Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Gestão Ambiental
08/06/2020 (Nº 71) RESPONSABILIDADE PARA A RECICLAGEM
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3967 
  

RESPONSABILIDADE PARA A RECICLAGEM

Sandra Barbosa



O consumo de materiais vai chegando numa escala progressiva e arrastando consigo um contingente de problemas. É incontestável a necessidade de revertermos este quadro, que em maior ou menor escala atinge todas as cidades do mundo, não existe mais a diferença entre as zonas urbanas, periféricas ou rurais, o descarte de material reciclável ou não é uma dura realidade.

A responsabilidade de cada um e de todos juntos é buscar alternativas que reduzam estes resíduos.

Assim voltando este tema para um dos resíduos permanentes nas cozinhas seja, de restaurantes, refeitórios ou domésticas: o óleo de fritura.

Seu dano ambiental é alto, quando descartado em natura, seja em solo, em vasos de plantas, no esgoto doméstico. Grande parte dos casos de entupimentos da canalização de esgotos é por acúmulo de gorduras insaturadas (óleos vegetais, margarinas). Sempre se busca, alternativas na reciclagem já que o REUSO é desaconselhável por causar dano a saúde (absorve toxinas após primeira fritura).

Sugestão para o aproveitamento do óleo usado / Sobras de óleo de frituras –

FAÇA SABÃO EM CASA!

Reportagem: Sabão Frio - Uma receita fácil e simples!

Qualquer pessoa poderá fazer para uso próprio ou complemento do orçamento do lar!

Assim se faz economia doméstica por excelência!

- Coloque no balde, 1kg de soda cáustica e 2 litros de água. Misture com uma colher de pau até diluir totalmente. Você perceberá que esta mistura ficará bem quente.

- Junte 4 litros de óleo (sobras de frituras). Continue mexendo com a colher de pau.

- Acrescente 1 litro de álcool e misture até se obter a consistência de pasta.



Obs.: acrescentar junto com o álcool a fragrância de pinho para ficar perfumado.

- Despejar esta mistura em um caixote de madeira forrado com um pano limpo.

- Acomode a pasta no caixote. Deixe secar totalmente e corte os pedaços de sabão no tamanho desejado.

Dica: Depois dos primeiros 15 minutos de secagem, cria-se uma crosta na parte superior da pasta, permitindo o toque das mãos para que se possa modelar e deixá-lo com a superfície bem lisa para um corte uniforme.

Importante! As sobras de óleo utilizada, são de todo e qualquer tipo de frituras menos a de peixe.

ATENÇÃO: É necessário usar equipamentos DE PROTEÇÃO, como luvas de borracha, pela ação da soda cáustica e dispensar o auxílio das crianças nesta tarefa.

(Fonte: Revista Arte em Reciclar - Ano 2 - número 4)

Ilustrações: Silvana Santos