Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Prêmio: Destaques
05/03/2018 (Nº 63) EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: EXEMPLO DO SUCESSO NOS 23 ANOS DE COLETA SELETIVA DE PORTA EM PORTA!
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3068 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL:

EXEMPLO DO SUCESSO NOS 23 ANOS DE COLETA SELETIVA DE PORTA EM PORTA


1. Dados de Identificação:

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos/RS – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto–Profa. Biól. Ivana Soligo Collet, Coordenadora de Educação Ambiental

Rua Berlim, 240, Centro. CEP: 93950-000. Fone: (51) 3564 8800

Dois Irmãos/RS

Número de pessoas envolvidas: 30.472


2. Categoria e temática do trabalho:

F) Ações/Práticas em sala de aula e/ou em contato com a natureza ou locais alternativos.




3. Apresentação:

No município de Dois Irmãos, a coleta seletiva de lixo foi implantada em outubro de 1994. Atualmente, os índices de separação dos resíduos domiciliares atingem cerca de 70% (informações da Cooperativa de Recicladores de Dois Irmãos) e ações permanentes de sensibilização por parte do poder público são importantes, senão essa taxa tenderá a diminuir.

As mudanças de hábitos são demoradas e precisam de incentivos constantes para continuarem ativas, assim entende-se que este alto índice de separação dos resíduos (para cada 10 habitantes, 7 separam os resíduos nas suas casas), se deve aos trabalhos de educação ambiental promovidos pela municipalidade, ininterruptamente, seja na educação formal ou informal.

Neste trabalho, descreveremos as principais ações de Educação Ambiental implementadas pelo Poder Público Municipal, nos 23 anos do projeto, para as quais atribuímos o sucesso na adesão à separação, por parte dos moradores: população educada, independe de legislação que lhe imponha a obrigatoriedade na separação dos resíduos!


4. Justificativa:

Devido ao grande fluxo migratório na cidade, em virtude das opções e ofertas de trabalho, o município precisa constantemente reavaliar e aprimorar as campanhas de educação ambiental, seja nas escolas, seja na comunidade como um todo, pois a diversidade cultural desafia a administração pública a desenvolver campanhas que garantam a sadia qualidade de vida da população e do ambiente como um todo.

A implantação de um projeto é relativamente fácil para o poder público, no entanto, a manutenção dele, especialmente com altos índices na separação dos resíduos, depende de estratégias adotadas pela municipalidade, a fim de que a população entenda a importância dele.



5. Desenvolvimento:


EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL:

Exemplo do sucesso nos 23 anos de coleta seletiva de porta em porta!


O Município de Dois Irmãos está inserido na Região Metropolitana de Porto Alegre, composta por 31 municípios, e na Microregião de Gramado-Canela. Está distante 60 km da Sede Estadual; 17km do centro urbano de Novo Hamburgo e 70km de Caxias do Sul.Faz limite com os municípios de Ivoti, Morro Reuter, Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo, com uma população estimada de 30.472 habitantes, conforme IBGE (2017).

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei N° 9.795/99:

Art. 1.o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

...

Art. 3.o Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:

...

I – ao poder público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do ambiente.

A citação acima impõe ao poder público a promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino.Neste sentido, é necessário desenvolver ações que promovam a formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente e equilibrada, bem como o planejamento adequado dos serviços de saneamento para que a população reflita, discuta e que sejam elaboradas adequadamente as soluções tecnológicas para infraestrutura física e de gestão considerando todas as variáveis socioculturais e ambientais.

O município é referência na coleta seletiva no Estado do RS (ver imagem abaixo), sendo um dos pioneiros a implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos domésticos de porta em porta, bem como desenvolver projeto econômico solidário na usina de triagem para reaproveitamento do material coletado, o qual é gerido pela Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, desde 1994.




Jornal O Diário, p. 05, de 02/06/2004


Um Breve Histórico sobre a Coleta Seletiva

Até o ano de 1989 todo lixo produzido em Dois Irmãos (com exceção do hospitalar) era queimado num forno e também depositado a céu aberto numa área em Picada Verão, divisa com o município de Sapiranga. Há registros, inclusive, de que o couro das indústrias de calçado era utilizado para “estimular” a combustão dos demais resíduos, o que causava uma grande poluição atmosférica e constantemente a cidade de Dois Irmãos era invadida pela fumaça e pelo cheiro da queima destes materiais.

A partir de 1992, as indústrias de maior porte, do setor coureiro-calçadista, construíram um ARIP - Aterro de Resíduos Industriais Perigosos, em que passaram a dar um destino correto aos resíduos industriais, de forma a atender a legislação ambiental. O município, por sua vez, passou a destinar os resíduos domésticos (orgânico e inorgânico) no aterro sanitário licenciado pelo Órgão Ambiental Estadual – FEPAM, numa área ao lado do prédio onde fazia a queima dos resíduos.

De 1992 a 1994, o município trabalhou arduamente no intuito de implementar a coleta seletiva:

  • O antigo prédio onde era realizada a queima do lixo foi projetado de forma a receber o lixo inorgânico –seco- (construída rampa para descarga, esteira para catação, prensa, ...);

  • Caminhões especiais foram adquiridos (imagens abaixo) e identificados;

  • Ampla campanha de conscientização nas escolas, jornais, rádio, carros de som, folheterias educativas, etc., a fim de orientar as pessoas quanto a separação correta do lixo seco e molhado.

  • Concurso nas escolas para escolha do mascote da coleta seletiva “SELECO”;

Em 30 de Outubro de 1994 iniciou-se a coleta seletiva.


OBS. Em 1998, numa pesquisa financiada pelo Programa Pró-Guaíba - “Plano Diretor de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Porto Alegre”, Dois Irmãos estava em 1° lugar entre os 25 municípios pesquisados quanto ao índice de reaproveitamento dos resíduos: 20,1% de todo o lixo é reaproveitado. Considerando que apenas 30% de todo o lixo produzido na cidade é reciclável, significa dizer que Dois Irmãos estava reciclando 66,6% de todo o lixo considerado reaproveitável. A notícia foi comemorada pela Prefeitura juntamente com os cooperados da Usina de Reciclagem (imagem abaixo)


Jornal Dois Irmãos, 09/07/1998

Planejamento e Roteiros da Coleta

Periodicamente (acada 2 meses) toda a equipe envolvida no processo de coleta e triagem dos resíduos sólidos domiciliares (garis, motoristas, Cooperativa de Recicladores, Secretaria de Serviços Urbanos,Departamento de Meio Ambiente, e empresa especializada contratada pela Prefeitura para orientar os serviços de coleta), se reúnem no intuito de planejar e propor alterações (se for o caso) quanto ao sistema de coleta como um todo (horários, roteiros, ...), afim de acompanhar o crescimento da cidade e atender a demanda a contento, de forma que o município mantenha o bom índice de separação de lixo (cerca de70% da população separa seus resíduos em casa), pois a taxa de crescimento populacional é altíssima em função da oferta de emprego na cidade.

Ano após ano, a cidade é invadida por pessoas que chegam até aqui em busca de emprego o que acaba gerando um outro problema que é a desinformação quanto ao sistema de coleta de lixo e criando novos desafios à Administração Municipal que, por outro lado, não pode “deixar a peteca cair”.


POPULAÇÃO DE DOIS IRMÃOS

1995

2017

Crescimento de

92%


Estim.

15.962 hab.


30.753 hab. (IBGE)



O município precisa estar atento ao crescimento da cidade, a fim de garantir a sustentabilidade do projeto, pois à medida que a cidade cresce, as rotas precisam ser reestruturadas e os resíduos quantificados. Sabendo a quilometragem a ser percorrida e a quantidade de resíduo a ser recolhido diariamente, o município consegue planejar e garantir recursos financeiros no seu orçamento anual.

A tabela abaixo apresenta os resultados das pesagens dos resíduos seco e orgânico, bem como a produção percapita diária de resíduos.

A produção per capita de resíduos em Dois Irmãos é de cerca de 0,663 kg. A média é relativamente baixa comparada à média mundial que é de cerca de 1,2kg/pessoa/dia, pois os trabalhos de educação ambiental nas escolas e nas cartilhas educativas estimulam a produção de adubo em casa, a partir da compostagem dos resíduos orgânicos.




Planilha qualiquantitativa dos resíduos domiciliares de Dois Irmãos (fonte: Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Dois Irmãos)


5.1 Mascotes da coleta seletiva

Trabalhar a educação ambiental nas escolas e na comunidade de forma lúdica sempre foi o foco da administração municipal. Em 1995 foi lançado um concurso nas escolas, a fim de escolher um nome para o mascote da coleta seletiva, já criado em forma de desenho.

Foi escolhido o nome SELECOe o mascote, nos dias atuais, já é um velho conhecido da comunidade, uma vez que ele está sempre presente nos eventos educativos e festivos da cidade (imagens abaixo).



SELECO no comércio


SELECO visitando as escolas



Quando o município completou 20 anos de coleta seletiva, em 2014, o desfile cívico de 7 de setembro foi comemorativo à data e o tema foi abordado por todas as entidades presentes no evento (imagens abaixo). Para abrir o desfile, juntamente com o mascote SELECO, convidamos a pessoa que há 20 anos atrás batizou o mascote com o nome SELECO, Thiago Schoene (reportagem e imagens abaixo). Neste mesmo dia, apresentamos a “namorada” do SELECO: a SELECA! A ideia surgiu a partir de demandas das crianças, pois comentavam que já estava na hora do SELECO “arrumar uma namorada”, pois já tinha 20 anos de idade.


Reportagem divulgando o vencedor do concurso

(jornal Dois Irmãos, de 06/06/1995)


Vencedor do concurso, 20 anos depois, abrindo o desfile cívico ao lado do SELECO

SELECO apresentando sua “namorada” SELECA, durante o desfile cívico comemorativo aos 20 anos de coleta seletiva



Desfile cívico comemorativo aos 20 anos de coleta seletiva, em 2014




Desfile cívico comemorativo aos 20 anos de coleta seletiva, em 2014


Desfile cívico comemorativo aos 20 anos de coleta seletiva, em 2014




Importante ressaltar que a campanha de separação também está presente na frota que realiza a coleta seletiva. Todos os veículos estão devidamente identificados (imagens abaixo) e muitas crianças esperam o caminhão da coleta na porta de suas casas para acenar para o veículo a para os garis. Esses gestos comprovam que os personagens, se bem desenvolvidos, tornam-se grandes aliados no que se refere à educação ambiental continuada.



Caminhão que recolhe lixo seco, devidamente identificado

Caminhão que recolhe lixo molhado, devidamente identificado

Veículos coletando os resíduos: importante que estejam devidamente identificados, para que a população entenda a importância da separação nas suas casas



5.2 Visitas à Usina de Reciclagem

Durante os 23 anos de coleta seletiva, a municipalidade sempre colocou à disposição das escolas o transporte escolar, a fim de estimular a visita até a Usina de Reciclagem pelas escolas do município. Percebemos que, ao visitar a Central de Reciclagem de Dois Irmãos (imagens abaixo), as crianças e professores se sensibilizam mais ao ver os trabalhadores abrindo as sacolas de lixo que vêm de suas residências.


Alunos da Educação Infantil visitando a Usina de Reciclagem




Alunos do Ensino Fundamental visitando a Usina de Reciclagem



Além das escolas e da comunidade doisirmonense, a Central de Reciclagem também recebe muitos visitantes de vários municípios do Rio Grande do Sul e outros Estados, a fim de conhecer a nossa experiência. As informações na tabela abaixo foram repassadas pela Cooperativa de Recicladores de Dois Irmãos, a qual possui contrato com a Prefeitura pra realizar a triagem e a comercialização dos resíduos inorgânicos, bem como receber as escolas e demais visitantes para trabalhos de educação ambiental.

Além do valor que a Prefeitura repassa à Cooperativa, todo o lucro com a comercialização dos materiais fica com os associados da Cooperativa, garantindo a sustentabilidade financeira das 37 famílias que trabalham na coleta e na separação dos resíduos sólidos domésticos.


Ano

Número de visitantes

na Usina de Reciclagem

2013

1.044

2014

1.548

2015

1.373

2016

1.227



5.3 Projeto Teatro vai à escola

Todos os anos o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, desenvolve o projeto “teatro vai à escola”, levando peças teatrais a todas as escolas das 3 redes de ensino (municipal, estadual e particular), com temas sobre a questão ambiental, a fim de sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação do ambiente como um todo.

Peças como “Lixo é Lixo?” (imagem abaixo), “Afinal, depende de quem?” (imagem abaixo), abordaram a importância da separação dos resíduos corretamente, bem como o respeito para com os horários da coleta seletiva, sendo assistidas por mais de 3.000 alunos, a cada ano, nos turnos da manhã e tarde.



Peça teatral “Lixo é Lixo?”


Peça teatral “Afinal depende de quem?”



5.4 Projeto Monitores Ecológicos no contraturno escolar


Embora a educação ambiental deva estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal (lei 9.795/99, art. 2º), entendemos que oferecer projetos no contraturno escolar, que visem aprofundar e difundir práticas de educação ambiental no ambiente escolar e na sociedade como um todo, é poderoportunizar atividades educativas à crianças e jovens, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos.


De acordo com a Carta da Terra, item IV. DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ:


...


14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.


  1. Oferecer a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável.



Desde o ano 2000, o município de Dois Irmãos, através da Secretaria de Educação, incentiva o desenvolvimento de projetos de educação ambiental no contraturno escolar. O projeto iniciou numa escola da rede municipal no ano de 2000, há 17 anos, com 12 alunos. Este ano são 182 alunos que fazem parte do Projeto, em 9 escolas da cidade, sendo 7 escolas da rede municipal, 1 escola estadual e 1 colégio particular.

Diversas atividades são desenvolvidas no ambiente escolar (imagens abaixo) e fora dele.



Composteira para resíduos orgânicos em escolas da rede municipal

Separação dos resíduos no ambiente escolar

Reaproveitamento de resíduos: pneus sendo utilizadas como floreiras


Cada professor(a) coordenador(a) possui carga horária específica, que varia de 2 a 4 horas semanais. Anualmente, na semana municipal de meio ambiente, todos os alunos se encontram para trocar experiências, em que cada escola/projeto apresenta suas atividades. No final do ano, todos os alunos que obtiveram frequência superior a 75% ao longo do ano, participam de um “passeio” educativo de integração, totalmente gratuito, como reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMA e patrocínio do Fundo Municipal de Meio Ambiente– FUNDEMA (ver tabela abaixo, com os locais dos passeios).


Informações sobre os passeios de final de ano, dos alunos participantes do projeto de Monitores Ecológicos



A partir de 2010, a Secretaria de Educação passou a contar com uma pessoa para atuar na coordenação de educação ambiental, e as informações sobre os projetos nas escolas passaram a ser tabulados, conforme gráficos e imagens abaixo.




Gráficos que demonstram a evolução do projeto de 2010 a 2017: o percentual de frequência aumentou em 2017 em relação a outros anos





Saídas de integração dos alunos dos projetos de Monitores Ecológicos, a cada final de ano: educação ambiental na prática (Quinta da Estância Grande em Viamão/RS e Fazenda Sono Meu – Canela/RS





2017: Quinta da Estância Grande, Viamão/RS – 150 Monitores Ecológicos


5.6 Formação continuada para professores


De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei N° 9.795/99:

...

Art. 10.A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

§ 1.o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino

...

Art. 11.A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

Parágrafo único. Os professores e, atividade devem receber formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente ao cumprimento dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.

É importante que a Secretaria de Educação esteja atenta à Política Nacional de EA, uma vez que as questões ambientais devem estar articuladas com todas as disciplinas. No entanto, o que observamos é que muitos professores não receberam a informação e/ou sensibilização para com a temática ambiental. Naturalmente percebemos que esta é uma demanda que acaba “sobrando” paraos professores de ciências.

Para promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e também interdisciplinarmente, precisamos oferecer oportunidades em que os professores possam se apropriar das informações para poder repassar aos seus alunos.

Anualmente, o município oferece uma carga horária de 30 horas de formação para todos os professores da rede municipal. Parte destas horas é pensada para o coletivo (em média 16 horas) e o restante (em média 18 horas) cada escola tem autonomia no que tange contratar profissionais específicos para a formação que atenta a demanda de cada escola.

A pauta ambiental sempre está presente, seja em forma de palestras ou mini-cursos (imagem abaixo), a fim de que os profissionais se apropriem das questões ambientais e também da realidade ambiental de Dois Irmãos, pois muitos profissionais residem em outros municípios e não adquiriram o hábito da separação dos resíduos.

