Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Relatos de Experiências
27/11/2016 (Nº 58) ÁGUA MINERAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O BENEFICIAMENTO DA ÁGUA MINERAL NA CIDADE DE SOUSA-PB
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2543 
  

ÁGUA MINERAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O BENEFICIAMENTO DA ÁGUA MINERAL NA CIDADE DE SOUSA-PB

 

Mayara Sonally de Lima Moreira

Bacharel em Ciências Contábeis (FAFIC). Pós-graduanda em Auditoria, perícia e análise ambiental (UCAM). E-mail: mayara_sonally@hotmail.com

 

Érika Joana Fernandes Soares

Bachareal em Direito (UFCG)

 

Jamilton Costa Pereira

Pós-graduado em Gestão Ambiental (UFCG). Pós-graduando em Gestão da Educação Municipal (UFPB). Graduado em Ciências Contábeis (FAFIC). Graduando em Letras/Português (IFPB). E-mail: jcp_jamiltoncosta@hotmail.com

 

RESUMO: No Brasil e no mundo nos últimos anos observou-se um desenvolvimento sucessivo na produção de águas minerais, em decorrência da grande preocupação com a saúde e do incentivo ao consumo de produtos naturais. As águas minerais são aquelas que por sua composição química ou características físico-químicas beneficiam à saúde, elas possuem propriedades medicinais. A água mineral deixou de ser um regalia para se tornar um produto de massa. O consumidor consciente associa Água Mineral à saúde e reconhecem os benefícios considerados intrínsecos ao produto.  Portanto, deve-se ter uma preocupação com a captação destas águas, pois uma captação incorreta, pode influenciar nas suas características químicas, físico-químicas e microbiológica, alterando sua qualidade, principalmente no que diz respeito a segurança, paladar e à aceitabilidade pelo consumidor. Sendo assim, é de extrema relevância abordar um tema que abranja a importância das águas minerais, suas propriedades químicas e terapêuticas, e a sua correta industrialização. As informações contidas neste trabalho mostram um estudo sobre o beneficiamento da água mineral na cidade de Sousa – PB.

 

Palavras-chave: Águas Minerais, produção, beneficiamento.

 

1 INTRODUÇÃO

No decorrer dos últimos tempos, com a tendência mundial de redução de consumo de bebidas alcoólicas e as rápidas mudanças no estilo de vida, onde se prioriza produtos saudáveis e naturais e se cultua o corpo e a mente. Tendo a agua como fonte de vida.

A água mineral deixou de ser um regalia para se tornar um produto de massa. O consumidor consciente associa Água Mineral à saúde e reconhecem os benefícios considerados intrínsecos ao produto. Ela é natural, de paladar leve e agradável, evita doenças e faz um bem incontável ao organismo. Sendo assim, o mercado brasileiro de águas minerais naturais tem se mantido em crescimento contínuo nos últimos cinco anos.

Águas Minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composições químicas ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa. Elas são classificadas conforme características permanentes (constituição química) e de acordo com as características das fontes (gases e temperatura). Deste modo, são feitas duas classificações: uma da fonte e outra da água. (LIMA, 2003)

As fontes naturais em sua maioria das captações estão no domínio do sistema aquífero poroso, em sedimentos arenosos terciários, pouco consolidados a inconsolidados, e arenitos cretácicos. A parcela restante de captações ocorre associada ao sistema aquífero fissural, no contexto de rochas cristalinas granito-gnáissicas proterozóicas. Já as fontes articiais são aquelas preparadas a partir de qualquer captação, tratamento e tendo adição de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada com dióxido de carbono de padrão alimentício.

 A industrialização da água mineral é um processo simples, porém é importante que se faça uma correta captação, através de poços artesianos ou menos comum, de urgências naturais (nascentes). Após a captação a água mineral é armazenada em reservatórios e dos reservatórios a água mineral é enviada para as linhas de envasamento.

