Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
11/12/2021 (Nº 73) CRISE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE COLATINA NA ÁREA RURAL DE CÓRREGO JOÃO PRETINHO: UM RECORTE HISTÓRICO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4056 
  

CRISE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE COLATINA NA ÁREA RURAL DE CÓRREGO JOÃO PRETINHO: UM RECORTE HISTÓRICO

WATER CRISIS IN THE MUNICIPALITY OF COLATINA IN THE RURAL AREA OF CÓRREGO JOÃO PRETINHO: A HISTORICAL OUTLINE



Cintia Pancieri

Mestrando em ciências, tecnologia e educação pela Faculdade Vale do Cricaré - FVC; cintiapancieri@hotmail.com, Rua Enzo Ferrari- Bairro Vila Verde, Colatina - ES, (27)99692-4834.

Rosiane Ferreira Paz Oliveira

Mestrando em ciências, tecnologia e educação pela Faculdade Vale do Cricaré - FVC; rosianefpaz@hotmail.com, Rua Projeta S/N Bairro: Jaqueira, Município: Presidente Kennedy-ES. (22)997455859.

Rozana Paz Martins Marvila

Mestrando em ciências, tecnologia e educação pela Faculdade Vale do Cricaré - FVC; rozanapaz@hotmail.com, Rua Projetada S/N Bairro: Jaqueira Cidade: Presidente Kennedy, (028) 99903-0029.

José Geraldo Ferreira da Silva

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa; Rua afonso Sarlo, 160. Bento Ferreira, 29052010 - Vitória, ES – Brasil.

Désirée Gonçalves Raggi

Doutorada em Educação - Universidad del Norte - Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; desireeraggi@yahoo.com.br, Av. Vitória - 1729

Jucutuquara, 29100040 - Vitória, ES – Brasil.



RESUMO

A crise hídrica tem suas origens na degradação do meio ambiente. Este por sua vez encontra início no crescimento de atividades produtivas consequência das mudanças econômicas, políticas e no modo de consumo das pessoas. Grandes impactos foram lançados a esses elementos com a transformação econômica que o mundo sofreu ao longo dos anos. O trabalho traz um recorte sobre o tema abordando a região do Córrego de João Pretinho, situada no município de Colatina/ES e o surgimento da crise hídrica no lugar bem como a projeção macro do problema para esse ponto em específico. O objetivo geral do trabalho foi o de reconhecer o recorte histórico que deu origem à crise hídrica enfrentada pela comunidade do Córrego de João Pretinho. Para o alcance desse objetivo foram realizadas entrevistas junto aos moradores do local na perspectiva de coletar informações sobre o que vivenciaram desde a década de 30 até os dias atuais traçando-se uma trajetória do surgimento da crise no espaço. Os dados coletados apontam para um percurso histórico de degradação devido às atividades econômicas da época, o surgimento da crise e a falta do maior recurso não renovável e essencial à vida até a conscientização e a preservação das nascentes, matas e áreas de solo.

Palavras-Chave: Meio ambiente. Recursos. Crise Hídrica. Conscientização. Sustentabilidade.



ABSTRACT

The water crisis has its origins in the degradation of the environment. This in turn finds its beginning in the growth of productive activities as a consequence of economic, political changes and in the way people consume. Great impacts were launched on these elements with the economic transformation that the world has undergone over the years. The work brings an outline on the theme addressing the Córrego de João Pretinho region, located in the municipality of Colatina / ES and the appearance of the water crisis in the place as well as the macro projection of the problem for that specific point. The general objective of the work was to recognize the historical outline that gave rise to the water crisis faced by the community of Córrego de João Pretinho. To achieve this goal, interviews were conducted with local residents in order to collect information about what they experienced from the 1930s to the present day, tracing a trajectory of the emergence of the crisis in space. The data collected point to a historical path of degradation due to the economic activities of the time, the emergence of the crisis and the lack of the largest non-renewable resource that is essential to life until the awareness and preservation of springs, forests and soil areas.

Keywords: Environment. Resources. Water Crisis. Awareness. Sustainability.



1 INTRODUÇÃO

O artigo aborda sobre a crise hídrica na região de Córrego João Pretinho e o percurso histórico que fomentou esse problema apontando comportamentos, impactos econômicos e consequências que as ações agrícolas e pecuárias propuseram com o lugar. Os problemas que afetam direta e indiretamente na escassez do recurso não renovável como a água são originários de vários fatores incluindo em um patamar principal, o desmatamento. Isso porque quanto menor a quantidade de vegetação nativa, menor a quantidade de fontes e volumes de água. Além de essa ação causar um impacto direto e em médio prazo para os lugares também é desencadeador do surgimento da desertificação em longo prazo.

As atividades agrícolas podem ser consideradas como desencadeantes da “necessidade” de desmatar o que quando mal planejada afeta outras diversidades locais da área. A compreensão por estes indivíduos que o desmatamento tem uma grande influência sobre o ciclo hidrológico muitas vezes é difícil e perdura por anos até sofrerem com as próprias consequências.

Neste sentido, pergunta-se: como a mudança da economia que supervalorizou as produções agrícolas deu ênfase para o desmatamento e consequentemente para o surgimento da crise hídrica na região do Córrego de João Pretinho situado no município de Colatina, ao noroeste do estado do Espírito Santo? O estudo sobre essa região vai ao encontro do conhecimento sobre uma área extremamente preservada na década de 30 e que viu no percurso histórico até o século XXI uma degradação impactante e que modificou toda a paisagem e funcionalidade daquela terra.

O objetivo geral do estudo é reconhecer o recorte histórico que deu origem à crise hídrica enfrentada pela comunidade do Córrego de João Pretinho. Para o alcance desse intuito é preciso reconhecer como era a região na década de 30 (ponto inicial da pesquisa); traçar a trajetória das atividades que ali se instalaram; apontar os fatores que resultaram na escassez da água no local.

A pesquisa se pauta no estudo de caso da região supracitada ouvindo através de relatos de moradores antigos e mais recentes sobre como vivenciaram essa experiência junto às suas atividades. O tema é justificável por se tratar de um exemplo para que as ações agrícolas e o uso da cobertura do solo sejam planejados e sustentáveis. Não há como desenvolver quaisquer ações lucrativas ou de negócios sem pensar nos impactos que as mesmas podem causar ao meio ambiente e às comunidades do entorno.



2 A CRISE DE 1929 E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA

A crise de 1929 foi avassaladora para todo o mundo. A bolha financeira explodiu por meio da alta queda de cotações na Bolsa de Nova York e assim inicia-se o grande impacto mundial e resquícios na economia generalizada. Alguns dos principais fatores que originaram tal problema partindo dos Estados Unidos foram o declínio indústria, as barreiras surgidas na agricultura, a saturação do setor imobiliário e a desorganização no setor bancário (FARIA, 2016).

