Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
16/09/2018 (Nº 65) PROJETO TRILHAS DA NATUREZA PROMOVE VISITA AO CERRADO DA UFSCAR
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3297 
  

PROJETO TRILHAS DA NATUREZA PROMOVE VISITA AO CERRADO DA UFSCAR

Dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, bioma que, infelizmente, ainda é muito ameaçado no Brasil. Segundo a bióloga Liane Printes, chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental da UFSCar, essa área natural é considerada berço das águas e possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do país. Mas, somente no Estado de São Paulo, apenas 1% de toda sua cobertura original segue preservada.

Para marcar a data, conscientizar e celebrar o privilégio de contar com um Cerrado no Campus São Carlos da UFSCar, o projeto Trilhas da Natureza promove hoje, a partir das 18h30, mais uma visita monitorada ao Cerrado da Universidade. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar esse importante bioma e conhecer mais sobre suas particularidades.

A atividade, que tem duração aproximada de duas horas e meia, é gratuita e aberta a toda a comunidade. O ponto de encontro é o Departamento de Apoio à Educação Ambiental da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos. Para participar, é preciso estar de sapatos fechados e calças compridas, além de ser recomendado usar protetor solar, repelente de insetos, chapéu ou boné e levar água. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com

O projeto “Trilhas da Natureza” acontece há 26 anos na UFSCar. A iniciativa começou no Departamento de Botânica e, no início, era realizado para a formação dos estudantes de Biologia, tanto no aprendizado quanto na recepção de alunos da educação básica para ensiná-los sobre educação ambiental. Com o passar do tempo as possibilidades foram crescendo, o projeto passou a receber outros participantes e a propor novas atividades. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Facebook.

Fonte: https://www.radio.ufscar.br/noticias-ufscar/projeto-trilhas-da-natureza-promove-visita-ao-cerrado-da-ufscar/



Ilustrações: Silvana Santos