Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade. (Russel)
ISSN 1678-0701 · Volume XV, Número 58 · Dezembro-2016/Fevereiro-2017
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(46) Entrevistas(2) Educação(1) Reflexão(3) Para Sensibilizar(2) Culinária(1) Divulgação de Eventos(1) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(5) Você sabia que...(1) Plantas medicinais(1) Práticas de Educação Ambiental(1) Dicas e Curiosidades(4) Sementes(1) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(2) Notícias(6) Relatos de Experiências(17) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(1) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Sugestões bibliográficas
27/11/2016 (Nº 58) LIVRO DE PROFESSOR DA UNICAMP SOBRE CATÁSTROFE AMBIENTAL DO CAPITALISMO GANHA O PRÊMIO JABUTI
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2522 
  

LIVRO DE PROFESSOR DA UNICAMP SOBRE CATÁSTROFE AMBIENTAL DO CAPITALISMO GANHA O PRÊMIO JABUTI

By Carta Campinas / in Economia e Política, Manchete

O livro Capitalismo e Colapso Ambiental (Ed. Unicamp), do professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Luiz Marques, ganhou o prêmio Jabuti 2016 em primeiro lugar na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

O beco sem saída do capitalismo talvez não seja o comunismo, como temem os lunáticos que confundem a bandeira do Japão com os ideais da Rússia de 1917.  Mas, segundo o professor, do colapso ambiental que o próprio capitalismo está provocando e provocará no planeta.

O livro é um estudo que mostra que o capitalismo é intrinsecamente expansivo e destruidor,  o que está levando o planeta a um quadro sem precedentes de devastação ambiental.  “Reverter essa tendência requer, em meu entender, a desmontagem da máquina intrinsecamente acumulativa e expansiva do capitalismo. Requer, numa palavra, superar o capitalismo, pois para o capitalismo, ser é crescer. E quanto mais dificuldade ele encontra para crescer (inclusive, doravante, por causa das crises ambientais), mais ambientalmente destrutivo ele se torna (…) O capitalismo global está extinguindo ou ameaçando existencialmente um número crescente de espécies, entre as quais, e não por último, a nossa” (Veja notícia sobre o lançamento do livro). E abaixo uma entrevista do professor Luiz Marques para a TV Unesp.

Outros professores da Unicamp também receberam o prêmio Jabuti. Entre eles, Antonio Guerreiro, também do IFCH, obteve o terceiro Lugar na categoria Ciências Humanas com o título Ancestrais e suas Sombras: Uma Etnografia da Chefia Kalapalo e seu Ritual Mortuário (ed. Unicamp). Também na categoria Ciências da Natureza, o professor Carlos Vogt, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) ficou em segundo lugar com o livro A Utilidade do Conhecimento (Ed. Perspectiva) . (Mais informações sobre prêmio dos professores)

Fonte:  http://cartacampinas.com.br/2016/11/livro-de-professor-da-unicamp-sobre-catastrofe-ambiental-do-capitalismo-ganha-o-premio-jabuti/

 

 

Ilustrações: Silvana Santos