Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Relatos de Experiências
27/11/2016 (Nº 58) DESCARTE ECOLÓGICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA VISÃO AUTOSSUSTENTÁVEL PARA O MUNICÍPIO DE BERNARDINO BATISTA-PB
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2541 
  

DESCARTE ECOLÓGICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: Uma visão autossustentável para o Município de Bernardino Batista-PB

 

 

Jamilton Costa Pereira

Pós-graduando em Gestão Ambiental (PPGA/UFCG). Graduando em Pedagogia (FGD). Graduado em Ciências Contábeis (FAFIC).

E-mail: jcp_jamiltoncosta@hotmail.com.

 

Claudineide Baltazar da Silva

Mestranda em Sistemas Agroindústrias (CCTA/UFCG). Pós-graduanda em Gestão Ambiental (PPGA/UFCG). Pós-graduanda em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos (IFCE).Graduada em Serviço Social(FAFIC). E-mail: cbs.claudineide@yahoo.com.br.

Mayara Sonally de Lima Moreira

 

Bacharel em Ciências Contábeis (FAFIC); Pós-graduanda em Auditoria, perícia e análise ambiental (UCAM). mayara_sonally@hotmail.com

 

Alynne Alves Crispim

Graduada em Serviço Social (FAFIC). Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (IESMG). E-mail:  alynne_l04@hotmail.com

 

Maria Nilza Pereira

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC). Especialista em Metodologia do Ensino (FASP) Graduada em História (UFCG). Professora (PMBB).

E-mail: preta_nilza@hotmail.com.

 

RESUMO: É visível a degradação ambiental nos últimos anos, resultado do consumo desenfreado da sociedade moderna. Com a finalidade de contribuir para formulação de uma política eficaz dos Resíduos Sólidos, que incentive a adoção da coleta seletiva e reciclagem, estimulando a formação de novos hábitos e consciência ambiental da população. Esse trabalho traça como objetivo geral analisar o processo de descarte dos resíduos sólidos de forma autossustentável no município de Bernardino Batista-PB. Quando aos materiais e métodos a pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo e para levantamento de dados foi aplicado um questionário com entrevista semiestruturada, com questões abertas, sobre o perfil dos participantes e questões especificas do conteúdo, visando atender os objetivos da pesquisa. Os trabalhos realizados ao longo desta pesquisa contribuirão para o processo ecológico dos resíduos sólidos depositados na área denominada lixão, como também o desenvolvimento de metodologias que garantam o processo autossustentável. É necessário que a sociedade desperte para a educação e respeito ao meio ambiente utilizando somente o necessário, reduzindo assim o volume de resíduos. Avaliando e utilizando os meios de coleta e tratamento dos resíduos sólidos, contribuindo para que haja um desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, melhorando a saúde da população e preservação do meio ambiente.

 

Palavras Chave: Descarte ecológico. Resíduos sólidos. Desenvolvimento sustentável.  

 

1 INTRODUÇÃO

 

É visível a degradação ambiental nos últimos anos, resultado do consumo desenfreado da sociedade moderna. Faz-se necessário conhecer de forma mais aprofundada os problemas causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos. Sendo assim este trabalho traz uma abordagem das formas de gerenciamento e destinação final dos resíduos sólidos produzidos no município de Bernardino batista-PB, que surgiu da observação do local denominado lixão, como também, a partir da escuta e de reclamações da população em relação à destinação inadequada dos resíduos sólidos.

Esta pesquisa tem o intuito de fornecer uma visão geral em relação ao problema da poluição ao meio ambiente, especificamente aquela causada pelos resíduos sólidos que é jogado em lixões a céu aberto. Reconhecendo que os resíduos sólidos se gerenciado adequadamente pode se tonar um meio de sustentabilidade, gerando postos de trabalho e proporcionando o crescimento socioeconômico para município. 

