Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
13/03/2023 (Nº 82) SECA E ESTRESSE HÍDRICO VÃO DOBRAR ATÉ 2050
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4472 
  

SECA E ESTRESSE HÍDRICO VÃO DOBRAR ATÉ 2050

Recursos limitados e demanda crescente pressionam a competição pela água, especialmente quando as bacias hidrográficas cruzam as fronteiras do país.

A futura escassez de água em rios transfronteiriços se intensificará em bacias que já estão sob estresse e é principalmente um problema local, relata uma nova dissertação de doutorado. 

Hafsa Munia , pesquisador do Instituto Finlandês do Meio Ambiente SYKE, desenvolveu uma nova estrutura para entender globalmente a evolução da escassez transfronteiriça de água ao longo do tempo e avaliar as dependências a jusante do uso de água a montante. Sua dissertação de doutorado foi examinada na Universidade de Aalto em 21 de fevereiro.

A tese constatou que, embora muitas áreas a jusante sejam altamente dependentes dos recursos hídricos a montante, o principal fator para o aumento da escassez de água tem sido, e será no futuro, o uso local da água. Portanto, é importante gerenciar o uso da água local e a montante e ações para evitar a escassez. 

A análise constatou que nas últimas décadas a escassez de água nas bacias transfronteiriças se intensificou e se desenvolveu principalmente nas bacias que são fortemente irrigadas e densamente povoadas, por exemplo, Ásia Central e Meridional, China, sul da Europa, EUA, México e MENA Países da Região (Oriente Médio e Norte da África).

Às vezes é tentador culpar os outros

O trabalho que produzi tem importantes implicações políticas para melhorar a gestão da água em bacias transfronteiriças. No caso de recursos hídricos compartilhados, às vezes é tentador culpar os outros pela escassez de água, embora nem sempre seja o caso. Os gestores de recursos hídricos, portanto, precisam ter algumas informações sobre as questões-chave”, diz Hafsa Munia da SYKE.

O objetivo desta dissertação foi explorar isso em escala global e contribuir para a gestão transfronteiriça em locais sem capacidade de obter dados mais confiáveis ​​e realizar essas análises por conta própria. A visão global da análise também fornece uma visão comum do problema, moldando como as pessoas abordam esse problema. Desta forma, esta análise fornece informações que têm um efeito mais indireto do que direto na gestão, com percepções mais gerais sobre adaptação à escassez de água transfronteiriça e alocação de água.”

Mudanças climáticas e socioeconômicas podem ser consideradas questões preocupantes

Recursos limitados e demanda crescente pressionam a competição pela água, especialmente quando as bacias hidrográficas cruzam as fronteiras do país. Um dos principais desafios é alocar recursos hídricos compartilhados e seus benefícios entre diferentes países.

No caso de águas transfronteiriças, os papéis das mudanças locais versus a montante no uso e disponibilidade de água devido a mudanças climáticas e socioeconômicas podem ser considerados questões especialmente preocupantes.

Quaisquer alterações a montante, devido a mudanças climáticas ou mudanças no uso da água, afetam diretamente a disponibilidade de água a jusante. Por exemplo, muitos desenvolvimentos socioeconômicos, que são principalmente direcionados em escalas locais a regionais, são conhecidos por impactar o ciclo hidrológico que pode afetar a vazão em escalas maiores, como em áreas a jusante.

As retiradas de água a montante do fluxo podem diminuir a disponibilidade de água para uso a jusante. As mudanças no clima afetariam a disponibilidade de água local e a montante. Compreender essas ligações montante-jusante é, portanto, uma base essencial para a gestão e planejamento integrados de terra e recursos hídricos na bacia hidrográfica compartilhada. Isso diferencia a análise de escassez de água transfronteiriça de outras análises de escassez de água.

É uma parte normal do planejamento em escala de bacia olhar para cenários de disponibilidade de água em cenários de mudanças climáticas e consumo de água. Nesta dissertação, o objetivo foi explorar esta ideia à escala global. O foco no estresse hídrico anual identificou a importância dos problemas de alocação de água em bacias compartilhadas e adicionou nuances ao entendimento existente sobre os impulsionadores do estresse hídrico.

Os potenciais pontos críticos identificados na análise fornecem informações aos formuladores de políticas para apoiar o planejamento de longo prazo da gestão hídrica nessas bacias.

Hotpots globais de estresse hídrico em 1980 (passado), 2010 (presente) e em 2050 (futuro) para diferentes cenários climáticos.

Referência:

Munia, H. A., Guillaume, J. H. A., Wada, Y., Veldkamp, T., Virkki, V., & Kummu, M. (2020). Future transboundary water stress and its drivers under climate change: A global study. Earth’s Future, 8, e2019EF001321. https://doi.org/10.1029/2019EF001321

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

Do Finnish Environment Institute, in EcoDebate, ISSN 2446-9394



Fonte: Seca e estresse hídrico vão dobrar até 2050 (ecodebate.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos