Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
11/03/2017 (Nº 59) FLORES ALIMENTÍCIAS E MEDICINAIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2632 
  

FLORES ALIMENTÍCIAS E MEDICINAIS

 

 

flori1.jpg

 

ALCACHOFRA Cynara scolymus Propriedades: Em forma de decocção, 80g/1litro de água pode ser usado contra cálculos biliares, 20g/1l de água fervido durante 5 min é ótimo como diurético. Estimula as funções hepáticas e da vesícula biliar, abaixa o nível de colesterol, é laxante e auxilia nos regimes de emagrecimento. Tenra e crua faz bem nos casos de anemia debilidade geral e raquitismo. É também um antidiarréico eficaz.

 

ARNICA Arnica montana Propriedades: O filósofo e poeta Alemão Goethe (1749-1832), utilizou a arnica para controlar a sua angina no peito.  O uso de extratos de arnica e ungüento reduz inflamação e dor de contusões, torções, tendões, deslocações e áreas inchadas. Arnica melhora a circulação do sangue e acelera o restabelecimento. É anti-inflamatório e aumenta a reconstituição de sangramento interno. O uso interno de arnica é restringido a dosagens homeopáticas pois é potencialmente tóxico. Anti-inflamatório, germicida, inflamação muscular e dores musculares.

 

ARNICA BRASILEIRA Solidago chilensis Propriedades: amarga, vulnerária, estomáquica, antiespasmódica, anti-hemorrágica, anti-reumática, béquica e odontálgica. É usada em contusões, traumatismos, feridas, varizes, frieiras, pruridos, paralisia e fraqueza das articulações.

 

BRÓCOLIS – Anti-anêmico. Flores e folhas tem efeito laxativo. As folhas são também calmantes. O caldo das flores combate as inflamações do tubo digestivo.

 

CALENDULA Calendula officinalis Propriedades: Calêndula é uma das melhores ervas para tratar problemas locais de pele. Infusão ou decocção de pétalas de calêndula diminui a inflamação de torções, picadas, varicose, veias e outras inchações e também acalma queimaduras do sol, erupções cutâneas e irritações da pele. Essa planta é excelente para inflamações da pele causadas por contusão, seu poder anti-séptico e de restabelecimento ajudam a prevenir o alastramento de infecções e acelera o restabelecimento. Serve também na limpeza e desintoxicação, e a infusão e tintura são utilizadas para tratar infecções crônicas. Tomado internamente, tem sido utilizado tradicionalmente para promover o drenagem de glândulas linfáticas inchadas tal como amigdalite. Anti-inflamatório, adstringente, cura feridas, anti-séptico, desintoxicante.

 

CAMOMILA Matricaria chamomillaPropriedades: Suas flores ajudam na indigestão, nervosismo, depressões e dores de cabeça, sendo ideal para problemas relacionados às emoções tais como úlceras do estômago, colite, espasmos e indigestão nervosa. O óleo essencial da camomila tem poder anti-inflamatório, antiespasmódica e atividade anti-microbiana. É uma erva excelente para muitas desordens digestivas e para tensão nervosa e irritabilidade. Externamente, é utilizada para pele dolorida e eczema. CAMOMILA ROMANA (Chamaemelum nobile) também pode ser utilizada com as mesmas indicações. Anti-inflamatório, antiespasmódico, relaxante, carminativo, amargo, calmante dos nervos.

 

CAPUCHINHA  Tropaeolum majus LPropriedades: É excelente fonte de caroteno, ferro, cálcio, enxofre e vitamina C. É indicada no tratamento do Escorbuto e escrofulose. Combate as infecções das vias respiratórias e urinárias. É afrodisíaca, reguladora menstrual, tonificante e revigorante.

 

COUVE-FLOR – Rico em cálcio e fortalece os ossos.

 

CRAVO-DA-ÍNDIA Eugenia caryophyllata syn. Syzgium aromaticum Propriedades: Os brotos secos da flor, são extensamente utilizados como tempero. Os brotos, folhas e talos são utilizados para extração do óleo do cravo. Ambos o óleo e os brotos da flor tem sido utilizados na medicina alternativa por um longo período de tempo. O óleo contém eugenol, um anestético forte e substância antisséptica. Também são conhecidos pelas suas propriedades antiespasmódicas e estimulantes. Anti-séptico, estimulante da mente e do corpo, analgésico, anti-bacteria, carminativo.

 

CRAVO-DE-DEFUNTO Tagetes minutaPropriedades: a planta é anti-helmíntica, emenagoga, aperiente, laxativa e sudorífica. É usada contra tosse, reumatismo articular, cólica intestinal,dispepsia, resfriado, defluxo, bronquite e afecções uterinas.

 

CRISÂNTEMO Chrysatemum morifoliumPropriedades: É utilizado contra febre alta, face vermelha, sudorese e cefaléia pulsátil. Alivia problemas no fígado, e é indicado para glaucoma, conjuntivite aguda e alérgica. Possui efeito bactericida e anti-viral e apresenta bons resultados no tratamento da hipertensão.

 

DENTE-DE-LEÃO Taraxacum officinalis Propriedades: Folhas: As folhas maduras e secas podem ser usadas para se fazer um chá contra a indigestão. Ajuda a combater problemas do fígado incluindo icterícia. O seu alto teor de vitamina e minerais é excelente contra anemia. A seiva reduz verrugas. Pode ser utilizado como um café alternativo que é menos danoso ao fígado e aos nervos, por causa dos seus óleos, que não possuem cafeína. Raízes: O chá das raízes pode ser utilizado como laxante mediano, estimulante do apetite, e para resolver problemas do estômago. Ativa o fígado na produção da bile e ajuda a eliminar toxinas do corpo e auxilia na digestão. Deve ser usado após ingerir carne ou comidas gordurosas. Por auxiliar o fígado a eliminar compostos inflamatórios como as histaminas, é utilizada para ajudar a reduzir reações alérgicas causadas por alimentos. Para fazer um chá amargo, use uma colher de sopa de raiz seca por xícara de água quente. Flores: As flores têm uma maior concentração de lecitina que os grãos de soja e reduz cegueira noturna se usado como vitamina A. As raízes são ricas em minerais e contêm Lecitina que emulsiona a gordura e abaixa o nível de colesterol e protege o sistema cardiovascular. O maior efeito das folhas e raízes é manter um fígado saudável e ajudar a desintoxicar qualquer toxina e substâncias estranhas no corpo. Também benéfico em ameaça de pressão sangüínea e ajuda na digestão.

 

 

Fonte: http://portaldahorticultura.xpg.uol.com.br/floresmedici.html

 

Ilustrações: Silvana Santos