Frequentemente o município disponibiliza às escolas livros didáticos sobre educação ambiental, para professores da educação infantil e ensino fundamental, séries iniciais e finais.


Mini-curso sobre sustentabilidade ambiental, para professores da rede municipal

(Jornal NH, pág. 03, de 07/08/2011)

Mini-curso sobre sustentabilidade ambiental, para professores da rede municipal

(Jornal Dois Irmãos, pág. 05, de 26/04/2011)

5.6.1 Projeto “Lixo Transparente”

Para avaliar os índices de separação dos resíduos pela população e, a partir daí, intensificar os trabalhos de sensibilização junto à comunidade, a Secretaria de Educação da Prefeitura entende que este trabalho deva ser iniciado pelas escolas, pois foi através delas que os trabalhos de Educação Ambiental iniciaram, antes da implantação da coleta seletiva de lixo.

Portanto, em 2013, foi lançado o Projeto “Lixo Transparente”, o qual tinha por objetivo oferecer, às escolas interessadas (da rede municipal de ensino), uma avaliação quali-quantitativa dos resíduos produzidos em cada unidade educativa, além de promover debates e palestras com professores, alunos e funcionários em geral.

Todas as Unidades Educativas da rede municipal aceitaram o desafio e os resíduos foram recolhidos separadamente, uma vez por semana, durante 3 meses, em 12 Unidades.


O projeto se deu da seguinte maneira:


  1. Apresentação da proposta para a equipe da Secretaria de Educação;

  2. Apresentação da proposta para Prefeita, representante da usina de reciclagem e da Secretaria de Serviços Urbanos;

  3. Apresentação da proposta para as equipes diretivas (diretores, vice diretores, pedagogos);

  4. Apresentação da proposta para professores e serventes durante as reuniões pedagógicas das escolas, individualmente;

  5. Participação dos Monitores Ecológicos (projetos do contraturno escolar) na campanha de separação do lixo na escola;

  6. Implantação do projeto, acompanhamento na execução do preenchimento das planilhas e tabulação;

  7. Divulgação dos resultados;

  8. Avaliação do Projeto visando melhorias.



PROCEDIMENTOS PRÁTICOS DURANTE A EXECUÇÃO:

Separação e acondicionamento:

O projeto consistiu na separação do lixo das escolas, em seco e orgânico, em sacos distintos, etiquetados com a identificação da Instituição, bem como o tipo de lixo (seco ou orgânico) – etiquetas produzidas pela Secretaria de Educação (imagem abaixo).

Para colocar o projeto em prática, inicialmente foi realizada uma ação sensibilizadora das lideranças de cada Instituição para que compreendessem a importância do projeto e os benefícios que ele trará para o ambiente.


Coleta:

Este lixo foi recolhido separadamente por um caminhão da Prefeitura, uma vez por semana, num período de 3 meses, por 2 anos consecutivos (2013 e 2014), e os dados da coleta anotados em planilha.


Pesagem:

Chegando na Central de Triagem, o lixo foi pesado separadamente (orgânico e seco) e informações de cada Unidade Educativa (como por ex. o índice de separação, quantidades de lixo seco e orgânico,...) foram registradas em planilha específica.

Por amostragem, pelo menos uma vez ao mês, foram abertos sacos e feita uma amostragem (“quarteamento”), a fim de fazer levantamento quali-quantitativo do lixo (quantidade de papel, plástico, metal,...).

Cada escola recebeu, como identificação, uma letra do alfabeto, como por exemplo: EMEF Felippe Alfredo Wendling, escola “A”; EMEF Albano Hansen, escola “B”, a fim de que o projeto não estimulasse uma competição entre as escolas. O único objetivo foi o de medir a qualidade da separação dos resíduos de cada escola, a fim de que ela se apropriasse destes dados para fins de análise da qualidade da educação na escola e, a partir destes, elaborasse projetos para a melhoria e/ou manutenção da qualidade na separação.

As imagens abaixo demonstram algumas das etapas do projeto.




