Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
11/06/2019 (Nº 68) DESCOBRINDO OS SEUS VALORES, PARA LIDAR MELHOR COM AS CONTRARIEDADES
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3635 
  

DESCOBRINDO OS SEUS VALORES, PARA LIDAR MELHOR COM AS CONTRARIEDADES

Você já parou para pensar alguma vez quais são os valores, que regem a sua vida, e você sabe que existe uma hierarquia em nossos valores?



É sempre um prazer estar aqui escrevendo para vocês!

Agradeço muito por poder contribuir com a revista e também a vocês que me leem!

O que são valores, você sabe?

Você já parou pra pensar, quais são seus valores?

Marina, para que serve eu saber meus valores, fala sério!





Para você se conhecer melhor e poder lidar melhor com suas dúvidas, desejos, medos, suas encruzilhadas, sua vida.

Acompanhe o raciocínio:

Ted está naquela encruzilhada, não sabe exatamente como agir neste momento. Seu emprego não está satisfazendo a ele em vários sentidos, pra ser sincero neste momento ele detesta seu emprego, mas Ted não tem coragem de pedir demissão, pois na hierarquia de valores o seu valor mais importante é a segurança.

Já Sala tem uma outra história, ele ama seu emprego, mas descobre que seu chefe está metido em alguma falcatrua, ele pensa um pouco e pede demissão, pois na hierarquia de valores o seu valor mais importante é a honestidade.

Você alguma vez já parou para pensar quais valores são importantes na sua vida?

De acordo com GeronimoTheml, pensar nisto com clareza, pode literalmente transformar sua vida, suas relações com seu trabalho, seu casamento...

Geronimo descreve que atendendo um cliente, este descobriu que seu principal valor era o reconhecimento, e que toda vez que alguém se referia a ele como mais um ou aquele ali, ele fervia, pois não se sentia reconhecido, por exemplo, quando sua esposa dizia “ah, sei lá, acho que ele vai comigo” ao invés de dizer “Meu marido? não sei, vou perguntar para ele”.

Existem muitos valores, mas cada pessoa tem os seus, e não tem certo ou errado em seus valores serem diferentes ou virem hierarquicamente em ordem diversa. Valores são valores, cada um tem o seu!

Nosso foco aqui é sermos pessoas pensantes e seres humanos melhores, melhores conosco, com o próximo, com o meio ambiente, cidadãos de bons valores.

Com base nessa lista, quais são os seus 5 mais importantes valores, quero pedir que você pense sobre isso.



Respeito;Honestidade;Segurança;Justiça;Amizade;Reconhecimento;Desafio;Fama;Sucesso;Contribuição (para o mundo, para a família, para a sociedade); Comprometimento com o próximo, Fidelidade, Pontualidade...estes são alguns, existem mais valores que compõem esta lista.



Pois é certo que durante sua vida, você vai ter que fazer escolhas e vai descobrir muito sobre você e seus valores.

E se conhecer melhor pode ser fundamental!

Se quiser saber um pouco mais sobre como saber seus valores, pode me escrever, vou adorar conversar com você sobre este assunto!



Marina Strachman - Coach de Bem Estar e Felicidade, arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental .marina.strachman@gmail.com





Ilustrações: Silvana Santos