Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
16/09/2018 (Nº 65) PREFEITURA REALIZA ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3298 
  

PREFEITURA REALIZA ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Por Luiz Carlos Lima

Oitenta alunos com idades entre dois e cinco anos do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Santa Clara, no bairro Castelo Branco participaram, nesta terça-feira (11), de aulas práticas de educação ambiental e alimentação saudável. O projeto, que beneficia 13 mil alunos, é desenvolvido em todas as 85 creches da Rede Municipal para estimular a prática do consumo de alimentos saudáveis e a importância do equilíbrio ecológico.

Como exemplo, os alunos da creche Santa Clara realizaram a colheita de vegetais como alface e berinjela, nesta terça. Durante a atividade prática, os pequenos recebiam orientações sobre a importância do consumo de vegetais. A primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, acompanhou a atividade junto com a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Durante o processo de colheita, Maísa Cartaxo reforçou que o projeto da PMJP não é só plantar e colher, mas estimular uma consciência ambiental. “O que eles aprendem aqui vai ser refletido na casa deles. Acreditamos que esse contato desde cedo pode ajudar a construir cidadãos mais conscientes dos problemas ambientais e conectados com uma alimentação saudável”, relatou.

Neste mês de setembro, os alunos das creches têm participado da colheita dos alimentos – nas hortas são plantados legumes e verduras. Após o plantio, as crianças também participam do processo de cozimento. “É importante eles terem a noção de que nós cozinhamos os alimentos que eles plantaram e colhem. Essa é a contribuição que a escola tem que dar à alimentação saudável. Os alunos também entendem que precisamos do meio ambiente para nos alimentarmos corretamente”, explicou Francineide Ribeiro, coordenadora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Etapas – O alimento que é colhido na horta, vai para a cozinha onde passa por todo o processo de higienização e em seguida é servido no almoço das crianças. A atividade começa na sala de aula onde é explicada a importância e o valor dos legumes. Em seguida, as crianças fazem visitação no terreno, participam da irrigação e da colheita.

Fonte: http://twixar.me/x9F3



Ilustrações: Silvana Santos