 Na sociedade moderna e do consumismo, é necessário que haja a conscientização de todos, através de uma educação ambiental, utilizando-se da natureza somente quando necessário e com equilíbrio, garantindo o desenvolvimento sustentável. A geração de resíduos é resultado das diversas atividades humanas e faz parte da própria história da humanidade, são diariamente produzidos pela população e a destinação correta desses resíduos é um dos grandes desafios da atualidade. Sendo assim essa pesquisa busca trazer subsídios para que a população possa despertar desenvolvendo uma consciência critica a respeito da questão ambiental, no que diz respeito à geração e destinação dos resíduos sólidos e trás a possibilidade de mudar um quadro crítico de agressão ao meio ambiente no município em questão tornando-se essencial a participação da população, e atores sociais para uma efetiva busca pela minimização dos impactos gerados pela má disposição final dos resíduos sólidos. 

Os trabalhos realizados ao longo desta desde trabalho contribuíram para o processo ecológico dos resíduos sólidos depositados na área denominada lixão, como também o desenvolvimento de metodologias que garantam o processo autossustentável. Sendo assim procurar-se-á responder ao seguinte questionamento: Como vem ocorrendo o processo de descarte dos resíduos sólidos no Município de Bernardino Batista-PB?

Com a finalidade de contribuir para formulação de uma política eficaz dos Resíduos Sólidos, que incentive a adoção da coleta seletiva e reciclagem, estimulando a formação de novos hábitos e consciência ambiental da população do município em questão. Esse trabalho traça como objetivo geral analisar o processo de descarte dos resíduos sólidos de forma autossustentável no Município de Bernardino Batista-PB.

 

2 METODOLOGIA

 

Buscando apresentar os principais procedimentos metodológicos usados na proposta do desenvolvimento sustentável para a destinação dos resíduos sólidos no município de Bernardino Batista-PB, a pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo. Exploratória, pelo fato do objeto de estudo ter sido pouco estudado. E descritiva porque será feita uma descrição do fenômeno para melhor compreendê-lo. Constituirá de uma abordagem qualitativa, que para Richardson, pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. (RICHARDSON 2007, p. 90).

Para levantamento de dados foi aplicado um questionário com entrevista estruturada e semiestruturada, com questões abertas, sendo compostas, por questões que vai caracterizar o perfil dos participantes e a segunda, por questões especificas do conteúdo, visando atender os objetivos da pesquisa. Sendo assim utilizou-se para obter-se uma análise sistêmica, entrevista realizada através de um questionário com os integrantes (servidores públicos) e membros da equipe de Limpeza Pública no segundo semestre de 2015.

 

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Quanto ao perfil socioeconômico dos entrevistados: Do total de 10 pessoas entrevistadas, que estão inseridas no Serviço de Limpeza Pública Municipal, 07 corresponde ao gênero masculino com idade entre 30 a 40 anos. Desse total, 04 tem ensino médio completo enquanto que 03 tem o ensino fundamental completo. O restante que corresponde a 03 mulheres tem idade entre e 35 e 40 anos, 01 com ensino superior incompleto e 02 com ensino médico completo.

Quanto à prestação dos serviços de coleta dos resíduos: observou-se através da análise do questionário que os entrevistados responderam que na zona urbana, os resíduos sólidos são recolhidos, pelo Serviço de Limpeza Pública Municipal (SLPM) vinculada a Secretaria Municipal de Obras do Município de Bernardino Batista-PB. Historicamente o município vem utilizando as cavas irregulares das estradas vicinais para realizar o aterramento dos resíduos de Construção e Demolição.

Quanto à quantidade de dias/semana que é coletado os resíduos Sólidos: observou-se que o Serviço de Limpeza Pública Municipal (SLPM) passa duas vezes por semana em cada uma das ruas do município.

Quanto à divisão por setores e com itinerário: todos afirmaram que sim a coleta acontece por setores onde são divididos por tamanhos iguais sendo distribuída por igual teor a quantidade de profissionais para a coleta de resíduos.

Quanto à disposição final dada aos resíduos sólidos coletados: na zona rural, o lixo é jogado nos quintais das residências, sendo por vezes queimados e por outras vezes ficando exposto a céu aberto. Enquanto que na zona urbana é depositado em um lugar denominado de lixão municipal que fica localizado na Vila Egídio aproximadamente 2 km do centro da cidade. Os resíduos de Construção e Demolição são colhidos pela Secretaria Municipal de Obras ou levado por agentes privados onde ficam disposição da Secretaria de Obras para realização dos referidos reparos nas estradas.