Desde criança se aprende que o consumo de água é vital para o corpo humano. Líquido precioso, a água cumpre um papel importante no organismo. Além de regular muitas funções, como a temperatura corporal e o bom funcionamento do sistema circulatório, a água também contribui para o transporte de nutrientes e é essencial em todos os processos fisiológicos e bioquímicos do nosso corpo. Com a busca crescente por bem-estar e qualidade de vida, a chamada onda saudável, o consumidor brasileiro está cada vez mais consciente de que, dentro da categoria água, a mineral natural é especialmente benéfica para a saúde. O aumento do consumo do produto atesta essa tendência. Segundo dados da ABINAM (Associação Brasileira de Indústrias de Águas Minerais), o mercado apresenta patamares de crescimento próximos a 20% ao ano. O Brasil é hoje 8º maior produtor mundial de água mineral envasada, com 7% de participação no mercado global. (ABINAM, 2015)

A captação das águas minerais e potáveis de mesa se dá por meio de fonte (ou surgência natural) e poço. As águas potáveis de mesas são as águas de composição normal, provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que preencham tão somente as condições de potabilidade para a região. Ambas as formas, legalmente autorizadas pelo DNPM para exploração de água subterrânea, seja condicionada à finalidade alimentícia (água mineral, água potável de mesa, água oligomineral), seja destinada à atividade de balneoterapia. Foram cadastrados no Brasil um total de 732 pontos d’água, dos quais 319 são constituídos de poços e 413 de fontes. (QUEIROZ, 2014)

A água mineral sempre foi vista como um excelente remédio e item de primeira necessidade para quem deseja uma vida saudável. Os benefícios para a saúde são inúmeros. Além de regular algumas funções do organismo, como a temperatura corporal e o sistema circulatório, esse líquido também contribui para o transporte de nutrientes e é essencial em todos os processos fisiológicos e bioquímicos do nosso corpo. "A água garante a hidratação do corpo, repondo as perdas pelo suor, urina e fezes. Auxilia na formação do bolo fecal e eliminação das fezes, hidratando as moléculas das fibras alimentares e proporcionando esvaziamento intestinal satisfatório”. (SAKAI,2013)

 

Tabela 1

TIPOS DE AGUA MINERAL

Sulforosa - Indicada para problemas articulares, do aparelho digestivo e problemas da pele. É conhecida também por suas ações cicatrizantes.

Ferruginosa - Ajuda a combater a anemia e estimula o apetite.

Carbogasosa - Indicada para combater a hipertensão arterial. É diurética e ajuda a repor as energias.

 Radioativa - Favorece a digestão, ajuda a combater cólicas intestinais e também a dissolver cálculos renais. É indicada ainda como calmante.

Magnesiana - Atua como laxante, contribuindo para o bom funcionamento do estômago e intestino.

Carbônica - Reduz o apetite e ajuda na hidratação da pele.

 

A expectativa é que o mercado de água mineral continue em ascensão e que as indústrias do setor invistam cada vez mais em melhorias, inovações e na qualidade dos produtos. "Atualmente, a competitividade estimula a velocidade de inovações e soluções ao consumidor reforçando a ideia que água não é mais uma commodity. O mercado contará cada vez mais com inovações em embalagens e tende a caminhar para produtos funcionais e com sabor". A sustentabilidade é uma tendência que acompanha esse crescimento do mercado de água mineral. Como as embalagens são, em sua maioria, do tipo pet, há uma grande preocupação com a preservação ambiental. A Crystal é uma das empresas que já adotou medidas nesse sentido. "Nesse contexto, foi lançada a Crystal Eco: nossa garrafa de Pet500ml sem gás, com 20% menos plástico, e até 30% de matéria vegetal (PlantBottle). Dessa forma, reduzimos a pegada de carbono. Além disso, a garrafa pode ser torcida após o consumo, ocupando menos espaço no descarte".(LIMA,2003)

 

1 FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA AGUA MINERAL

 

Retângulo de cantos arredondados: BOMBA
Retângulo de cantos arredondados: FILTRAÇÃO
Retângulo de cantos arredondados: GASEIFICAÇÃO
Retângulo de cantos arredondados: ENVASAMENTO
Retângulo de cantos arredondados: ROTULAGEM
Retângulo de cantos arredondados: ESTOCAGEM
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1.1 DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS

 

CAPTAÇÃO: A captação é um conjunto de instalações, construções e operações necessárias à exploração da água mineral ou potável de mesa de um aquífero, sem alterar as propriedades naturais e a pureza da água mineral ou potável de mesa.