Houve o surgimento de desemprego, falências, pobreza, declínios de preços dentre outros fatos desastrosos. Esses e outros efeitos não só permaneceram no ano em questão como também perduraram por diversos anos impactando setores, lugares e pessoas. A profundidade da crise foi intensa influenciando nos agregados econômicos reais. Toda a economia mundial desacelerou. A crise de 1929 foi, acima de tudo, um colapso geral de qualquer tipo de produção em quase todo o mundo industrializado. Surgiu de maneira violenta e contrastante submetendo o mundo ocidental a um revés comparável ao dos dois conflitos mundiais que o enquadram cronologicamente (GAZIER, 2009).

É notório dizer que 1929 foi um divisor de águas na economia e atividades de todos os setores e consequentemente no comportamento da sociedade. No início deste ano, várias empresas já começavam a falir e o governo não interferia nesse cenário. Nas grandes fazendas e propriedades produtoras de alimentos, os fazendeiros não conseguiam escoar a sua produção nem mesmo para o mercado interno. Era muito alimento para pouca procura e com isso os preços caíam drasticamente. Em outras situações, produtos passaram a produzir menos, comprando menos maquinário, contratando pessoal suficiente para as tarefas fazendo com que cidades pequenas e que dependiam em grande parte do agronegócio nos Estados Unidos entrassem em colapso como afirma Alves (2015).

A crise de 1929 foi caracterizada como sendo de sobre acumulação onde Campos (2016) afirma que poderia ter sido resolvida se houvesse novos investimentos em maturação.

Na América Latina, a crise trouxe duras mudanças onde surgiu pressão forte por parte dos Estados Unidos e da Inglaterra forçando exportações mediante acordos que só favoreciam a esses países e, contudo colocavam obstáculos nas importações interrompendo uma política econômica liberal. Neste cenário houve a divisão de dois grandes grupos de países que enfrentaram a crise de maneiras diferentes. Enquanto nações como Equador se mantiveram na crise durante anos, Brasil, México e outros enfrentaram mais rapidamente o problema trazendo inovações e alterações nos processos políticos (CANO, 2015).

No Brasil a crise de 1929 impactou o Governo de Getúlio Vargas que perdurou no período de 1930-1945. Os produtores rurais estavam otimistas quanto às ações que o governo os propunha. A racionalização do trabalho e a valorização de mão de obra brasileira eram um dos elementos defendidos por Vargas. Desse modo, os produtores acreditavam ter chance de aumentar as produções cafeeiras. O governo considerava que o setor rural atrasava a produção e, por isso, propôs algumas medidas que despertava a economia local (WELCH, 2016).



2.1 O PERÍODO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: GOVERNO, ECONOMIA E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Oliveira (2008) afirma que o estado do Espírito Santo em períodos antigos era considerado como uma capitania que não demonstrava relevância no aspecto econômico enfrentando sérios problemas de evolução.

Segundo Araújo (2012) a economia do estado do Espírito Santo passou por um ciclo de três fases sendo o primeiro ocorrido no meado do século XIX até o ano de 1950 conhecido como o ciclo do café de base familiar e sendo produzido em pequenas colônias de imigrantes. O segundo ciclo pode ser constatado dentre os anos de 1960-1990, ou seja, durando cerca de trinta anos onde se iniciou a instalação de pequenas e médias empresas no estado na primeira metade deste período e logo depois a iniciação de grandes projetos em industrialização. E, por fim, o terceiro ciclo tendo início na década de 90 e caracterizado pelo crescimento da dependência de commodities onde a indústria de petróleo ressurgiu com significativa força.

Dias (2012) destaca os principais elementos que compõem o segundo ciclo no estado:

Industrialização empreendida pelo grande capital externo ao Estado (estrangeiro e nacional);

Predominância da população urbana;

Agricultura diversificada e instalação de agroindústrias; Aprimoramento da logística voltada ao comércio exterior;

Inserção da economia local na lógica de desenvolvimento nacional; e

Articulação das lideranças locais e nacionais (DIAS, 2012, p.22).



Caçador (2009) ainda explica que no primeiro ciclo as principais características mercantis eram a monocultura mercantil de base familiar e o beneficiamento do café. No segundo ciclo houve um forte incentivo por parte do governo para os investimentos de empresas locais de médio e grande porte. Já o terceiro ciclo é denominado como o período de diversificação concentradora.

Dias (2012) resume sucintamente esse primeiro ciclo como apresentação das seguintes características: ocupação do interior do estado; predominância da população rural; monocultura mercantil de base familiar; pequenas propriedades e principais atividades urbanas voltadas às atividades agrícolas.

Certamente a economia principal do estado do Espírito Santo foi os cultivos agrícolas principalmente os do café. O estado ocupava o segundo lugar na região sudeste em produtividade do café com uma parcela de 25% do total colhido (ESPÍRITO SANTO, 2001).

Sem grandes alterações econômicas, manteve-se o Espírito Santo até o início do século XIX, quando governava Antônio Pires da Silva Pontes, que procurou novas fontes econômicas, sendo atraído pela região do Rio Doce, que foi aberta à navegação e comércio com a implantação de quarteis para proteger a área. Entretanto, a medida não surtiu o efeito desejado, apesar de terem tomado medidas junto às firmas comerciais visando à efetivação de sua política colonizadora (OLIVEIRA, 2008, p. 520).

O Ministério da Educação (2018) afirma que a cultura do café foi a principal fonte de economia do estado diferenciando-se da cultura do mesmo produto em São Paulo que levou ao assalariamento e no desenvolvimento de relações de trabalho. No estado, essa cultura caracterizou-se na força de trabalho de meeiros, parceiros, arrendatários.

A cultura do café foi responsável pelo fim da inércia econômica da região sul e pelo seu aumento populacional, resultado dos fluxos migratórios provenientes das províncias vizinhas. Entretanto, sua expansão se deu de forma lenta se compararmos com o Oeste Paulista e o Vale do Paraíba, ambas as zonas pioneiras no século XIX (STAUFFER, 2014, p.4).

Segundo Dias (2012) até a década de 50, o estado tinha 75% de propriedades rurais com o cultivo do café como principal produto sendo este responsável pela geração de um terço da renda do local. Nos anos 60, houve uma grande crise cafeeira que marcou o início da modernização de relações capitalistas no estado. Foi a partir dessa crise que o perfil econômico do Espírito Santo se redirecionou para o eixo industrial (LOUREIRO, 2006).

Em meados da década de 1960 a carteira de crédito agrícola do Banco de Crédito Agrícola foi expandida consideravelmente, uma vez que neste período houve uma erradicação dos cafezais velhos e deficitários, reduzindo a produção de café no estado de 2 milhões para 500 mil sacas. Isso impactou numa queda acentuada da receita gerada no estado, refletindo negativamente em todos os setores da economia (ARAUJO, 2012, p.39).

Os efeitos da crise do café seriam altamente deletérios para uma economia eminentemente agrária e com poucas unidades industriais. A cafeicultura não teria sido suficiente para patrocinar a industrialização” (RIBEIRO, 2014, p.262). De acordo com Rocha e Morandi (1992) a crise do café no estado afetou o desempenho da agricultura do estado do Espírito Santo, pois essa cultura ainda era tida como a mais rentável em vista das demais que ainda não se destacavam como fonte de renda e subsistência suficiente para os indivíduos. Algumas outras culturas como a pecuária tentaram ser substitutas do café não tendo muito êxito.

Na segunda metade do século XX, a crise da atividade cafeeira inaugurou uma nova fase do desenvolvimento do estado consubstanciada em incentivos fiscais responsáveis pela atração de novos investimentos, principalmente no setor industrial, pelos chamados Grandes Projetos que, mesmo tardiamente, expandiram o grau de internacionalização do Espírito Santo (FORTUNATO, 2011, p.41).

Zorzal e Silva (1995) dizem que o Espírito Santo tornou-se dependente do cultivo do café que por sua vez se mostrou muito resistente a crises por mais de um século. Após o declínio, por volta de 1960 e 1970, houve uma nova conjuntura econômica em nível nacional que também impactaram alguns estados incluindo o Espírito Santo.

O Estado conseguiu superar a crise a que o levara a erradicação de 220 milhões de pés de café (1966-68), o que importou no deslocamento de cerca de 30.000 famílias, ou seja, 180.000 pessoas, das quais 30.000 emigraram para outros estados, 20.000 se marginalizaram como subempregados no meio rural e 10.000 no urbano (OLIVEIRA, 2008, p. 480).

Conforme afirma Siqueira (2009) a indústria institucionalizada na década de 60 foi uma das alternativas para a reestruturação e o dinamismo da economia com o intuito de apoiar grandes empreendimentos voltados para a exportação. Depois de passados oito anos da crise cafeeira houve então a desruralização do estado passando a ser mais urbano.

Extremamente dependente da monocultura do café, o Espírito Santo foi o estado que mais sofreu com o Programa de Erradicação dos Cafezais Improdutivos, implementado pelo Governo Federal nos anos de 1960, cujos reflexos – êxodo rural, redução da renda e do emprego, entre outros – na economia capixaba foram bastante profundos (LOUREIRO, 2006, p.16).

Porém, alguns estudiosos não viram a crise cafeeira de forma dramática igual estava sendo veiculada. Com a erradicação dessa cultura no estado, deu-se lugar para outros tipos de cultura, diversificando assim a economia local e com isso dando mais ênfase à modernização da economia (ROCHA; MORANDI, 1992).

A economia do estado só passou a ser constituída por elementos mais modernos e menos rurais já em 1990. Significa dizer que essa modernização é muito recente ainda e a crise cafeeira proporcionou essa mudança na vida dos capixabas (BUFFON, 1992).

O chamado ciclo da industrialização posto por Dias (2012) foi até os anos 80 sendo um período de fortes transformações para o estado passando de uma economia agroexportadora para uma especialização secundário-exportadora com produção em larga escala. O ano de 1975 foi um período significativo para a alta expansão desses negócios para o estado.

Entre os setores que aumentaram sua participação na indústria de transformação destacam-se: (I) o setor de papel e celulose, resultado da implantação da fábrica da Aracruz Celulose S.A., em 1979; (II) o setor de extração mineral, que teve a sua participação ampliada a partir de 1971, com a inauguração de mais quatro usinas de pelotização da CVRD; e (III) o setor metalúrgico, que teve ampliada sua participação apenas no início dos anos oitenta, com a operacionalização da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), em fins de 1983 (DIAS, 2012, p.16).

Já no século XX, as principais indústrias e investimentos que existiam no estado eram o Moinho Vitória (Grupo Buaiz); Chocolates Garoto S/A; Fábrica de Tecidos de Cachoeiro de Itapemirim; Companhia União Manufaturadora de Tecidos em Vitória; Fábrica de Cimento de Cachoeiro de Itapemirim; Cia de Ferro e Aço Vitória e Usina Paineiras S/A (PAVÃO, 2013).

Caçador (2013) afirma que a economia do estado passou por uma intensa mudança que originou um crescimento econômico significativo. Segundo o autor, o estado atualmente cresce acima da média há várias décadas. No ano de 2009, o Espírito Santo tinha o 11º lugar de melhor PIB brasileiro. Com isso, é possível destacar duas características marcantes para esse período sendo elas: o nível agregado das atividades desempenhadas pelo estado ao longo das últimas duas décadas; as flutuações do estado encontram-se mais voláteis se comparadas àquelas em nível de país e o desempenho dentro do comércio exterior.

O Espírito Santo teve uma modernização tardia onde passou a ter dentro do seu ambiente disponibilizado uma reprodução da colonialidade do poder.

Assim, por todos estes critérios, o Espírito Santo ainda é uma economia periférica em termos de geração de conhecimento e, neste caso, da sua incorporação ao processo produtivo. Situação que não deve se alterar no curto e médio prazos, pois os investimentos previstos para os próximos anos na economia capixaba são predominantemente de baixo conteúdo tecnológico, como mineração e siderurgia (CAÇADOR, 2013, p. 109).

O que se constata nos dias atuais pode ser evidenciado nas palavras de Araujo (2012). O setor agropecuário é destaque pelo cultivo do café conilon que sofre um crescimento significativo desde a década de 90. O Espírito Santo contribui para a produção nacional com cerca de 25% do total chegando a mais de 9 milhões de sacas. O estado também tem cultivado frutas como banana e mamão onde também impacta com cerca de 40% a produção nacional desses produtos. Já no setor industrial, destaca-se a siderurgia, a fabricação de celulose, petróleo, gás natural, exportação de ferro, granito, aço e outras atividades importantes para a sociedade como os setores têxtil, madeireiro e alimentício.

Dias (2012) afirma que a estrutura produtiva do estado atualmente é dinâmica trazendo inovação e um alto valor agregado nos produtos. São cultivos que já estão integrados à economia global e, por isso, a valorização da economia local se estende a municípios do interior onde podem ser encontrados arranjos produtivos dinâmicos e competitivos. “A agricultura e a pecuária mereceram atenção especial do governo, consequência natural da filosofia política do homem que dirigia o Estado” (OLIVEIRA, 2008, p.474).



3 O NOVO FORMATO ECONÔMICO, O CAPITALISMO E O IMPACTO AO MEIO AMBIENTE

Sabe-se que desde o surgimento das cidades na Antiguidade, algumas práticas já impactavam a relação do homem com o meio ambiente. Os ancestrais planejavam a seu tempo infraestrutura hidráulicas que fomentavam o cultivo de alimentos e com o tempo, a crescente produção fez acontecer a grande migração das pessoas do campo para esses centros que se tornariam cidades (BONZI, 2019). Acelerando essa trajetória, chega-se às décadas de 30,40 e 50 onde marcaram as mudanças econômicas e políticas como descritas em capítulo anterior. A partir desse período é que o novo formato econômico passa a existir e aos poucos impactar direta e indiretamente no meio ambiente e nos recursos não renováveis.

