Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Culinária
10/09/2018 (Nº 61) PANCS: AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2933 
  

PANCS: AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Equipe eCycle

 

Para ter uma alimentação mais saudável, inclua as Pancs nas suas refeições diárias

 

As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é bem autoexplicativa... Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

 

Mas nem sempre as coisas foram assim, antigamente as Pancs eram consumidas, mas a falta de contato com a natureza que a vida na cidade proporcionou principalmente a partir do século XX, esses alimentos começaram a ser esquecidos. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. Só no Brasil há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada que possui esse potencial - estima-se que o país tenha em torno de dez mil plantas com potencial uso alimentício.

Para se ter uma ideia, a rúcula que consumimos hoje era considerada erva daninha há pouco tempo. Também são consideradas Pancs as plantas que são subaproveitadas, como a bananeira - além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados mas acabam desperdiçados.

 

Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. Essas plantas podem ser utilizadas em várias receitas. Não se esqueça depois de fazer a compostagem do resto de alimento que sobrar para contribuir com o meio ambiente.

 

Confira alguns exemplos de Pancs:

Begônia

Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também caem bem com geleias e mousses.

Dente-de-leão

Os dentes-de-leão têm muitos fitonutrientes. Possuem vitaminas A e C, e as flores e folhas podem ser consumidas. As raízes torradas também podem compor uma bebida.

Vinagreira (Hibisco)

As folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.

Serralha

A serralha é fonte de vitaminas A, D e E e pode ser utilizada em saladas - seu sabor é parecido com o do espinafre.

Araçá do campo

Da família da goiaba, a fruta possui vitamina A, B e C, antioxidantes, carboidratos e proteínas.


Fontes: Como fazer hortaPortal VeganismoNosso Futuro RoubadoPaladar Estadão

 

Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/5387-pancs-as-plantas-nao-convencionais-que-tambem-podem-ser-consumidas-na-alimentaasao.html

 

 

Ilustrações: Silvana Santos