Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
15/12/2021 (Nº 77) SOCORRO É A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA DA REDE CITTASLOW
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4224 
  

SOCORRO É A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA DA REDE CITTASLOW

Organização com sede na Itália apoia a sustentabilidade social, ambiental e de governança; atualmente, rede possui 283 cidades em 32 países

Da Redação | ACidade ON - Circuito das Águas 

A estância hidromineral de Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista, tornou-se a primeira cidade brasileira a ser qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional com sede na Itália que preza por aspectos como a sustentabilidade social, ambiental e de governança em seus associados. Segundo uma atualização realizada pela organização em novembro deste ano, a rede conta com 283 cidades em 32 países.

Após um processo que se estendeu por quase um ano e uma criteriosa análise de 72 indicadores pela Secretaria Geral da Cittaslow, Socorro se torna o município embaixador da rede no país, atuando como promotora e conselheira das cidades que desejarem se associar à rede sem fins lucrativos.

"Socorro é uma cidade aconchegante, quase bicentenária, rodeada de belezas naturais da Serra da Mantiqueira, terra de gente trabalhadora e hospitaleira. O socorrense preza pela qualidade de vida e, como membros da Cittaslow, isso é algo que agora poderemos compartilhar com o mundo", celebra o prefeito da estância, Ricardo Lopes (PTB).

Para a secretária de Turismo de Socorro, Ana Monteiro, a conquista é fruto de uma série de projetos desenvolvidos nas últimas duas décadas com a finalidade de transformar a cidade em uma referência do turismo sustentável.

"Temos sido referência em turismo na natureza, com atenção à acessibilidade e à conservação das nossas riquezas naturais. Agora, como uma Cittaslow, queremos que o nosso visitante tenha experiências com a nossa comunidade, com quem poderá compartilhar o nosso respeito pela nossa herança cultural, pela nossa biodiversidade e pelo bem estar de todas as criaturas", destaca a secretária.

Localizada a cerca de duas horas de São Paulo, a estância hidromineral de Socorro é famosa por suas fontes de águas minerais e medicinais, e pelo clima fresco de montanha, capaz de atingir 0ºC nos invernos mais rigorosos. A cidade também oferece uma vasta variedade de atividades ao ar livre e é conhecida como destino pet friendly.

Rede da Cittaslow

Fundada em 1999, na região da Toscana, na Itália, a associação sem fins lucrativos Cittaslow é guiada por uma série de projetos da filosofia slow, que defende uma maior atenção às coisas boas da vida, à integração entre as gerações e à preservação da natureza, das tradições e da sabedoria local.

O termo italiano "Città" significa cidade, e o termo em inglês "slow" pode ser traduzido para "lento". Com isso, "Cittaslow" significa uma cidade lenta, o que traduz a filosofia da associação internacional, que visa reduzir a velocidade da rotina nas cidades e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Dentre os critérios para se tornar um membro estão a exigência de ter, ao menos, 50 mil habitantes, possuir uma estratégia aprofundada em relação ao meio ambiente, prezar  pelo bem estar dos moradores e visitantes, entre outros. A lista completa de membros pode ser consultada no site oficial da rede. pelo bem estar dos moradores e visitantes, entre outros.



Fonte: https://bitlybr.com/JTEAS



Ilustrações: Silvana Santos