O aumento da população gera um proporcional acréscimo na demanda por alimentos; e, se a natureza espontaneamente não é capaz, por si só, de fornecê-los 20 na sua totalidade, surge a necessidade de buscar novas alternativas que supram essa demanda. Dessa forma, a escassez de alimento foi relativamente solucionada com o cultivo da terra e a domesticação de animais (RODRIGUES, 2009, p.24).

A expansão do capitalismo e do excesso de trabalho e atividades produtivas deu força à corrida da lucratividade exacerbada direcionava para o domínio dos recursos naturais de forma desenfreada e sem limites para atender à grande demanda consumista. A crise que assolou o século XX foi marcada por uma grande onda de desemprego e outros problemas sociais oriundos do surgimento do capitalismo. Essa condição capitalista repercutia sobre o meio ambiente mais rápido do que a própria reprodução da natureza (QUINTANA; HACON, 2011).

O trabalho passou a ser, com o decorrer do tempo e a evolução dos sistemas, um dos elementos impulsionadores, tanto da produção de alimentos e de bens, quanto da formação e acumulação de riquezas, fator decisivo para que a sociedade progredisse e alcançasse melhores condições de vida. Todavia, tal evolução impôs um ônus que tem sido suportado por todos os indivíduos, independente da forma com que cada um se beneficiou desse progresso (RODRIGUES, 2009, p.24).

A escala produtiva tem ligação direta com o impacto ao meio ambiente, ou seja, o acréscimo dessas atividades fez com que o aumento pela degradação surgisse como consequência. No entanto essa proporção torna-se inversa quando com o avanço tecnológico e industrial traz melhorias e benefícios para a vida cotidiana enquanto ao mesmo tempo traz destruição às áreas preservadas de recursos (BORGES, 2007).

A industrialização fez com os processos ocorressem mais rápido, com mais volume tornando os modos de produção mais eficientes fazendo com que o consumismo aumentasse e com isso o desperdício e a futilidade na aquisição de produtos. A superprodução que se vê até os dias de hoje reformulou o cenário econômico e consequentemente o ambiental. A questão econômica está vinculada ao meio ambiente, pois faz parte do tripé da sustentabilidade onde se encontram com as dimensões sociais, ambientais e econômicas (ROSA, 2007).



3.1 A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMO FATOR PREPONDERANTE PARA A CRISE HÍDRICA

O cuidado com o meio ambiente significa preservar em ações contínuas o lugar, ou seja, explorá-lo de maneira sustentável e que não impacte na reestruturação das matas e nascentes. Toda e qualquer atividade que vai de encontro a essa premissa certamente causa resquícios de degradação ao lugar fazendo com que muitos elementos nunca mais se regenerem e criando consequências a curto, médio e longo prazos. Quando há um equilíbrio entre quaisquer tipos de atividade e o meio ambiente, as gerações futuras terão melhor qualidade de vida. No entanto, tratando-se de algumas atividades como a agropecuária, há de se pensar que não existe desenvolvimento sem destruição assim como aponta Pereira (2007).

O termo degradação ambiental está diretamente ligado ao impacto ambiental. Ao mesmo tempo, ambos os termos identificam a ação do homem como única causadora artificial de algum descontrole do meio ambiente que até então se encontra harmonioso. Importante destacar que os acontecimentos naturais nunca degradam o meio ambiente, apenas o modificam (BRAGA, 2017).

O estado do Espírito Santo assim como em outras várias regiões, foi o responsável por desmatar muitas áreas de mata nativa. Em um recorte mais atual no estado, existem municípios que ficaram em um patamar acima do desejável quando o quesito se trata de desmatamento.

Linhares, no litoral capixaba, foi o município que mais desmatou a Mata Atlântica entre 2014 e 2015, com a eliminação de 60 hectares de florestas (aproximadamente a área de 60 campos de futebol). No sentido inverso, Sooretama, no interior do Espírito Santo, foi a cidade que mais conservou o seu bioma, com 42,4% de sua área natural. Isso é o que mostra o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esses são os principais destaques do Estado do Espírito Santo no levantamento da ONG (SOS MATA ATLÂNTICA, 2016, p.1).

Em 2014, foi emitido um mapa de cobertura dos municípios do estado do Espírito Santo onde apontam os focos de mata nativa bem como qual o tipo de cobertura existe em cada região. É importante destacar que o estado do Espirito Santo de acordo com Jaques (2017) vivenciou período entre 2004-2014 uma das maiores crises hídricas da história, o que pode ter relação com as características mantidas pela falta de cuidado com o solo e com os mananciais. Abaixo na figura 2, encontram-se as principais atividades cultivadas na cidade em sua zona rural, a saber:

Figura 1 – Mapa do uso de cobertura da terra (Colatina/ES)

Fonte: SEAMA (2014)



Os efeitos do desmatamento para a escassez da água são evidentes e encontrados em inúmeros estudos A diminuição do volume de água dentro dos lençóis freáticos pode ser consequência das ações de desmatamento do entorno. Diante de todos os recursos naturais não renováveis, a água ocupa um patamar importante. Isso porque esse recurso, em consequência do desmatamento e outras agressões ao meio ambiente, vem sendo seriamente comprometido (MARINOSKI, 2007).

As crises hídricas constantemente ocorridas em muitos lugares do Brasil fez surgir uma nova visão do uso desse recurso. Com isso, a preocupação se estende para além do simples consumo consciente ampliando para a reutilização da água para várias finalidades. Bertolo (2006) afirma que a água percorre três destinos diferentes ao cair das chuvas: penetra no solo, evaporam-se e escorrem direto para os cursos normais. Esse seria o ciclo natural das águas, ou seja, algo sem interferência humana.

É válido ressaltar que alguns pesquisadores não considera a escassez de água como uma crise tendo em vista a crença de que esta situação não é passageira. Ela é contínua e crescente. Os fatores que levam aos esvaziamentos de represas, rios, lagos e nascentes não sumirão abruptamente, pois, implica em mudança de cultura de uma sociedade e de comunidade rurais. É necessário que essas pessoas compreendam que a atividade agrícola predatória é o principal fator de empobrecimento da diversidade das matas ciliares e outros recursos não renováveis, como a água (JARDIM, 2015).

Tratando-se do estado do Espírito Santo, a origem da crise hídrica pode ter sido da pouca cobertura florestal que o lugar possui bem como a falta de proteção do solo. Cerca de 90% da área de todo o estado está descoberta e desprotegida. Ações urgentes devem ser pensadas para que se aumente a capacidade de retenção de água no estado conforme afirmam Souza, Néri e Bernardo Neto (2018).