Servente de escola separando e acondicionando os resíduos

Garis realizando a coleta nas escolas




Jornal NH,de 30/08/2013, pág. 08


Jornal O Diário, out/2013, edição nº 17, pág. 13



Índices de separação dos resíduos, por escola, durante 3 meses de pesagem em 2013

Índices de separação dos resíduos, por escola, durante 3 meses de pesagem em 2014




Os resultados acima comprovam a importância da manutenção dos projetos de educação ambiental, intensificando as campanhas de separação. No ano em que o projeto foi lançado, em 2013, os índices de separação foram um pouco superiores aos de 2014, reforçando que toda a ideia nova é bem aceita e aderida por todos, mas com o passar do tempo existe uma “acomodação” das pessoas em relação aos projetos.

O Projeto lixo transparente, além de medir os índices de separação nas escolas, também serviu para que a administração municipal intensificasse as campanhas educativas nas escolas e na comunidade, através da confecção de materiais educativos que serão demonstrados a seguir.


5.6 Produção de material didático educativo: cartilhas educativas e gibis

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei N° 9.795/99:

Art. 8.o As atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas na educação em geral e na educação escolar, por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:

...

III – produção e divulgação de material educativo;


A elaboração de material educativo é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. No entanto, deve-se ter o cuidado para que não se torne apenas material a ser descartado nas lixeiras ou no ambiente sem qualquer cuidado.

As estratégias de distribuição são fundamentais para que o material atinja o real motivo, que é o de informar e sensibilizar a população. Estratégias como material de pesquisa em bibliotecas, sacolas literárias que são levadas para as famílias através dos filhos que estudam nestas instituições,debates em salas de aula, entrega de porta em porta, entre outros, são muito eficientes.

Abaixo, alguns dos materiais educativoselaborados pela municipalidade nos últimos 7 anos, produzidos a partir de papel reciclado, pois temos esse cuidado especial de praticar aquilo que falamos: a educação ambiental se faz com a prática e não com palavras!



Cartilha educativa


Ímã de geladeira


Cartilha educativa




Cartilha educativa



Gibi sobre reciclagem



Gibi sobre reciclagem






Jornal NH de 11/05/2017, pág. 09

Jornal NH de 11/05/2017, capa



Jornal O Diário, de 30/05/2017, pág. 08




O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, em seus princípios da Educação Ambiental, diz que:

...


item 2 A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formais, não formais e informais, promovendo a transformação e a construção da sociedade”.


...


Item 4 A educação ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político, baseado em valores para a transformação social.


A partir de todos os relatos, acreditamos que um Programa de Educação Ambiental bem estruturado serve de instrumento de transformação social. População educada e bem informada sempre lutará pela sadia qualidade de vida de todos, independentemente de questões partidárias.



6. Referências Bibliográficas:


BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Brasília, 28 abril 1999.


DISCUSSÃO, Revista em.AUMENTO DA PRODUÇÃO DE LIXO TEM CUSTO AMBIENTAL. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/emdiscussao/edicoes/residuos-solidos/mundo-rumo-a-4-bilhoes-de-toneladas-por-ano. Acesso em: 30 novembro 2017.


DOIS IRMÃOS, Prefeitura Municipal de (Org).PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL- Dois Irmãos, 2012. Volume I.



DOIS IRMÃOS, Prefeitura Municipal de (Org). PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL - Dois Irmãos, 2012. Volume IV.


METROPLAN – FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO E REGIONAL/RS. Plano Diretor de resíduos sólidos da região metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: METROPLAN, 1998, Volume II-L7. 53p. (Org. AZAMBUJA, E. et al.)



TERRA, Carta da. A CARTA DA TERRA EM AÇÃO. Disponível em: http://www.cartadaterrabrasil.com.br/prt/texto-da-carta-da-terra.html. Acesso em: 27 novembro 2017.


TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/trat_ea.pdf. Acesso em: 30 novembro 2017.


Jornal O Diário, Dois Irmãos, 02 de junho de 2004.


Jornal Dois Irmãos, Dois Irmãos, 06 de junho de 1995.


Jornal Dois Irmãos, Dois Irmãos, 09 de julho de 1998.


Jornal NH, Novo Hamburgo, 07 de agosto de 2011.


Jornal Dois Irmãos, Dois Irmãos, 24 de abril de 2011.


Jornal NH, Novo Hamburgo, 30 de agosto de 2013.


Jornal O Diário, Dois Irmãos, outubro de 2013.


Jornal NH, Novo Hamburgo, 11 de maio de 2017.


Jornal O Diário, Dois Irmãos, 30 de maio de 2017.






Ilustrações: Silvana Santos