Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
27/11/2016 (Nº 58) TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2562 
  

TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS

 

                                                                    Ednelma Branco Madeira

Engenheira Civil. Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano.

Maria de Valdívia Costa Norat

Engenheira Civil. Mestre em Geofísica. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará.

 

 

RESUMO

A gestão inadequada a respeito dos resíduos sólidos oriundos dos serviços de saúde (os RSSS) causa desde prejuízos ambientais até inúmeros desperdícios financeiros, além de agredir a saúde pública. O objetivo deste trabalho, portanto, é ressaltar a importância em se adotar métodos profissionais de manejo e gerenciamento correto desses resíduos. Para isso, foi adotado como método de pesquisa o estudo de caso a partir de princípios descritivos e exploratórios. Então foram realizadas visitas técnicas aos seguintes setores responsáveis por lidar com os RSSS: um hospital de médio porte, a Central de Tratamento de Resíduos e a Estação de Tratamento de Esgoto, a fim de se observar todo o processo de controle e destinação dos resíduos. Foi observado, ao final da pesquisa, algumas inadequações que poderiam ser melhoradas com incrementados ou investidos elaborados. Assim, é de suma relevância adotar uma gestão funcional e estudada sobre o manejo e a destinação dos RSSS, pois, devido à carência de investimento e informação, além de evitar diversas desvantagens financeiras, poupa a sociedade e a saúde pública de possíveis agressões.

 

Palavras-chave: Resíduos Sólidos; Gerenciamento; Tratamento.

 

 

ABSTRACT

Insufficient management about solid waste from health services causes from environmental damage to numerous financial waste, and harming public health. This study aimed is to highlight the importance of adopting professional management methods and good management of such waste. It was adopted as a research method the case study and descriptive and exploratory principles. Then technical visits were realizeto the sectors responsible for dealing with solid wastes: a medium-size hospital, the Waste Treatment Plant and Wastewater Treatment Plant, to observe all the entire process of control and disposal of waste. It was observed, at the end of the survey, some inadequacies that could be improved with enhanced or invested elaborate. Thus, it is important to adopt a functional and very studied management about the handling and disposal of medical wastes, to prevent many financial disadvantages, the public health and also the society from offensives.

 

 

Keywords: Solid Waste; Management; Treatment.

 

1-INTRODUÇÃO

 

Durante o ano de 2014, cada brasileiro produziu em média 1,062 kg de resíduos sólidos por dia, resultando em 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos ao longo do ano (ABRELPE, 2014). Logo, o alto índice de produção de resíduos resulta em um alarmante problema de gestão desses materiais, principalmente em relação àqueles que possuem características prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como é o caso dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (RSSS).

Segundo a ABRELPE, dos 5.570 municípios brasileiros, 4526 prestaram em 2014, total ou parcialmente, serviços atinentes ao manejo dos RSSS. E desses, 44,5%            trataram por meio da incineração, 21,9% utilizaram a autoclave, 2,5% o micro-ondas e 31,1% deram outro tipo de destinação aos resíduos coletados. (ABRELPE, 2014, p.89) Considerando, portanto, o elevado nível de produção de RSSS e a imensa carência no que concerne ao seu tratamento e disposição final, é imperativo que exista, e se ponha em prática, meios para minimizar os danos que materiais dispostos incorretamente causam para o meio ambiente.

A atividade hospitalar sempre representou uma grande produtora de resíduos considerados prejudiciais para o ser humano e até para o meio ambiente. Essa concepção acerca dos materiais gerados se dá, principalmente, devido à falta de conhecimento geral a respeito da composição e classificação de tais rejeitos, de modo a oferecer destinos mais apropriados a cada tipo de material.

Para Morosino,

 

O desconhecimento e a falta de informações sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos, ou sejam ignorados, ou recebam um tratamento com excesso de zelo, onerando ainda mais os já combalidos recursos das instituições hospitalares. Não raro lhe são atribuídas as culpas por casos de infecção hospitalar e outras tantas mazelas dos nosocômios. A incineração total do lixo hospitalar é um típico exemplo de excesso de cuidados, sendo ainda neste caso, uma atitude politicamente incorreta devido aos subprodutos lançados na atmosfera como dioxinas e metais pesados (MOROSINO, 2000).

 

Nesse contexto, a realização do trabalho a seguir justifica-se na medida em que é relevante conhecer e informar sobre as características e classificações que os RSSS apresentam, bem como as formas de tratamento adequadas e a destinação final necessária para cada espécie de material.