3.2 A REALIDADE AMBIENTAL DO CÓRREGO JOÃO PRETINHA EM COLATINA-ES: UM RECORTE DE 1930-2016

O Córrego João Pretinho está situado à região norte do município de Colatina fazendo divisas com outros distritos rurais como Córrego Bela Aurora, São Roque, Reta Grande e Ângelo Frechiani. A comunidade é formada exclusivamente por agricultores estando caracterizado como zona rural como pode visto no mapa apresentado em destaque abaixo.

Figura 2 – Mapa da Zona Rural de Colatina - ES

Fonte: Prefeitura Municipal de Colatina (2020)

Na década de 30 havia uma área onde as atividades e impactos aconteceram de cerca de 220 hectares conforme os relatos coletados. Quando as primeiras famílias chegaram à região de Córrego João Pretinha, 80% da área ainda eram de matas. Essa paisagem foi se transformando ao longo dos anos e das atividades chegando-se em 1944 com apenas 55% das matas situadas em partes mais altas dos terrenos cultivados.

A policultura foi perdendo espaço para que a pecuária abastecesse um grande laticínio da época: o Laticínios Colatina, atualmente a empresa Quero Quero. Em algumas propriedades, a pecuária permaneceu até meados da década de 70 onde fazendeiros de maior porte vendiam parte de suas terras e caracterizando o lugar como minifúndios. Desse modo, nos minifúndios, a policultura ainda era preservada. No entanto, na década de 80 começou-se a prática das queimadas. Muito constantes na estação do inverno, as queimadas destruíam áreas de mata e muitos dos proprietários não tinha conhecimento e nem manejo adequado com a prática resultando em alguns pontos críticos.

Para combater os pontos de queimada que invadiam áreas erradas, utilizavam-se as águas das nascentes de dentro das propriedades ou próximas às queimadas. A ação se intensificou de tal maneira que as nascentes não davam conta de abastecimento e nem de combate aos incêndios. Havia na época muitas cacimbas e as poucas nascentes ainda existentes estavam encanadas para abastecimento das caixas d’água das residências.

Percebe-se que os proprietários desconheciam as consequências do uso desenfreado do recurso natural não renovável que é a água. Ações de captação ou conservação não eram observadas.

De acordo com Werneck (2010) a conservação da água implica em diversas etapas como, por exemplo, a redução da quantidade de água extraída de suprimentos; a redução do consumo desse recurso; a redução do desperdício e perda de água; o aumento da reciclagem e do reúso da água, sendo este último o foco deste subcapítulo.

A irrigação por aspersão começou a ser praticada onde aos poucos, os rios eram represados para uma irrigação que acontecia 24 horas para que enormes lavouras de café, milho e banana fossem abastecidas com a água e assim garantissem a produtividade lucrativa para os proprietários. Com o crescimento desses cultivos e consequentemente a lucratividade, as lavouras aumentavam e as matas diminuíam.

O que acontecia era que as áreas de cultivo aumentavam e ocupavam o que antes era área de pecuária. A então área de pecuária tinha que subir para locais mais altos onde tinham as matas. A branqueara começou a dominar o local e não tinha muita utilidade nem para a manutenção dos animais por se tratar de um capim rasteiro, seco, pouco nutritivo. No entanto, era muito resistente e sobrevivia a imensos períodos de seca. Os períodos de seca se prolongavam a cada ano.

Começaram a ser observadas muitas áreas de colonião onde muitos catadores coletavam as sementes e vendiam para empresas fora do estado como em Minas Gerais e Bahia. Com o passar dos anos, a cafeicultura começou a sofrer uma queda, pois com o aumento intenso da produção fez com que a oferta fosse demasiada e o preço baixasse. Os inúmeros e altos investimentos feitos nas lavouras como sistemas de irrigação, contratação de mão-de-obra para colheita e compra de insumos agrícolas aumentou os custos agora com pouco retorno.

No ano de 2002 houve uma mudança neste cenário: a expansão das lavouras de cacau na região. As mudas tragas do estado da Bahia, demandavam pouco investimento. No entanto, foi a época da chamada “vassoura de bruxa” onde não se podia controlar e era destruidora. Sem recursos suficientes, as lavouras acabavam sendo abandonadas.

No ano de 2010 chega como novidade um tipo de capim: o Cameron. Intensificou-se nesse período o cultivo de cana para alimentar os animais como o gado e ainda era constatado o aumento da irrigação como prática para as lavouras. No entanto, os proprietários conseguiam fazê-la com a abertura de imensos poços nos terrenos não se preocupando em fazer um manejo sustentável como a captação da água da chuva, por exemplo. A situação configurava em secas mais longas e com menos fontes de água.

Na região do Córrego João Pretinho, em 2010, observava-se uma grande diversificação de cultura como a pecuária de corte em menor escala, a de leite que gerava renda aos proprietários com a fabricação de queijo, manteiga e doces; o cultivo de café; lavouras de cacau e banana. Todas eram irrigadas o que tornava escassa a água dos rios. Esses já não existiam na região.

Atualmente, das diversas nascentes em 1930, apenas duas são encontradas na região, mas não são utilizadas para nenhum tipo de atividade. Apenas preservadas. A realidade da região é muito aquém do que esperava e diferente do que se relatou há décadas atrás. O que antes era 80% de mata em área de 220 hectares, hoje não passa de 76 hectares com apenas 10% de mata preservada. Não se encontram mais áreas com plantas nativas em sua totalidade havendo muita diversidade.

As regiões de mata podem ser observadas pela figura abaixo onde o município de Colatina no ano de 2018 possuía 8.981,18 ha. Do total da área do município, esse valor corresponde a apenas 6.33% de matas na cidade e regiões rurais. Esse dado é preocupante tendo em vista os valores que envolvem a conservação e existência de matas nos estados.

As florestas possuem valores morais, estéticos, materiais e funcionais de grande importância para a sociedade, pois além de disponibilizarem elementos para o desenvolvimento da criatividade, da cultura e do lazer elas fornecem diversos produtos que são usados direta e indiretamente. Quanto aos aspectos funcionais, as florestas ajudam a manter o fornecimento de água em nos mananciais hídricos ao longo do ano principalmente nos períodos de estiagem ou de chuvas intensas, evitando assim inundações e secas prolongadas (SASSAKI, 2006, p.15).

Figura 3 – Mapa da existência de matas no município (Colatina/ES)

Fonte: SOS Mata Atlântica (2020).



Abaixo, a figura demonstra como está a área da região do Córrego João Pretinho no ano de 2020. Observam-se ainda muitas lavouras demarcadas e pequenas áreas de mata preservada o que contribui para a evidência dos dados apresentados na figura anterior onde apenas 6% da área são de mata nativa acima de 3 ha.

Figura 4 – Mapa da Região do Córrego João Pretinho (Colatina/ES)

Fonte: Google Maps (2020).

