Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
13/03/2023 (Nº 82) TRAGÉDIA DE SP CRIOU MOMENTO POLÍTICO FAVORÁVEL PARA MEDIDAS NO SETOR AMBIENTAL, APONTAM ESPECIALISTAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4442 
  

TRAGÉDIA DE SP CRIOU MOMENTO POLÍTICO FAVORÁVEL PARA MEDIDAS NO SETOR AMBIENTAL, APONTAM ESPECIALISTAS

Guilherme Caetano e Rafael Garcia

As chuvas que assolaram o litoral de São Paulo criaram um momento político favorável para medidas no setor ambiental, concordam especialistas e autoridades. Engavetado no governo Jair Bolsonaro, o Plano Nacional de Adaptação (PNA), traçado em 2016 como preparação para o aumento na frequência de desastres climáticos, deve ser posto em prática, segundo a nova secretária nacional de Mudanças Climáticas, Ana Toni. Ela diz que o PNA será tratado como prioridade .

O mundo mudou muito de 2016 para cá. As consequências do 1,1°C grau mais quentes no planeta desde a Revolução Industrial estão prejudicando de formas muito mais concretas a vida das pessoas — diz.

Toni informa que o objetivo do PNA atualizado será orientar e financiar uma lista de programas na área. Para evitar deslizamentos e inundações, a ideia é que as áreas destacadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sejam o foco de atenção.

Há coisas muito óbvias, como instalar sirenes e estabelecer rotas de escape, que poucos municípios hoje fazem — diz.

Ana aponta a necessidade de se fortalecer a Defesa Civil. O plano incluirá o apoio a projetos de irrigação para pequenos e médios produtores rurais. para minimizar riscos de segurança alimentar em tempos de seca.

Os recursos para bancar o PNA ainda não estão previstos, mas podem sair tanto do Orçamento da União (o que demandaria aprovação do Congresso Nacional) como de linhas de financiamento de bancos públicos. Há a possibilidade de captar recursos em fundos internacionais, que, no entanto, serão disputados por países mais pobres do que o Brasil.

Secretário-executivo do Observatório do Clima, maior coalizão de ONGs ambientais do Brasil, Márcio Astrini não prevê conflitos políticos para alocação de verbas, sobretudo porque o agronegócio e a bancada ruralista não se opõem à “agenda da adaptação”.

O PNA pode envolver obras de infraestrutura para regiões em que os parlamentares têm voto — diz.

Plano vago

Segundo o ambientalista, o plano previsto no governo Dilma Rousseff, criado para ser apresentado na Convenção do Clima de 2016, é considerado vago.

Ele era uma espécie de pacote agrupando muitos programas que já existiam, sem apontar o que precisava ser feito — afirma.

A expectativa de ambientalistas é que desta vez, e sob o impacto das mortes em São Paulo, seja diferente.

A adaptação climática tem potencial de se tornar política social de peso no Brasil. O clima desequilibrado é uma máquina de gerar pobreza e desigualdade — diz Astrini.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quer tornar a política de realocação de moradias um “case de sucesso”. A secretária estadual de Meio Ambiente, Natália Resende, promete lançar em abril uma ferramenta de monitoramento que complemente medidas já tomadas pelo Cemaden para prevenir desastres.

Fonte: Tragédia de SP criou momento político favorável para medidas no setor ambiental, apontam especialistas (yahoo.com)



Ilustrações: Silvana Santos