Para isso, o estudo de caso aplicado em um hospital de porte médio no Baixo Amazonas permite observar o gerenciamento dos resíduos hospitalares em consonância com diretrizes e normas estabelecidas pelos órgãos competentes, demonstrando a possibilidade de aplicar o tratamento correto a cada tipo de resíduo produzido, diferenciando o que deve ou não ser tratado de determinada maneira, evitando assim desperdícios, gastos excessivos e agraves secundários.

O trabalho proposto a seguir busca evidenciar, por meio do estudo de caso, a gestão dos materiais produzidos em um hospital de médio porte, que gera mensalmente cerca de 1.227 kg de lixo, e apresentar os tipos de resíduos que necessitam de um tratamento específico, como é o caso dos infectantes, além de expor como esse tratamento deve ser feito corretamente em prol da comunidade.

 

2 - MATERIAL E MÉTODO

 

O estudo apresentado foi elaborado com base no método de pesquisa de estudo de caso, a partir do qual foi feita uma investigação acerca dos Resíduos Sólidos do Serviço de Saúde em um hospital do Baixo Amazonas. Yin (2005) diz que “o estudo de caso é uma investigação empírica, um método que abrange tudo – planejamento, técnicas de coleta de dados e análise dos mesmos”. Assim, mostrou-se como a melhor estratégia a ser utilizada para o embasamento da atual pesquisa por deixa-la completa e de um nível de profundidade enriquecedor.

De acordo com Gil (2002, p.41), “as pesquisas são classificadas em três grandes grupos: exploratórios, descritivos e explicativos.” O autor afirma que a pesquisa exploratória tem como fundamento principal proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito ou a construir hipóteses; e a pesquisa descritiva tem como objeto primordial a descrição de características de determinada população ou fenômeno, utilizando técnicas padronizadas de coletas de dados. Já as pesquisas explicativas têm como objetivo central identificar os fatores que determinam o porquê das coisas, aprofundando o conhecimento da realidade. Tendo em vista tais definições, a abordagem metodológica desse estudo foi organizada a partir dos princípios descritivos e exploratório, definidos por Gil (2002), em conjunto com o método de pesquisa de estudo de caso, observado por Yin (2005).

Delimitado o método de pesquisa, foi feita a revisão bibliográfica do tema, buscando subsídios teóricos para o desenvolvimento do mesmo. A partir de uma leitura minuciosa de livros sobre gestão de resíduos sólidos, dissertações, normas e legislação federal, foi percebida a amplitude que o assunto possui, permitindo, assim, observar a importância do gerenciamento dos resíduos nos estabelecimentos de saúde e como sua gestão adequada afeta direta e indiretamente a economia, saúde e o meio ambiente no qual vivemos.

Após a revisão teórica, foi feita a escolha do local que seria observado. Optou-se como objeto de estudo um hospital de médio porte do Baixo Amazonas por atender aos requisitos recomendados pelas normas dos órgãos competentes, uma vez que a análise de seu funcionamento proporciona demonstrar como é possível aplicar a gestão dos resíduos em consonância com as recomendações e, consequentemente, diminuir os custos e impactos ambientais.

Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas visitas técnicas em todos os setores que constituem o sistema de gestão dos RSSS, o que inclui a Central de Tratamento de Resíduos e a Estação de Tratamento de Esgoto.

A primeira fase da pesquisa se iniciou nas instalações do hospital, o qual a instituição de saúde cedeu o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), permitindo comparar o panorama sob o qual se encontra os RSSS.

A segunda fase foi na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que a partir de março de 2015 passou a tratar todas as classes de resíduos produzidos no hospital. Antes disso, a incineração ocorria nas dependências do local gerador, por um equipamento de pequeno porte.

As informações acerca da CTR foram apresentadas pelo coordenador da central, que relatou todo o processo a partir do momento que os resíduos chegam para o tratamento.

A terceira parte da pesquisa ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O coordenador responsável pela ETE explicou todo o processo pelo qual os efluentes são submetidos na estação, além de conceder material bibliográfico sobre o sistema de operação das máquinas.

 

 

Tabela 1 - Cronograma de Visitas

LOCAIS

PERÍODO

OBSERVAÇÃO

2015

2016

FEVEREIRO

MAIO

SETEMBRO

FEVEREIRO

MAIO

HOSPITAL

X

X

X

 

 

Foram feitas visitas nos locais as quais foi possível coletar dados, realizar registros fotográficos e receber orientações sobre duvidas que foram surgindo.

