Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
30/05/2023 (Nº 83) I SEMANA DO MEIO AMBIENTE DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4537 
  

I SEMANA DO MEIO AMBIENTE DAS CIÊNCIAS NATURAIS

SOBRE O EVENTO

Bem vindos à nossa I Semana do Meio Ambiente das Ciências Naturais (I SEMACINA) que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de junho de 2023. A I SEMACINA tem como objetivo mostrar a importância do ensino de Ciências na promoção da conscientização ambiental através de minicursos, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e mostras científicas.

Escolhemos como tema para a nossa semana do meio ambiente “Ética e Responsabilidade Social no Ensino de Ciências”, pois acreditamos que como seres humanos temos uma responsabilidade intrínseca de cuidar do nosso planeta e de todos os seres que nele habitam. E a contribuição do ensino de Ciências para essa questão é fundamental.

A compreensão da Ciência é crucial para entendermos os desafios ambientais que enfrentamos atualmente. Através do ensino de Ciências, podemos aprender sobre os processos naturais que ocorrem no planeta, as interações entre os seres vivos e o ambiente, e as consequências das ações humanas sobre a natureza. Esses conhecimentos nos permitem tomar decisões informadas e responsáveis em relação ao meio ambiente.

A I SEMACINA é uma oportunidade para refletir sobre o papel do ensino de Ciências na conscientização sobre questões ambientais. É fundamental que as escolas e instituições de ensino abordem o tema de forma transversal, incluindo-o em todas as áreas do conhecimento. Além disso, é importante que os alunos sejam incentivados a desenvolver projetos e pesquisas que visem a preservação e conservação do meio ambiente.

Por meio do ensino de Ciências, podemos formar uma geração de cidadãos conscientes e socialmente engajados nas questões ambientais, capazes de promover mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.

Ao longo desta semana, vamos explorar maneiras de sermos mais conscientes em nossas escolhas diárias e como podemos colaborar com outros indivíduos e organizações para fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável para todos. Juntos, podemos trabalhar para proteger o meio ambiente e garantir que as próximas gerações tenham um planeta saudável e habitável. Vamos começar!

Para saber mais e participar: I SEMANA DO MEIO AMBIENTE DAS CIÊNCIAS NATURAIS (even3.com.br)





Ilustrações: Silvana Santos