Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
11/06/2019 (Nº 68) FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO RESILIENTE AO CLIMA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3747 
  



FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO RESILIENTE AO CLIMA





Workshop Reino Unido-Brasil, 9 a 12 de setembro de 2019

Foz do Iguaçu, Brasil





Prazo para inscrição: 16 de junho de 2019





Gostaríamos de convidar pesquisadores em início de carreira do Reino Unido e do Brasil para se candidatarem a um empolgante workshop em que você testará ideias, juntamente com formuladores de políticas, sobre a questão premente do financiamento do desenvolvimento resiliente ao clima urbano.



A América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo hoje, e espera-se que o crescimento nos centros urbanos continue a aumentar até 2050, quando cerca de 9 de cada 10 pessoas viverão nas cidades. Além disso, as cidades estão sendo cada vez mais afetadas por eventos climáticos extremos, que devem se tornar mais frequentes e intensos, portanto, precisam construir a resiliência climática. As cidades pequenas e médias, no entanto, muitas vezes são mais vulneráveis ​​aos impactos climáticos e carecem de recursos humanos, materiais e financeiros, se querem avançar no desenvolvimento resiliente ao clima, precisam de acesso a mecanismos de financiamento tradicionais e não tradicionais. Exploraremos as opções de financiamento que os gestores de políticas das cidades podem acessar para construir capacidades de resiliência climática. Essas opções incluem, por exemplo, seguros, finanças privadas, fontes fiscais, títulos verdes, financiamento para desenvolvimento, fundos de pensão, microfinanciamento etc. Também vamos explorar quais são os recursos internos que as pequenas e médias cidades têm para financiar o desenvolvimento resiliente.



Este workshop faz parte da iniciativa Researcher Links, e pretende promover a colaboração de pesquisa entre pesquisadores de início de carreira no Reino Unido e no Brasil nessa área. Busca fomentar uma rede de pesquisadores para produzir pesquisas inovadoras e orientadas para o impacto, que possam beneficiar as cidades brasileiras e levar à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em particular, o objetivo é criar um impactopositivo, tornando as cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade de vida da população urbana, especialmente aquelas que são mais vulneráveis ​​aos impactos climáticos.

Essa convocação é voltada especialmente para pesquisadores em início de carreira no Reino Unido e no Brasil, de uma ampla gama de áreas científicas e acadêmicas, a fim de garantir a colaboração interdisciplinar e o pensamento inovador. Com o apoio de acadêmicos estabelecidos dos dois países, o workshop busca contribuir para o desenvolvimento da carreira dos participantes, expandindo seus vínculos internacionais, estimulando diálogos interdisciplinares e criativos, compartilhando conhecimentos, experiências, teorias, metodologias e abordagens.

Aplicação

Por favor, preencha e envie a inscrição online até 16 de junho de 2019 (22:00 hora do Reino Unido). Como parte do aplicativo on-line, você precisa fazer o upload de um CV de duas páginas atualizado em formato pdf.

O aplicativo online pode ser acessado através do seguinte link:

https://forms.gle/aiVcw61uJFtFSVZV7

O acesso ao formulário on-line também pode ser acessado no site do workshop:

https://sites.google.com/view/uk-brazilworkshop/home

Se você precisar de mais informações, por favor envie um email para os organizadores do workshop. Para candidatos relacionados ao Reino Unido, entre em contato com Marco Sakai (marco.sakai@york.ac.uk). No caso de candidatos brasileiros, contatar Irene Carniatto (irene.oliveira@unioeste.br).

Critério de eleição:

O workshop destina-se a pesquisadores em início de carreira que tenham um PhD ou experiência de pesquisa equivalente e que não tenham mais de 10 anos de experiência acadêmica ou profissional desde a conclusão do curso.

Os candidatos também devem ser baseados em uma instituição reconhecida no Reino Unido ou no Brasil e atualmente ocupam uma posição acadêmica ou de pesquisa (temporária ou permanente).

Os candidatos devem realizar pesquisas interdisciplinares envolvendo (mas não se limitando a) os seguintes campos: economia, finanças, gestão de negócios, engenharia, geografia, sociologia, planejamento urbano, climatologia, ecologia, etc.

Os candidatos devem se comprometer a participar de todas as atividades do workshop.



As inscrições recebidas após o prazo não serão consideradas.

Critérios para seleção:

Experiência e relevância da pesquisa do candidato para o workshop;

Motivação e contribuição para os objetivos do workshop;

Experiência em engajar-se com múltiplos stakeholders e pesquisas transdisciplinares;

Capacidade de divulgar os resultados do workshop.

Os candidatos serão notificados por email duas semanas após encerrado o prazo.



Oportunidades iguais

Como a principal organização de relações culturais do Reino Unido, o British Council está fortemente comprometido com o EqualOpportunity&Diversity. Os organizadores do workshop se comprometem a garantir que essas políticas sejam aplicadas no processo de seleção e durante o evento. Apoio extra será fornecido para permitir a participação de pesquisadores em início de carreira com necessidades especiais.



Detalhes do local e da viagem

O workshop será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, onde a UNIOESTE possui um campus. Esta cidade faz parte da chamada região da Tríplice Fronteira, pois faz fronteira com a Argentina e o Paraguai.



Por favor, note que, se selecionado, você precisará organizar a sua própria viagem, que para os pesquisadores do Reino Unido será reembolsada até um limite razoável. Para os pesquisadores brasileiros as passagens aéreas serão adquiridas pela instituição organizadora, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Os custos de alojamento e subsistência serão cobertos pelas instituições organizadoras. Os custos do visto não serão cobertos e os participantes são responsáveis por tomar todas as providências necessárias. Os participantes são encorajados a comprar seguro médico e de viagem adequado. O British Council e a Fundação Araucária não se responsabilizam por quaisquer problemas que possam ocorrer quando os participantes estiverem no país, em decorrência do evento.



Ilustrações: Silvana Santos