CTR

 

 

X

X

 

ETE

 

 

 

X

X

Fonte: Autoras, 2016

 

3 -RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados referentes ao Gerenciamento dos RSSS do hospital são importantes para mostrar os benefícios que as medidas tomadas pela instituição oferecem para a sociedade e o meio ambiente, atentando as normas legais vigentes no país, buscando com isso minimizar, os riscos à saúde humana, os impactos ambientais e maior economia com relação ao custo com tratamento, aplicando-o de acordo com as especificações, características de cada material.

.           A Tabela a seguir nos permite visualizar o comparativo das etapas exigidas pela ANVISA e CONAMA, em relação ao processo apresentadodesde ohospital tido como objeto de estudo, até a Central de Tratamento de Resíduos e a Estação de Tratamento de Esgoto, a fim de observar se todos os setores envolvidos atendem às normas.

           

 

Tabela 2 – Comparativo entre as normas exigidas nas etapas e os dados obtidos

ETAPA

HOSPITAL

GRUPOS

ATENDE

ATENDE PARCIALMENTE

NÃO ATENDE

SEGREGAÇÃO/ ACONDICIONAMENTO/ SEGREGAÇÃO

A

X

 

 

B

 

X

 

D

X

 

 

E

X

 

 

TRANSPORTE INTERNO

A

X

 

 

B

X

 

 

D

X

 

 

E

X

 

 

ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO

A

 

X

 

B

 

X

 

D

 

X

 

E

 

X

 

ARMAZENAMENTO EXTERNO

A

X

 

 

B

 

X

 

D

 

X

 

E

X

 

 

TRANSPORTE EXTERNO

A

X

 

 

B

X

 

 

D

X

 

 

E

X

 

 

TRATAMENTO

A

X

 

 

B

X

 

 

D

X

 

 

E

X

 

 

DISPOSIÇÃO FINAL

A

X

 

 

B

X

 

 

D

X

 

 

E

x

 

 

 

Fonte: Adaptado do PGSS do hospital analisado, 2016.

 

 

 


Apesar de grande parte do processo de gestão de material cumprir com o que é pré-estabelecido pelas normas brasileiras que regem essa área, alguns quesitos devem ser revistos, como por exemplo:

·      Adesão ao processo de segregação por cores dos resíduos comuns, facilitando com isso o aproveitamento do material selecionado para ser reciclado.

·      Identificação adequada dos resíduos químicos, tanto em estado sólido quanto líquido, que não apresentam o símbolo de risco associado.

·      Construção de suportes para os sacos plásticos que estão acondicionando o material a ser descartado, evitando, assim, que sejam depositados diretamente sobre o piso.

·      Construção de local mais apropriado para o armazenamento externo dos resíduos comuns.

·      Melhoria no armazenamento externo dos produtos químicos, deixando o piso inclinado com sistema de drenagem e vedação, encaminhando com isso o material para as canaletas em caso de vazamento.

Com relação à medida adotada de Lavagem dos Gases do Incinerador, é importante salientar a eficácia desse tratamento, uma vez que reduz os danos que a incineração oferece à atmosfera. A Tabela 6 traz os valores médios de gases emitidos pelo incinerador LUFTECH após o tratamento no hospital em comparação com valores estipulados pelas normas da ABNT e CONAMA.

 

Tabela 3 - Valores de gases emitidos

 

 

CONAMA

Res. 316- Art. 38

ABNT

NBR 11175

LUFTECH

 

CO

100 ppmv

100 ppmv

10, 1 ppmv

SO2

280 mg/Nm³

280 mg/Nm³

1,4 mg/Nm³

NOX

560 mg/Nm³

560 mg/Nm³

56,8 mg/Nm³

Particulados

70 mg/Nm³

70 mg/Nm³

40 mg/Nm³

HCl

80 mg/Nm³

1,8 kg/h

14,4 mg/Nm³

Dioxinas e Furanos

0,5 mg/Nm³ TEQ

99,99% eficácia de remoção

0,033 mg/Nm³

Metais Classe I

0,28 mg/Nm³

-

<0,003

Metais Classe II

1,4 mg/Nm³

-

<0,003

Metais Classe III

7,0 mg/Nm³

-

<0,05

 

Fonte: Manual Luftech, 2010

Conforme se apresenta na tabela 5, os valores dos gases emitidos após o tratamento no incinerador estão abaixo dos níveis máximos estipulados pelas normas reguladoras, comprovando com isso que é possível tratar resíduos considerados perigosos por meio da incineração sem prejudicar o meio ambiente com a emissão de gases poluentes.