RESERVATÓRIOS: Os reservatórios devem ser construídos em alvenaria ou aço inoxidável, devendo ter uma capacidade de armazenamento tal, que o tempo de permanência da água da captação não exceda três dias. E periodicamente devem ser feitas a limpeza e desinfecção dos reservatórios, com produtos que não interfiram nas qualidades naturais da água.

FILTRAÇÃO: é uma operação de retenção de partículas sólidas por meio de material filtrante que não altera as características químicas e físico-químicas da água.

GASEIFICAÇÃO: A gaseificação é a adição artificial de dióxido de carbono durante o processo de envasamento. A carbonização é útil para reduzir a quantidade de microrganismos e prevenir seu posterior crescimento, porém não se deve considerar como um meio para desinfectar a água vinda de uma fonte microbiológica insegura.

ENVASAMENTO: O envasamento e o fechamento das embalagens devem ser efetuados por máquinas automáticas, sendo proibido o processo manual. As máquinas devem estar dispostas de modo que haja um processamento contínuo, desde a lavagem até o fechamento.

ROTULAGEM: A rotulagem é a identificação de cada vasilhame de produto, permitindo que este seja rastreado da fábrica até o consumidor. Após a rotulagem o produto final passa por uma verificação visual, isto é feito para detectar perigos físicos, ou seja, sujidades mais grossas, partículas suspensas, plásticos e outros.

ESTOCAGEM: Os produtos envasados devem ficar estocados em locais afastados das instalações industriais.

 

2 MATERIAIS E METODOS

 

Revisão bibliográfica foi realizada, visando identificar as variáveis que influenciam nas condições de beneficiamento e custo de produção na distribuição da agua mineral no município de Sousa – PB.

A referida pesquisa tem caráter qualitativo, abordando assim elementos objetivos e subjetivos procurando generalizações, quantidade e particularidades, qualidade. A pesquisa apresenta coleta de dados por meio qualiquantitativo através dos meios estatísticos de amostragem, bem como, correlaciona e interpretam situações, fato e opiniões

Esse estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois busca o levantamento de dados bibliográficos sobre o tema, com o objetivo de identificar informações e subsídios para uma melhor compreensão da temática abordada.

O município de Sousa, está inserido na unidade agroambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. A vegetação é basicamente composta por Caatinga.  O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm. Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem a fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.(IBGE,2015)

 

3 RESULTADOS

 

A preocupação com saúde faz com que a água ganhe mercado de refrigerantes e cervejas, o que permitiu fazer uma previsão de que os brasileiros consumiram perto de três bilhões de litros de água mineral em 2000, o que corresponde a um crescimento de 20% (vinte por cento) em relação ao recorde de 1999 de 2,5 bilhões. Estima-se que, em 8 anos, o consumo passe dos atuais 15,8 litros per capita para 50 litros per capita.

 Segundo a ABINAM (Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral), o crescimento de 20% de 1999, em relação ao ano anterior, despertou interesse para investimentos na área. Segundo o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) há cerca de 3500 pedidos de concessão de minas de água em andamento . No Brasil a produção de água mineral, está assim distribuída: Região Sudeste, responsável pela produção de aproximadamente 55%, onde São Paulo contribui com 39%, Minas Gerais com 8,8% e Rio de Janeiro com 5%; Região Nordeste com 24%, sendo que, Pernambuco contribui com 10% e Ceará com 4,9%; Região Sul contribui com 11%, o Estado do Paraná contribui com 4,7%, Rio Grande do Sul com 4%, são os maiores produtores; Região Centro-Oeste com 5,5%, sendo o Mato Grosso com 2,4% e Goiás com 1,8%; Região Norte contribui com 4,5% sendo que, o Pará contribui 2,4% e Rondônia com 1,2% (5). Na tabela abaixo observa, o ranking dos maiores produtores de água mineral do mundo e o consumo per capita, em litros por ano, mostrando que o Brasil está em 5 º lugar e portanto com enorme potencial de mercado.(MACEDO,2001)

 

Tabela 2

PAISES

PRODUÇÃO (em milhões de litros)