O cultivo diversificado ainda faz parte da área do Córrego João Pretinho, porém, o que se percebe na figura acima é a existência de grandes áreas de pastagem ainda. As partes mais claras onde é nítido ver a inexistência de formação vegetal nem de matas nem de qualquer outro tipo de plantio para subsistência, apenas pasto. De acordo com Alves (2014) essa imagem é um resultado do processo de fragmentação do espaço onde transforma várias tipologias em uma espécie de paisagem mosaico. Essa ação, mesmo com as ações voltadas para a preservação, tem se intensificado por todo o Brasil ainda, levando escassez de diversidade de habitat e de recursos.

Um ponto preocupante é a degradação do próprio ambiente de pastagem onde o ciclo evolutivo pode iniciar com a perda da produtividade do espaço, a invasão de pragas e doenças, degradação do solo posteriormente e início da erosão. Essa sequência apenas ilustrativa ocorre de uma maneira bem mais complexa junto à área e bem mais agressiva de acordo com Macedo et al (2014).



3 MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa qualitativa visou estudar uma comunidade situada ao norte do município de Colatina/ES para conhecer como ocorreu a trajetória da crise hídrica, da degradação do meio ambiente nesta região e como as mudanças econômicas e políticas no país influenciaram essas transformações. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é exploratória, pois, através de entrevistas com moradores da região e coletando seus relatos, pode-se familiarizar com o problema compreendendo assim o percurso que as atividades do homem tiveram neste cenário. Assim, a classificação da pesquisa é por estudo de caso.

O estudo de caso tomou como base a comunidade do Córrego João Pretinho, onde moradores escolhidos aleatoriamente, apenas pelo interesse em participar da conversa e pesquisa, puderam contribuir para a coleta de dados e informações que compuseram a discussão. Houve o cuidado apenas de se abordar moradores mais antigos também para que o percurso histórico fosse conhecido e os aspectos de uma época passada fossem entendidos.

Primeiramente foi realizada uma revisão de literatura para expor o problema e conhecer a realidade macro e da região sobre o problema. Após essa etapa, o grupo de moradores foi contatado para a conversa e registros dos relatos. Tais relatos foram organizados e descritos no tópico a seguir intercalando com a descrição histórica da crise no lugar. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista por se tratar de fácil elaboração e condução podendo ser aplicada até mesmo para o público iletrado. De acordo com Nazario (2003) a entrevista permite o diálogo e a observação do entrevistado revelando expressões, possíveis ambiguidades, emoções e conotações quanto ao discurso. Permite ainda esclarecer pontos que diante do relato não ficam claros e, portanto, para o pesquisador precisa ser melhor aprofundado ou adentrar em outras concepções para melhor compreensão.



3.1 COLETA DE DADOS E AMOSTRAGEM

Segundo relatos dos moradores do Córrego João Pretinho que residem nesta localidade há muitos anos, muito se viu transformar devido à crescente produção agrícola sem conscientização, o crescimento da indústria madeireira dentre outras atividades. O morador mais antigo do local relata que:

Em 1930 iniciou-se a extração de madeira mais intensamente. A mata tinha características de Mata Atlântica possuindo muitas madeiras de lei como o Cedro, o Ipê e o Garibu em muita quantidade, o Jacarandá, a Peroba e o Manacá. Havia nessa época uma serraria de pequeno porte na região onde fazia a extração dessas árvores.

Outro morador relata que:

Na região do Córrego João Pretinho há encostas de pedras, uma espécie de rochedos aflorados, baixos, muito antigos. Em uma área maior de mata e em encostas das pedras registravam-se 4 nascentes que abasteciam moradores de uma área particular de cerca de 64 hectares de terra e ainda três vizinhos. A área onde se situam essas nascentes fica entre os Córregos de São Roque, Bela Aurora e Sapata onde é chamada de João Pretinho.

Em 1934, a atividade do Córrego João Pretinho principal era a policultura com vários plantios de milho, cana para o gado, feijão, arroz e atividades de pecuária para consumo próprio. Quando cheguei aqui a minha atividade era a cafeicultura. No ano de 1946, lembro-me que o governo ofereceu um incentivo para substituir a atividade de café pela pecuária. A partir disso, muitas lavouras deram origem a pastagens onde se começou a intensa prática de drenagem de várzeas para plantio de branqueara.

A branqueara e o capim meloso não eram de nossa região e então não se desenvolveram muito bem precisando que as áreas onde eram plantados fossem mais drenadas.

Em outro relato tem-se:

Vi aos poucos a mata se desfazendo, o que antes era a maior parte das áreas, cerca de dez anos depois havia ao menos a metade.

A situação piorou quando se iniciaram as práticas de queimadas conforme outro morador local antigo:

As pessoas não sabiam como era o manejo das queimadas e ateavam fogo nas áreas que queriam cultivar. Com isso, muitas consequências ocorriam como o fogo se espalhar em áreas erradas, invadir trechos de mata fechada e outros problemas que aconteciam.

Um morador conta como continuou a situação da região após o período de queimadas:

O início dos anos 80 houve o retorno da cafeicultura com o cultivo prioritário em áreas baixas, de encostas e planas. O restante das várzeas continuava sendo drenadas para a cultura do milho. Foi nesse período que se percebeu a chegada da modernização.

Outro relato aponta para o início da utilização desenfreada das águas de nascentes em prol das grandes lavouras de café onde diz que muitos proprietários faziam a irrigação por aspersão onde alcançava quaisquer lugares que estivesse os cultivos, ou seja, poderiam estar nas partes baixas ou altas. Compravam motobombas, tubulações, os aspersores e outros elementos que precisavam para concretização a ação.

Lembro da branqueara tomando conta de muita terra por aqui e com isso era muito difícil combate-la por ser uma planta resistente. O colonião passou a ser fonte de renda para algumas pessoas também. Tudo parecia estar sendo dificultado.

Depois de um período perdido, comecei a mexer com cacau e parecia muito promissor. Só que as mudas já chegavam doentes por aqui. A vassoura de bruxa é implacável e eu não tinha recursos para investir no combate à praga. Eram mais gastos do que lucratividade. A doença avança muito rápida e então eu, como outros vizinhos, abandonei as lavouras. Não tinha condições de continuar.

Nesse intervalo de pausa, um dos moradores relata como este cenário ficou: morros com traços vivos de erosão por conta da não adaptação do capim; várzeas drenadas; córregos sem água por conta das imensas irrigações; poços artesianos sendo feitos para tentar suprir a falta d’água; lavouras de café e cacau completamente abandonadas por falta de recursos. Diante deste cenário, por meio da coleta de dados junto a alguns moradores, os mesmos relatam que houve uma breve reflexão do que havia se transformado a área e então se iniciou outra mudança: a do manejo e trato com o lugar.

A seca ensinou muito pra gente. Hoje não sei retirar mais nada da natureza sem dar um retorno. A mata pra mim é um lugar santíssimo. Cuido dela como se fosse o meu tesouro.

Na minha propriedade tenho 62 hectares com 23% de mata preservada trabalhando para aumentar esse percentual. Hoje o que vejo é a preocupação com a preservação e o resgate do que foi degradado nessa região.

