Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
26/01/2018 (Nº 62) APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO DE DEZEMBRO DE 2017
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3045 
  

APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO DE DEZEMBRO DE 2017

É com grande satisfação que apresentamos a 62ª edição da revista Educação Ambiental em Ação, encerrando este ano de 2017, que foi bastante intenso, o que reforça o nosso compromisso de nos mantermos unidos e atentos nesta trilha que percorremos em busca de melhores condições de vida para todo o Planeta, através da Educação Ambiental.

Esta edição foi inspirada na frase de José Ortega Y Gasset “O reconhecimento de um erro envolve uma nova verdade”. Esta nova verdade está relacionada a todas as ações que promovam uma nova forma de estar no Planeta Terra, que não somente corrige, mas também evita cometer erros. Está relacionada também com a prevenção, com recomeços, com mudanças de percepções que geram mudanças de ações, necessárias e fundamentais para a quebra de paradigmas que dominam retrocessos.

É preciso, portanto, mudarmos esta visão antropocêntrica dominante, visão esta que gerou a lógica do mercado da atual sociedade do consumo que é, indiscutivelmente, insustentável, para uma visão de mundo biocêntrica, comprometida com todas as formas de vida na Terra. A Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Declaração de Estocolmo, 1972) já apontava que:

“Atingiu-se um ponto da História em que devemos moldar nossas ações no mundo inteiro com a maior prudência, em atenção às suas consequências ambientais. Pela ignorância ou indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao ambiente terrestre de que dependem nossa vida e nosso bem-estar." 

Somente quando nos tornarmos pessoas mais éticas, responsáveis e realizadas é que poderemos alcançar a sustentabilidade ambiental, pois ela depende disto, de pessoas com posturas autênticas e dispostas a colaborarem mais com o meio ambiente e com toda a sociedade. Cabe ressaltar que não se idealiza um mundo sem problemas, mas sim, um mundo com menos problemas, mais tolerância e mais respeito pela vida.

A todos, uma boa leitura!

www.revistaea.org

Bere Adams, Julio Trevisan, Sandra Barbosa e equipe da revista Educação Ambiental em Ação

 

PS: A revista é mantida pelos membros da sua equipe de forma independente, sem nenhum apoio financeiro institucional. Ajude-nos a continuar realizando esse trabalho. Clique aqui para fazer uma doação através do PagSeguro. Àqueles que colaborarem, enviaremos um brinde-surpresa!

 

Ilustrações: Silvana Santos