Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
16/09/2018 (Nº 65) VOCÊ SE DIZ SAUDÁVEL, MAS SEUS PENSAMENTOS SÃO SAUDÁVEIS TAMBÉM?
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3287 
  

 

Você se diz saudável, mas seus pensamentos são saudáveis também?



Voce é saudável?

Você como um todo, não somente uma parte sua...

Explico: você se alimenta bem? Faz exercícios? Escova os dentes, toma banho? Bebe dois litros de água por dia? Respondeu sim a todos estes itens? Parabéns, você é aparentemente saudável.

Aparentemente, Marina? Mas, do que você está falando? Eu me preocupo com meu corpo e faço muitos sacrifícios para seguir as regras de ser saudável e você diz “aparentemente”?

Pense comigo, você acaba de comprar aquele bicho de estimação que você queria há muito tempo, pode ser um cachorro, gato, cavalo, e gastou uma grana, você economizou anos para conseguir este bichinho.

A primeira coisa que você faz é leva-lo ao veterinário, você compra para ele a melhor e mais bonita caminha, e aí, como alimento dele, por ser fim de semana, você dá três pedaços de pizza, dois pastéis, um litro de refrigerante e nada de água, nem exercício?

Eu nunca faria isso com o meu bichinho de estimação!

Ah é? E porque você faz com você?

Você já ouviu falar de sabotadores e de pensamentos limitantes?

Podemos ter mais de 20 sabotadores atrapalhando-nos em tudo, tudo mesmo!

E um sem fim de pensamentos limitantes!

Pense em seu cérebro como as engrenagens de um relógio.

Agora imagine que essas engrenagens são movimentadas com seus pensamentos.

E você está se esforçando para ser a sua melhor versão em todos os sentidos.

Você se programou para passear todos os dias com o cachorro que você comprou, mas no segundo dia já não foi. Se programou para se alimentar melhor e beber mais água, e no terceiro dia já deixou esta resolução para lá.

E aí você se pega falando para você mesmo, “que fracasso de pessoa eu sou”, “não termino nada do que eu inicio”.

Mas sem se dar conta do motivo, e você continua se criticando, e sempre foi assim com frases do tipo: “eu não presto para nada”, “não adianta, eu nunca vou mudar”.

Agora vou te explicar, quanto mais deste tipo de pensamento você tiver, mais você vai fracassar. Como eu disse nosso cérebro é como as engrenagens de um relógio:

- um pensamento negativo, leva a um sentimento (emoção) negativo, que leva a um comportamento negativo, que termina em um habito negativo também!

Marina, não estou entendo nada!

Acompanhe então: você vai dormir, mas antes de dormir pensa, amanhã vou levantar tomar um café saudável e vou fazer exercício.

Aí você acorda, bate aquela preguiça e você não vai nem tomar o café saudável, muito menos se exercitar. E pensa: “caracavéio você faz tudo errado!” depois disso você se levanta maus, come o que tiver pela frente, coloca qualquer roupa pra ir trabalhar, chega de saco cheio no trabalho e seu dia é péssimo, não deu nada certo e para piorar, você encheu a cara a noite e ficou com aquele crush que te despreza, sempre que tem a chance.

Se identificou?

É assim que o cérebro funciona.

O contrário é verdadeiro também!

Se você iniciar seu dia com pensamento do tipo: que dia lindo, hoje vai dar tudo certo! Se olha no espelho e diz: eu quero, eu posso, eu consigo!

E você toma um café da manhã maravilhoso, pois está feliz e seu dia é bacana!

Um pensamento positivo leva a uma emoção positiva, e este a um comportamento positivo e a um hábito positivo!

São 4 engrenagens cerebrais, que são influenciados por traumas de infância, frases que ouvimos a vida toda como: dinheiro é sujo (não vai conseguir ser rico), Deus ajuda quem cedo madruga (quem acorda tarde Deus não ajuda?!), homem não chora, mulher não joga futebol, e por aí vai… São inúmeras!

E essas frases arraigadas em nosso subconsciente, nos travam, nos paralisam, sem que a gente perceba. Fazem com que a gente se auto sabote!

Pense nisto e você pode sim, se tornar a melhor versão de si mesmo!

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental e Coach de Emagrecimento Consciente. marina.strachman@gmail.com



Ilustrações: Silvana Santos