Hoje as atividades aqui são monitoradas no sentido de quem está preservando o meio ambiente, as matas. O Instituto Terra vem orientar todos os moradores dando apoio as nossas decisões e ações dentro das propriedades. Gosto muito das informações que eles trazem para a gente.

Desse modo, percebeu-se que os moradores após muito esforço e turbulências acabaram conseguindo compreender a importância da preservação dos recursos não renováveis para a sua própria existência.



5 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

Após a coleta dos relatos e organização das informações é possível perceber uma trajetória histórica diante de uma evolução de comportamento dos moradores e agricultores do lugar quanto ao uso dos recursos hídricos e das atividades que desempenham no Córrego João Pretinho. Isso porque quando descrevem o início de toda intervenção que houve nas matas, nos rios e nascentes, no solo encontram-se traços de saudosismo, ou seja, como a área era preservada e quantos benefícios ofereciam aos moradores da região. Descrevem ainda como aos poucos o cenário foi sendo modificado com as próprias atitudes ou de pessoas vizinhas, mas que de alguma forma foram testemunhas vivenciais de como tudo se modificou e por algum tempo para pior.

O impulso condutor para todo esse comportamento na época foi sem dúvidas a economia que influenciada por fatores externos e internos em relação ao Brasil valorizou e desvalorizou muitas atividades urbanas e rurais causando toda essa onda instável. Ao mesmo tempo, as novas demandas da sociedade quanto ao consumo, quanto à valorização da exportação de café, à modernização de cultivo de outras culturas, a pecuária, tudo influenciou para que pela subsistência ou pela lucratividade, esses moradores agissem sobre a área, desmatando-a e degradando recursos não renováveis. Um dos principais fatores pelo aumento dos cultivos nessa e em diversas áreas do estado do Espírito Santo foram as condições favoráveis, temperatura, a topografia que permitiram a implantação de uma cafeicultura desenvolvida e promissora aos produtores. O rendimento médio das lavouras encontrava-se adequado e por isso, os investimentos de acordo com o que afirmam Fassio e Silva (2007).

É viável dizer que na década de 30, 40, não se falava tanto em meio ambiente, em questões sustentáveis como se vê atualmente. O discurso de preservação ganhou força em tempos recentes fazendo com que aquelas e tantas outras pessoas pelo Brasil não tivessem conhecimento das consequências em longo prazo de suas ações. Desconheciam os impactos a outras atividades e a si próprios. Na realidade há três comportamentos que desencadeiam e/ou justificam as ações de degradação: a apatia, a ignorância e a conveniência. Nos relatos não se consegue vislumbrar quais dessas premissas movia os moradores e nem cabe neste estudo julgá-los. Porém, são fatores que podem estar ligados às ações de produtores por vários locais do Brasil.

O que pode ser percebido com o perfil dos relatos dos moradores é que só passaram a compreender melhor o que estava acontecendo quando os períodos de seca começaram a impactar diretamente na qualidade das produções e de vida dessas pessoas. Porém, essa consciência ocorreu após décadas o que fez boa parte de matas nativas desaparecerem.

Ao apontar no texto o percurso político e histórico de fatos principais da economia do Brasil e do estado do Espírito Santo é possível dialogar com os relatos dos moradores, ou seja, as experiências vivenciadas por esses indivíduos estão diretamente ligadas ao que ocorria nas grandes decisões políticas pelo mundo. Um exemplo claro é o período de crise do café onde os produtores passaram a plantar cacau. Segundo relatos não houve êxito nesse cultivo por conta de pragas e doenças que assolaram as lavouras. Esse impacto também era vivenciado em outros estados, em especial a Bahia.

Os relatos informam ainda que com as grandes consequências vivenciadas por estes produtores, houve a conscientização e ao mesmo tempo a obrigatoriedade em atender a algumas legislações que protegem o meio ambiente como, por exemplo, a lei da preservação ambiental onde uma porcentagem da área particular deve ter mata preservada. A partir desse ponto é que se estima o início da mudança de comportamento tendo em vista a chegada de informação, orientações e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. O debate sobre a preservação do meio ambiente com o passar dos anos, como já dito, ganha mais força e alcança os produtores rurais principalmente por estarem mais próximos das áreas preservadas e terem suas atividades diretamente ligadas a esse assunto.

É importante reconhecer que os moradores da região do Córrego de João Pretinho atualmente, conforme se coletou, assumem as consequências de seus atos e tentam reverter as ações passadas em preservação especialmente das nascentes. O fato de atualmente apenas existirem duas parece ser pouco, mas estando as mesmas fiscalizadas e preservadas, é um grande avanço na tentativa de recuperação desses mananciais e consequentemente da vegetação da região. De acordo com Alves (2014) a restauração tem como principal intuito a reconstrução dos ecossistemas interrompidos ou destruídos pela ação do homem diante de suas atividades. É a tentativa de retornar à topografia original do lugar onde as espécies da fauna e flora, poderão permanecer por muitos anos. É tentar restabelecer as mesmas condições que originaram essas áreas levando integridade às mesmas.

Em um dos relatos, o morador cita o monitoramento das nascentes pelo Instituto Terra bem como o apoio que esse órgão tem dado aos mesmos. É importante destacar que o Instituto Terra é originário da cidade de Aimorés/MG, região bem próxima ao Córrego de João Pretinho onde um casal decidiu a iniciativa de plantar uma floresta devolvendo à natureza o que décadas de degradação tiraram.

A antiga fazenda de gado, antes completamente degradada, hoje abriga uma floresta rica em diversidade de espécies da flora de Mata Atlântica. A experiência comprova que junto a recuperação do verde, nascentes voltam a jorrar e espécies da fauna brasileira, em risco de extinção, voltam a ter um refúgio seguro (INSTITUTO TERRA, 2020, p.1).

O trabalho desempenhado por esse órgão vem impactando positivamente não apenas da região do Córrego João Pretinho, mas em outras cidades do entorno do Rio Doce. Ressalta-se que uma área em margem do rio e áreas próximas.

O importante foi reconhecer que os relatos apontam a compreensão de que a crise hídrica não se configura uma crise se os comportamentos não se modificarem, e isso foi entendido pelos moradores. Isso porque como é apontada no texto, a restauração de muitas áreas de mata e nascentes não ocorrerá rápido, mas através de toda uma consequência de mudança de hábitos e ações conjuntas.



6 CONCLUSÃO

As conclusões que podem ser levantadas por meio da pesquisa feita é que a crise hídrica é originária de uma série de condições e transformações da sociedade que impactaram diretamente na forma de se relacionar com a natureza e seus recursos. Algo que muitas vezes parece não ter ligação está diretamente conectado, como por exemplo, o fator econômico, o capitalismo, as crises da década de 30, as ações dos governos em meio a tantas mudanças que a industrialização trouxe para o mundo. Por isso, é importante trazer um recorte histórico para melhor compreensão de todo os elementos que podem de alguma forma impactar no desencadeamento da degradação ambiental e consequentemente no surgimento de secas e das crises hídricas que já fazem parte da realidade de muitos lugares. Deixam de serem crises então assim como citou um autor do texto.