Quanto à destinação final adequada dos resíduos sólidos: Todos afirmaram que não, pois no município de Bernardino Batista – PB, não possui coleta seletiva, programas de reciclagem, tão pouco aterros sanitários para diminuir o impacto ambiental provocado pelo descarte dos resíduos sólido: domésticos, comercial e hospitalar (o município não possui indústrias) a céu aberto.  Investigação feita sobre a vida útil do atual terreno utilizado para disposição de resíduos no município de Bernardino Batista-PB, indicou que no volume atual de geração de resíduos, o mesmo não possui capacidade operacional para ser transformado num aterro sanitário, inclusive pela falta de espaço.

Quanto à coleta seletiva ser um começo para uma boa destinação dos resíduos sólidos: A maior parte afirmou que sim. Pois se o Município adotasse essa política, incentivando a comunidade no uso adequado e destinação correta, todos sairiam beneficiados, pois o resíduo sólido pode tornar uma grande oportunidade de renda para as famílias mais carentes.

Quanto à compostagem diminuir a quantidade de resíduos sólidos: A maioria falou que sim, pois além de reutilizar os resíduos gerados pelas famílias, seria ainda melhor utiliza-los de forma consciente esses produtos, para não venham degradar mais ainda o meio onde vivem. Considerando que as ações de monitoramento e controle da lógica de produção/circulação/deposição irregular/disposição final adequada é reconhecidamente de um problema de âmbito regional, devendo manter parceria com municípios vizinhos ou que dividam a mesma bacia hidrográfica.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A promoção da conscientização acerca das questões ambientais e a responsabilidade social são frutos a serem colhidos no final deste trabalho. Todos os integrantes da equipe de limpeza pública serão motivados a refletir criticamente sobre os problemas ambientais, serão motivados também a participarem de forma efetiva nas discussões sociais, econômicas e ambientais.

Em todos os momentos estará presente à relação entre a sustentabilidade nos avanços tecnológicos e os impactos ambientais provocados, a vida em sociedade. Espera-se assim um engajamento da equipe no desenvolvimento do descarte ecológico, bem como a contribuição de demais membros da comunidade. Destaca-se assim que nesse município, ainda não existe Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGES), tampouco associação e cooperativa para reciclagem dos resíduos, havendo esse disparato entre o manejo adequado dos resíduos. 

É necessário que a sociedade desperte para a educação e respeito ao meio ambiente utilizando somente o necessário, reduzindo assim o volume de resíduos. Avaliando e utilizando os meios de coleta e tratamento dos resíduos sólidos, contribuindo para que haja um desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, melhorando a saúde da população e preservação do meio ambiente.

 

REFERÊNCIAS

 

 

AZEVEDO, G. O. D. Por menos lixo: a minimização dos resíduos sólidos urbanos na cidade do Salvador/Bahia. Salvador. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental). Universidade Federal da Bahia.

 

BARBOSA; Leila Tolentino. Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos no norte de Minas Gerais: Estudo Relativo à Implantação de Unidades de Reciclagem e Compostagem a Partir de 1997. Disponível em: <http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/135M.PDF> Acesso em: 21 de set. de 2015.

 

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

 

BRASIL. Lei Federal. Constituição da República Federativa. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 21 set 2015.

 

_______. Lei Federal n.º 12.305 de 12 de agosto de 2010: Que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm.  Aceso em: 10 de set. de 2015.

 

________. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Indicadores, população e resultados do censo 2010. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250205&search= paraiba|bernardino-batista> acesso em 21 de set. de 2015.

 

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.. Metodologia científica. 2. ed. ver. ampl. São Paulo: Atlas, 1991.

 

NETO, João Tinôco Pereira. Gerenciamento do lixo urbano: aspectos técnicos e operacionais. Viçosa: Editora UFV, 2007.

 

PEREIRA, J. C. R.. Análise de dados Qualitativos: Estratégias Metodológicas para Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. 3ª ed. São Paulo: EdUSP, 2001

 

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e técnicas 3ª ed. São Paulo. Ed. Altas, 2007.

Ilustrações: Silvana Santos