Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
26/01/2018 (Nº 62) VIDEOAULAS GRATUITAS ENSINAM SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS PARA PEQUENOS PRODUTORES
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2961 
  

VIDEOAULAS GRATUITAS ENSINAM SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS PARA PEQUENOS PRODUTORES

Em quatro módulos, é possível aprender o que é preciso para implementar este tipo de sistema.

O IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) lançou uma série de videoaulas gratuitas sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs). Em quatro módulos, os técnicos do Instituto explicam a pequenos produtores rurais como eles podem realizar o sistema de plantio, quais os benefícios socioeconômicos que ele traz e como esse modelo também é importante para a biodiversidade.

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs), têm se destacado como modelos produtivos que potencializam a produção agrícola de forma sustentável. Há mais de 20 anos, o IPÊ trabalha com esse sistema no Pontal do Paranapanema, junto a assentados rurais, em uma área de grande impacto para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade.

Os projetos direcionados para esse sistema já renderam resultados importantes ao longo dos anos como: levar benefícios socioeconômicos a mais de 200 pessoas, contribuir com a segurança alimentar de famílias por meio da produção agroecológica e ajudar na formação do maior corredor reflorestado de Mata Atlântica, que beneficia espécies da fauna.

Os SAFs estão alinhados com os objetivos do IPÊ de pensar e implementar, junto com a comunidade, uma paisagem mais sustentável para o Pontal do Paranapanema. Nessa linha, atualmente, o Instituto desenvolve os projetos Café com Floresta e Sistemas Agroflorestais para Agricultura Familiar como Corredores de Biodiversidade.

As videoaulas têm o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II (PDRS), Banco Mundial e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. As aulas podem ser acessadas aqui.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/videoaulas-gratuitas-ensinam-sobre-sistemas-agroflorestais-para-pequenos-produtores/



Ilustrações: Silvana Santos