O Córrego de João Pretinho em Colatina pode ter sido mais uma experiência igual a outros lugares pelo Brasil, pois o momento histórico a era o mesmo. No entanto, é preciso considerar as características econômicas também do estado por ter grandes traços rurais em suas atividades. Esse fator também pode ter favorecido as ações relatadas pelos moradores e com isso a consequência constatada no estudo.

O que a pesquisa trouxe de mais relevância é que esse percurso histórico, mesmo que ainda aquém do esperado, tem trazido ações positivas de recuperação e restauração dessas áreas. Certamente alguns comportamentos serão mais resistentes, mas para isso, existem os órgãos de fiscalização para manter o monitoramento e principalmente as orientações. Se há algum tempo atrás a informação era mais lenta ou impossível de se chegar a essas pessoas pela incompatibilidade de meios ou de linguagem para compreensão, atualmente essa desculpa já não pode existir. Os mecanismos criados para essa comunicação alcançam todos os produtores rurais da região. No entanto, esses moradores possuem o mais concreto dos aprendizados e da conscientização: a vivência do problema e das consequências.



7 REFERÊNCIAS

ALVES, Waldon Volpiceli. Uma breve história das crises econômicas. São Paulo: Kindle, 2015.

ALVES, Ádila Aurich. Diagnóstico e adequação ambiental de uma propriedade rural no município de Alegre – ES. 56 p. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal do Espírito Santo. Jerônimo Monteiro, 2014.

BERTOLO, Elisabete de Jesus Peres. Aproveitamento de água da chuva em edificações. 204 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade do Porto. Porto, 2006.

BONZI, Ramón Stock. A dimensão infraestrutural da paisagem: uma estratégia para a crise hídrica da Grande São Paulo. 227 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

BORGES, Fernando Hagihara. O meio ambiente e a organização: um estudo de caso baseado no posicionamento de uma empresa frente a uma nova perspectiva ambiental. 92 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo. São Carlos, 2007.

BRAGA, Jeferson Silva. Análise técnico: crítica de rima’s para empreendimentos de infraestrutura na malha viária no espírito santo. 100 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Geografia) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2017.

CAMPOS, Lauro. A crise da ideologia keynesiana. São Paulo: Boitempo, 2016.

FARIA, Débora Jacintho de. Crise de 1929 convergências e divergências entre o partido democrata e o partido republicano nos Estados Unidos. 94 p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília. Brasília, 2016.

FASSIO, L. H.; SILVA, A. E. S. Importância econômica e social do café conilon. In: FERRÃO, R. G.; FONSECA, A. F. DA., BRAGANÇA, S. M., FERRÃO, M. A. G., MUNER, L. H. de. Café conilon. Vitória, ES: INCAPER, 2007. p.37-47.

CANO, Wilson. Crise e industrialização no Brasil entre 1929 e 1954: a reconstrução do Estado Nacionale a política nacional de desenvolvimento. Brazilian Journal of Political Economy. São Paulo. v.35. n.3. jul/set. 2015.

ESPÍRITO SANTO (Estado). SEAMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Atlas Mata Atlântica. Disponível em: encurtador.com.br/hsEUZ. Acesso em: 29 mar. 2020.

FASSIO, Levy Heleno; SILVA, Antônio Elias Souza da. Importância Econômica e

Social do Café Conilon. In: FERRÃO, R. G.; FONSECA, A. F. A. da.; BRAGANÇA,

S.M.; FERRÃO, M. A. G.; DE MUNER, L. H. (Ed.). Café Conilon. Vitória, ES: Incaper, p. 34-49, 2007.

GAZIER, Bernard. A crise de 1929. Université Paris1 Panthéon-Sorbonne. Paris. 2009.

INSTITUTO TERRA. Quem somos. Disponível em: encurtador.com.br/cAE24. Acesso em: 20 mar. 2020.

JAQUES, Jonathan Liprandi. Outorgas superficiais na bacia hidrográfica do Rio São Domingos em Pinheiros/ES. 110 p. Monografia (Bacharel em Geografia) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2017.

JARDIM, Carlos Henrique. A “crise hídrica” no sudeste do Brasil: aspectos climáticos e repercussões ambientais. Rev. Tamoios. São Gonçalo (RJ). a. 11. n. 2, p. 67-83, jul/dez. 2015.

MACEDO, Manuel Claudio M. et al. Degradação de pastagens,alternativas de recuperação e renovação, e formas de mitigação. Disponível em: encurtador.com.br/cjAJR. Acesso em: 29 mar. 2020.

MARINOSKI, Ana Kelly. Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em instituições de ensino: estudo de caso em Florianópolis – SC. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. Agropecuária. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/agropec_es.pdf. Acesso em: 20 marl 2020.

NAZARIO, Nina. Atitudes de produtores rurais: perspectivas de conservação dos fragmentos do cerrado do Assentamento Reunidas, Promissão-SP. 132 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

PEREIRA, Gilmar Antunes. O impacto da agropecuária no meio ambiente: retrospectiva histórica e projeção para o futuro. Disponível em: encurtador.com.br/oLN29. Acesso em: 20 mar. 2020.

QUINTANA, Ana Carolina. HACON, Vanessa. O desenvolvimento do capitalismo e a crise ambiental. O Social em Questão - Ano XIV - nº 25/26 – 2011.

RODRIGUES, Fábio. Homem, trabalho e meio ambiente: desenvolvimento e sustentabilidade. 104 p. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2009.

ROSA, Lindzai Santa. Pode o capitalismo conduzir-nos ao desenvolvimento sustentável? Algumas considerações sobre a responsabilidade corporativa no Brasil. 72 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília. Brasília, 2007.

SASSAKI, Ricardo. A importância da conservação das matas ciliares: o caso de Ribeirão das Marrecas; Londrina - PR. 81 p. Monografia (Bacharel em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2006.

SOS MATA ATLÂNTICA. Aqui tem mata? Disponível em: https://www.aquitemmata.org.br/#/busca/es/Esp%C3%ADrito%20Santo/Colatina. Acesso em: 20 mar. 2020.

______. Atlas da Mata Atlântica faz radiografia do desmatamento no Espírito Santo. Disponível em: encurtador.com.br/BNQW5. Acesso em: 26 mar. 2020.

SOUZA, Amanda Trindade de Araujo. NÉRI, Jordana. BERNARDO NETO, Jaime. A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 42-57, jan./abr. 2018.

WELCH, Clifford Andrew. Vargas e a reorganização da vida rural no Brasil (1930-1945). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 36, nº 71, 2016.

WERNECK, Guilherme Augusto Miguel. Sistemas de utilização da água da chuva nas edificações: o estudo de caso da aplicação em escola de Barra do Piraí. 316 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2010.





Ilustrações: Silvana Santos