CONSUMO (em litros/ano)

ESTADOS UNIDOS

11.095

42,10

ITALIA

7.833

108,60

ALEMANHA

7.608

91,00

FRANÇA

6.114

105,30

BRASIL

1997: 2.114

1998: 2.437

13,20

14,68

ESPANHA

1.820

46,50

MÉXICO

1.426

15,00

BÉLGICA

1.065

104,20

Fonte: MACEDO (2001)

 

Sousa é banhada pelos rios Piranhas e Rio do Peixe que próximo a Barragem de Acauã deságua no Piranhas. O rio Piranhas tem sua águas represadas nos açudes de Eng. Ávido – Boqueirão (255.000.000 m3) e São Gonçalo (44.600.000 m3). Os principais reservatórios do Rio do Peixe são o açude de Pilões (13.000.000 m3) e a Barragem da Lagoa do Arroz (80.220.000 m3).

Segundo o IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA), o município de Sousa encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, entre a região do Alto Piranhas e a sub-bacia do Rio do Peixe. Seus principais tributários são: os rios do Peixe, Piranhas Velho e Piranhas, além dos riachos: Araras, da Serra, Santa Rosa, das Areias, do Cupim, Cipó, Seco, do Boi Morto, Riachão dos Anísios, da Mutuca, da Picada, Logradouro, dos Gatos, Lamarão e Califórnia.. Os principais corpos de acumulação s ão os açudes: São Gonçalo (44.600.000m3 ), Velho, Juá e dos Patos, e as lagoas: da Vereda, da Estrada e de Forno. Todos os cursos d’ água têm regime de escoamento Intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.(IBGE,2015).

 

4 CONCLUSÃO

 

O estudo realizado mostrou a relevância da água mineral na cidade de Sousa -PB, devido às suas propriedades químicas, físico-químicas, e principalmente medicinais, sendo estas totalmente distintas das águas comuns. Porém, para garantir que todas essas propriedades sejam mantidas, é necessário assegurar que a fonte produza uma água potável com qualidade microbiológicas e físico-químicas aceitáveis. É também imprescindível fazer uma correta captação, não permitindo que instalações e construções contaminem a água, além do controle que se estende nas operações de envase e distribuição. É fundamental também para preservar a qualidade da água mineral realizar frequentemente análises laboratoriais, exames visuais e sensoriais das mesmas.

Contudo, a implantação de sistemas de controle como, Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) e Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) podem garantir que as propriedades da água mineral sejam mantidas, pois estes sistemas estabelecem pontos de monitoramento em toda a produção. Sendo assim é na implantação de sistemas de garantia de qualidade dos profissionais na área, que podem atuar na Indústria envasadora de água mineral.

 

REFERENCIAS

 

AGUA MINERAL: uma fonte de benefícios para a saúde. Disponível em www.abinam.com.br acessado dia 15/02/2016.

 

Águas Minerais Disponível em: Acesso em: 29 de janeiro 2016

 

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Geografia do Brasil. Região Nordeste. Rio de Janeiro: SERGRAF, 1977. Disponível em www.ibge.gov.bracessado dia 10/02/2017

 

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Mapas Base dos municípios do Estado da Paraíba. Escalas variadas. www.ibge.gov.br acessado dia 10/02/2016

 

MACÊDO,J.A.B. Água & Águas.1.ed. São Paulo: Livraria Varela, 2001, 503 p.

 

REINOLD,M.R. A estabilização microbiológica da água mineral. Revista Engarrafador Moderno, São Paulo, n°60, p.46-49, out.1998.

SAKAI, Suzana.AGUA MINERAL: Fonte de saúde e de bons negócios. São Paulo, 2013. Disponível em www.bioleve.com.br/arquivos/agua_mineral.pdf acessado dia 17/02/2016.

 

QUEIROZ, Emanuel Teixeira de Águas Minerais do Brasil: Distribuição, Classificação e Importância Econômica/Emanuel Teixeira de Queiroz. Colaboração de, João da Goméa Fidélis da Silva e Alencar Moreira Barreto. Brasília: Departamento Nacional de Produção Mineral, Diretoria de Desenvolvimento e Economia Mineral, 2004.

Ilustrações: Silvana Santos