É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo. Jean-Jacques Rousseau
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 89 · Dezembro-Fevereiro 2024/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(15) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(11) Ações e projetos inspiradores(28) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(41) Dúvidas(4)   |  Números  
Notícias
30/05/2024 (Nº 87) FERNANDO DE NORONHA TAMBÉM SOFRE COM A POLUIÇÃO POR PLÁSTICO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4807 
  

MORRO DO SÃO BENTO VIRA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

Será publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira, 15 de março, o Decreto nº 51, assinado pelo prefeito Duarte Nogueira, que transforma o Parque Municipal do Morro do São Bento em Área de Proteção Ambiental (APA). A partir de agora, o espaço é considerado Unidade de Conservação de Uso Sustentável, com o objetivo de promover sua preservação.

 A área em questão abrange 25 hectares e engloba o Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto, a Cava do Bosque, os teatros de Arena e Municipal, a Casa da Cultura, além de uma Base da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 A APA Parque Municipal Morro do São Bento será administrada pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e seu regimento interno será elaborado por um Conselho Consultivo formado por representantes do poder público e da sociedade civil, no prazo de 90 dias.

 

O local também contará com um Plano de Manejo, que deve ser publicado em até um ano. O uso e ocupação do espaço será regrado conforme legislação vigente, e será possível firmar parcerias com o setor privado, por meio de concessão, para gestão total ou parcial da área.

 De acordo com o Decreto nº 51, os objetivos a serem alcançados são "a preservação dos ecossistemas naturais e a recuperação das áreas degradadas dentro dos seus limites, a garantia do lazer a população pela integração das atividades culturais e esportivas, bem como a promoção da educação ambiental”.

Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto



Fonte: https://www.revide.com.br/noticias/meio-ambiente/morro-do-sao-bento-vira-area-de-protecao-ambiental/



Ilustrações: Silvana Santos