Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
11/12/2021 (Nº 73) ECOVILA É PIONEIRA EM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL NO BRASIL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4047 
  

ECOVILA É PIONEIRA EM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Há três décadas empregando e compartilhando os conhecimentos da permacultura, a ecovila é pioneira ao introduzir o estilo de vida das comunidades sustentáveis no Brasil.

Ecovila El Nagual é uma grande inspiração para aqueles que desejam viver em harmonia e conexão com a natureza. Pioneiros na introdução da permacultura no Brasil, há mais de trinta anos, Mariana Devoto e o seu companheiro, Eraldo, decidiram transformar as suas vidas e viver de maneira alternativa, se dedicando à sustentabilidade entres as belas montanhas e cachoeiras, da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro.

O lugar tem características únicas esculpidas pelas mão talentosas do casal. Mariana com sua veia artística, encanta cada canto, com seus deslumbrantes mosaicos e diversas peças feitas de materiais reaproveitados, (vidros de garrafas, se transformam em vitrais ou biojoias), já  Eraldo, mestre em permacultura e construção natural, sempre proativo interagindo no ambiente, cuidando da terra, na produção de insumos , adubos, biofertilizantes, manutenção e manejo do espaço.  

A  ecovila funciona como uma escola de permacultura e arte, sempre com curso, vivências e voluntariado, criando um lugar dinâmico com rotatividade de pessoas de todo o mundo.  Estivemos em um programa de imersão de três semanas, a onde além da experiência do dia-a-dia, pudemos ajudar na execução do curso de construção de casa na árvore  ministrado pelo grupo internacional Thee House Comunity, que capacita pessoas em todo o mundo a construírem casas nas árvores com recursos locais e reaproveitamento de materiais.

O lugar representa bem o universo proposto pelas ecovilas: permacultura, bioconstrução, agrofloresta, tratamento ecológico dos efluentes com biodigestor (que gera biogás que é utilizado no ateliê de velas recicladas) compostagem, horta agroecológica, sementes crioulas e por aí vai.  Nessa vivência também pude entrar em contato pela primeira vez com metodologias inovadoras como a Comunicação Não Violenta (CNV) e Dragon Dreaming.  Me sentia uma criança descobrindo o mundo. Tudo novo, fresco e espetacular.  

O que mais me marcou nessa vivência foi o sentimento de acolhimento,  irmandade,  cooperação, o cuidado mútuo que havia entre todos ali.  Apesar das diversas nacionalidades dos que estavam presentes, o sentimento é que se formou uma só família.  Estar com pessoas que te olham nos olhos para compreender além das palavras, com aqueles que buscam a cada dia fazer do mundo um lugar de harmonia, é poderoso e libertador.  

Fonte: encurtador.com.br/quwS5









Ilustrações: Silvana Santos