No que concerne à redução de custos com o tratamento, ao observar a Tabela 7, que traz o levantamento da quantidade de resíduos gerados no HPT até setembro de2015, pode-se verificar que há uma diferença expressiva da quantidade total de resíduos gerado em relação àqueles que necessitam de cuidados especiais, dos Grupos A, B e E.

 

         Tabela 4 - Resíduos Gerados 2015 (valores em Kg)

 

MESES

GRUPOS

QUANTIDADES DE RESÍDUOS GERADOS

A

B

D

E

GERAL

INFECTANTE

JANEIRO

183,8

3,0

650,1

36,3

873,2

223,1

FEVEREIRO

169,0

0

734,6

46,7

950,3

215,7

MARÇO

203,4

0,2

1353,0

57,0

1613,6

260,6

ABRIL

241,6

0

810,2

58,5

1110,3

300,1

MAIO

495,2

0

1859,6

173,0

2527,8

668,2

JUNHO

225,9

3,0

882,3

65,9

1177,1

294,8

JULHO

233,2

0

751,0

66,3

1050,5

299,5

AGOSTO

214,2

0

740,3

47,7

1002,2

261,9

SETEMBRO

157,9

2,0

533,7

46,4

740,0

206,3

OUTUBRO

0

0

0

0

0

0

NOVEMBRO

0

0

0

0

0

0

DEZEMBRO

0

0

0

0

0

0

TOTAL

2124,2

8,2

8314,8

597,8

11045,0

2730,2

 

Fonte: Hospital de Porto Trombetas, 2015.

 

Com base nas informações expostas acima, é possível notar que se não houvesse o gerenciamento adequado dos resíduos desde a segregação até a etapa de disposição final a quantidade total a ser tratada seria de 11045 kg, equivalente a todos os grupos produzidos. Em contrapartida, com a gestão correta do material, a quantidade de resíduo que necessita de tratamento especial cai para 2730,2 kg, resultando em menores custos para o local gerador e maior benefício para a sociedade.

 

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devido à precariedade do gerenciamento dos Resíduos Sólidos no país, o estudo abordado nesta dissertação apresenta grande relevância, demonstrando uma forma mais adequada de gestão dos materiais descartados, a partir da análise de todo o processo de segregação e destinação dos resíduos em setores responsáveis localizados no Baixo Amazonas – um hospital, a central de tratamento e a estação de esgoto.

A pesquisa expôs um planejamento de acordo com a aplicação da teoria das normas em uma unidade de saúde, permitindo assim visualizar a importância do gerenciamento como minimizador nos impactos que a falta ou má gestão causam constantemente no meio ambiente, além da perda considerável de materiais no processo, por pouco conhecimento a respeito das propriedades dos resíduos.

A partir deste estudo de caso foi possível demonstrar a importância que o gerenciamento dos RSSS possui, uma vez que reduz em diversos momentos o risco à saúde pública e facilita o tratamento adequado desses materiais. Além disso, a comparação das etapas definidas por norma com o PGRSS do hospital, ratificou a grande necessidade de conhecer as características dos resíduos para que as fases pós-segregação sejam feitas com excelência, e em prol da sociedade e do meio ambiente.

 

5 - REFERÊNCIAS

ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10.004. Resíduos Sólidos: classificação. Rio de Janeiro, 2004.

____________. NBR 12.808. Resíduos de Serviços de Saúde. Rio de Janeiro, 1993.

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2014. Disponível em www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2014.pdf. Acesso em: 12 de dezembro de 2015.

GIL. Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LUFTECH. Estação de Tratamento de Efluentes do Lavador de Gases DDL 200 2V. S/D.

LUFTECH. Manual RGL 600. SE PPL 200 2V- MRN. 2010

MOROSINO, Júlio Jorge G. Lixo Hospitalar: o problema. Disponível em www.resgatebrasiliavirtual.com.br/modle/fil.php/L/E_Book/.../Lixo%20Hospitalar.doc. Acesso em: 04 de julho de 2016.

YIN. Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

 

Ilustrações: Silvana Santos