Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
13/09/2022 (Nº 80) PROGRAMA ECOCIDADÃO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TODO O CEARÁ
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4344 
  

PROGRAMA ECOCIDADÃO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TODO O CEARÁ

Iniciativa da Marquise Ambiental está levando a mensagem da preservação do meio ambiente marinho aos estudantes da rede pública, em turnê que percorre todo o Estado

Lara Veras

lara@ootimista.com.br

Foto: Edimar Soares

Meio Ambiente e Cultura dialogam de forma próxima porque já se sabe que é através da educação que podemos melhorar a preservação ambiental. É por esse viés que o Programa Ecocidadão segue em turnê pelas escolas públicas do Ceará, até o dia 4 de setembro, com o espetáculo teatral “Sal Menino Mar” e a palestra “Os efeitos dos resíduos no mar”.

A jornada, que tem as atividades com acessibilidade em Libras, começou nesta sexta-feira (26) e vai passar por Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Eusébio e Jericoacoara. O projeto é financiado pela Marquise Ambiental, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Secretaria da Cultura e realizado pelo Grupo de Teatro Facetas Mutretas e Outras Histórias; produzido por BoBox Produções.

Segundo o gerente de marketing do Grupo Marquise, Vini Fernandes, o principal intuito é transformar orientação em atitude. “O Programa Ecocidadão já tem em seu portfólio muitos projetos exitosos em várias cidades do País, alcançando milhares de jovens. O objetivo é não apenas transmitir noções de educação ambiental para crianças, mas, acima de tudo, fazer com que essa conscientização se transforme em atitude positiva, incentivando a criação de novos hábitos para descarte de resíduos no cotidiano delas”, pontua.

A peça visa sensibilizar a sociedade e estimular a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do Meio Ambiente e, no caso desse espetáculo, os rios e mares. De acordo com um levantamento do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, todos os anos, cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos são lançadas ao mar. Já um estudo do Instituto Verde Luz afirma que, no Ceará, cerca de 10 mil tipos de resíduos diferentes foram encontrados no litoral.

Realidade

A palestra “Os efeitos dos resíduos no mar” é ministrada pela Organização de Sociedade Civil Oceânica que, de forma didática, mostra os principais resíduos que são depositados no mar por ação humana e explica o tempo de degradação de cada um. A fala também alcança a comunidade pedagógica fomentando que, posteriormente, o tema seja aprofundado em sala de aula.

O Programa Ecocidadão, há mais de 20 anos promove a conscientização socioambiental nas gerações futuras, através de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos. O público-alvo do programa são jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem os resíduos de forma correta.

Agora, o programa expandiu para além do mundo analógico e ganhou espaço no universo digital, com o game Academia de Ecocidadãos. Nele, pessoas de todas as idades poderão colocar em prática conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município.

Fonte: O Otimista

Ilustrações: Silvana Santos