É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo. Jean-Jacques Rousseau
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 89 · Dezembro-Fevereiro 2024/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(15) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(11) Ações e projetos inspiradores(28) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(41) Dúvidas(4)   |  Números  
Educação e temas emergentes
12/12/2024 (Nº 89) 6 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS DE ESCOLA PÚBLICA ACESSAM CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIA NO EXTERIOR
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5026 
  

6 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS DE ESCOLA PÚBLICA ACESSAM CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIA NO EXTERIOR


Por meio do programa Ao Redor da Ibero América, ação da Veolia e da OEI, jovens conscientizam-se sobre energias renováveis e desenvolvem curta-metragens sobre o tema. Aluna de um colégio em Palhoça-SC destaca-se a nível nacional e ganha viagem ao Peru

Chega ao fim a 12ª edição do programa de educação ambiental Ao Redor da Ibero-América, idealizado anualmente pela Veolia, empresa de soluções ambientais para indústrias e municípios, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e junto às Secretarias de Educação. Neste ano, a ação contemplou mais de 30 mil estudantes na América Latina, sendo mais de 6 mil participantes de 100 escolas públicas no Brasil. A iniciativa tratou da importância do uso de recursos energéticos renováveis, promovendo conteúdos educativos de conscientização ambiental, além de propor um concurso entre os participantes: estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental.

 Flavio Henrique, Gerente do Centro Operacional Grande Florianópolis, Tatiane Rosa, Coordenadora do Ensino Fundamental de Palhoça, Ágatha Manuela Lessa Souza, estudante da Escola Básica Municipal Guilherme Wiethorn Filho, Andreia Machado, Diretora de Ensino de Palhoça, Claudineia Cilião, Gerente Comercial Regional Sul



O desafio consistia na criação de um curta-metragem de até cinco minutos, por cada aluno de forma individual, com o tema: Energias renováveis e sua importância para proteger nosso planeta, explicando de forma criativa como otimizar o uso destas fontes para cuidar do meio ambiente. Agatha Manuela Lessa Souza, 10 anos, estudante da Escola Básica Municipal Guilherme Wiethorn Filho, em Palhoça-SC, destacou-se, sendo a grande vencedora da iniciativa no país.

Com o melhor documentário eleito pelo júri, a estudante foi premiada com viagem ao Peru, em que foi acompanhada por um responsável e por uma representante da Veolia. Durante a viagem, ela reuniu-se com as crianças vencedoras dos outros sete países da América Latina participantes em um roteiro turístico, além de conhecer uma das unidades da empresa na região.

 “Eu achei a proposta do vídeo desafiadora, ao mesmo tempo que foi divertido executar. Quando eu soube que venci e ganhei a viagem, fiquei muito feliz. Além de todo o conhecimento, o programa possibilitou a oportunidade de conhecer a região e uma nova cultura”, comemora a estudante.

Além da estudante, sua escola também foi premiada pelo programa, recebendo uma impressora e um projetor. Já a professora ganhou um notebook, que pode ajudar no preparo das aulas.

Agatha foi premiada nacionalmente pelo vídeo educativo Uma Aventura Energética, no qual explora o tema das energias renováveis de forma lúdica e inspiradora por meio da personagem Ana, uma menina curiosa. Neste trabalho criativo, a jovem leva a audiência a uma jornada de aprendizado sobre o impacto ambiental e a importância das energias limpas. Por meio de um sonho de Ana, ela descobre o poder do sol, do vento e até das plantas para gerar energia sustentável, ressaltando a responsabilidade que todos temos em preservar nosso planeta.

Em nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, é com grande orgulho que destacamos a conquista da Agatha. Este projeto não só destaca o talento e dedicação da aluna, mas também reflete o compromisso da nossa escola em promover a educação ambiental de maneira significativa. Agatha nos lembra que a educação é uma poderosa ferramenta para transformar realidades, e seu trabalho nos inspira a continuar incentivando nossos alunos a sonhar com um mundo mais limpo e sustentável”, declara Andreia de Bem Machado, Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça.

Para conquistar o título nacional, Agatha concorreu ao lado de 17 crianças que venceram em outros municípios. Desta forma, o programa Ao Redor do Ibero-América premiou o total de 54 estudantes na esfera municipal, considerando as três primeiras colocações. Os ganhadores nas primeiras posições levaram para casa uma bicicleta aro 24 personalizada e seus professores ganharam uma caixa de som e microfone. Os segundos e terceiros colocados receberam fones de ouvido sem fio e os seus professores ganharam projetores portáteis. Além disso, os três primeiros de cada uma das 100 escolas participantes, situadas entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Alagoas, foram reconhecidos com medalhas.

A proposta da iniciativa é debater assuntos ambientais desde a infância, por meio de conteúdos educativos que conscientizem, estimulando as crianças a compreender a grandiosidade desse movimento. “A Veolia está sempre buscando e incentivando práticas que engajem a comunidade escolar em questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, a fim de promover a transformação ecológica que o mundo precisa. E, por isso, o Ao Redor da Ibero-América é tão grandioso para o que visamos alcançar”, comenta Lina Del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia Brasil.

Durante oito semanas de programa, os professores trabalharam informações sobre questões ambientais, por meio de oficinas e conteúdos didáticos, propondo aos alunos pesquisas sobre energias renováveis, levando os estudantes à reflexão dos temas, atividades e criações de seus próprios projetos. Os trabalhos foram avaliados nos âmbitos municipal e nacional.

Serviço

Participaram do Ao Redor da Ibero-América 2024: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá e México.

No Brasil, foram 5 estados, 18 cidades, 100 escolas, 6.013 estudantes e 175 professores.

Cidades participantes por região:

Santa Catarina: Antônio Carlos; Balneário Piçarras; Barra Velha; Biguaçu; Blumenau; Bombinhas; Governador Celso Ramos; Navegantes; Palhoça; Penha e São Francisco do Sul.

Paraná: Antonina.

São Paulo: Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Iperó e Sorocaba.

Goiás: Nerópolis.

Alagoas: Marechal Deodoro.

 

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.

Link

veolia_br

alreredordeiberoamerica

Imprensa - InPress Porter Novelli

Marília Alves: marilia.alves@inpresspni.com.br



Ilustrações: Silvana Santos