE OURO

 

A indiana Priyanka Bhadoriya, de 22 anos, estava prestes a se casar e, como manda a tradição da região onde ela vive, a família de seu noivo perguntou quais tipos de joias ela gostaria de ganhar. A resposta surpreendeu: ela abriu mão das peças de ouro ou diamante e pediu que eles plantassem 10 mil árvores.

Priyanka explicou que tinha uma relação estreita com a natureza desde a infância. “Comecei a plantar mudas quando tinha 10 anos de idade.” O casamento dos dois aconteceu no dia 22 de abril, o Dia da Terra, o que a deixou ainda mais feliz. “A data me fez lembrar da minha ligação emocional com o meio ambiente”.

Ela pediu que metade das mudas fossem plantada na propriedade rural onde seus pais vivem, e a outra metade na de seus sogros. Seu pai, que é agricultor, sofre bastante com a seca causada, em grande parte, pelo desmatamento que ocorreu em sua região nas últimas décadas, o que parece ter inspirado a filha.

Além disso, ela e seu noivo, Ravi Chauhan, plantaram três árvores na cidade onde moram, e pretendem fazer o mesmo todos os anos, para celebrar os aniversários do matrimônio. Priyanka disse ainda que quer distribuir mudas na sua região para incentivar os outros moradores a plantar árvores.

 

Fonte: EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2016/posts/novembro/a-indiana-que-pediu-10-mil-arvores-de-presente-de#ixzz4QYTFNPny 

PAPA FRANCISCO PEDE RAPIDEZ PARA PROTEGER NATUREZA

 

Pontífice falou sobre "preocupantes impactos" das mudanças climáticas - Imagem: Wikimedia

- Agência Brasil

 

O Papa Francisco pediu, em 15 de novembro, para que as nações ajam "sem demora" para defender a natureza. O pedido está em uma mensagem enviada à 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP22), que está sendo feita em Marrakesh, no Marrocos.  As informações são da Agência Ansa.

 

"Agir sem demora, de maneira mais livre possível das pressões políticas e econômicas, superando os interesses e os comportamentos particulares", apelou o Papa.

 

Segundo o pontífice, o Acordo de Paris, que entrou em vigor recentemente, mostra a "grave responsabilidade ética e moral" de todas as nações sobre os "preocupantes impactos" das mudanças climáticas.

 

O Papa Francisco ressaltou que os problemas ambientais causam impactos "em toda a humanidade, mas em particular, nos mais pobres e nas gerações futuras, que representam o componente mais vulnerável".

 

Fonte: http://www.revistaecologico.com.br/noticia.php?id=4469#.WC-RKqEiOgM.facebook

 

 

ESFOLIANTES ESTÃO CRIANDO UMA VERDADEIRA CATÁSTROFE AMBIENTAL

São trilhões de pedaços de plástico contidos em cosméticos que estão invadindo o sistema de tratamento de água e contaminando oceanos

Por Karin Hueck, da Superinteressante

Talvez você nunca tenha pensado nisso ao passar esfoliante no banho para deixar a sua pele lisiiinha, lisinha: mas as pequenas partículas durinhas dentro do produto são micropedaços de plástico – que estão causando um verdadeiro desastre ambiental.

Os microbeads são minúsculos fragmentos de plástico, de até 5 milímetros de tamanho, que são colocados em alguns cosméticos (principalmente esfoliantes de corpo e algumas pastas de dente) para causar uma sensação extra de limpeza e tirar impurezas da pele.

O problema é que esses plastiquinhos – feitos geralmente de polietileno – são praticamente impossíveis de tirar do ambiente. Eles se infiltram nos processos de tratamento de água, entram no sistema hídrico e chegam aos trilhões aos oceanos.

Cientistas calculam que, a cada uso de esfoliante, entre 4.600 e 94 mil microbeads  (sim, você leu certo: quase 100 mil por lavada) podem ser liberados no esgoto.

Todos os dias, 508 trilhões de pedacinhos de plástico são liberados pelas casas americanas. O problema é que as partículas passam incólumes pelo sistema de tratamento de água, não conseguem ser filtrados e acabam voltando para a água da torneira.

E esse ainda é o menor dos transtornos. Quando os plastiquinhos entram nos recursos hídricos, o desastre é ainda pior. Eles vão parar nos rios e oceanos – onde são confundidos com elementos naturais e acabam engolidos por peixes, moluscos e aves.

Um estudo mostrou que 36% dos peixes do Canal da Mancha (entre a Inglaterra e a França) estão contaminados pelas partículas.

Esses peixes e moluscos, por sua vez, vão parar nos nossos pratos. Cientistas acreditam que o estrago causado por eles é praticamente incalculável, já que eles seguem se fragmentando – e ficando cada vez menores –  na natureza, o que torna impossível mensurar o tamanho da contaminação.

Os microbeads foram desenvolvidos por um engenheiro norueguês para ajudar em tratamentos médicos. Como eles conseguem entrar em praticamente todos os lugares, basta carregá-los magneticamente, por exemplo, para que eles separem substâncias ou agrupem células e bactérias.

Mas a descoberta acabou sendo usada em grande escala pela indústria de cosméticos para motivos, digamos, menos nobres: como esfoliar a pele.

Ainda não existe nenhuma tecnologia capaz de eliminar os microplásticos do ambiente. Mas diversos países – como Holanda, Suécia e Canadá – já baniram o acréscimo do ingrediente nos produtos.

Reino Unido e EUA devem fazer o mesmo até o final de 2017. Ainda assim, o estrago já está feito.

Essa matéria foi publicada originalmente pela Superinteressante

Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/esfoliantes-estao-criando-uma-verdadeira-catastrofe-ambiental/

Ilustrações: Silvana Santos