Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
11/06/2019 (Nº 68) ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3646 
  

ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO



O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto perene, com lindas flores pequeninas (azuis, rosas, brancas), fortemente aromático, originário das encostas ensolaradas da região mediterrânica. O seu nome, rosmarinussignifica “orvalho do mar” e assim foi denominado pelo forte aroma que exala quando cresce livre e espontaneamente. É com esse aroma, e não só, que o alecrim alegra a alma e cura o corpo.

Esta é uma erva solar, não só porque adora estar a pleno sol mas também porque eleva a sensação de bem estar de quem a usa.

Seu uso culinário, medicinal e religioso remonta, pelo menos, à Idade Média, quando já era usado como defumador tanto em rituais como para a cura de determinadas doenças (ou para espantar os espíritos que as originavam) e também como condimento alimentar, em alcoolatos como tônico, temperando vinhos e licores.



Cultivo

É muito fácil de cultivar do alecrim, pois basta você fazer estacas dos ramos mais grossos deixando sem folhas a parte que vai na terra.

Esta é uma erva rústica, que não gosta de muita água mas não prescinde dele também, aguenta solos pedregosos e se dá bem em solos calcários, mas não gosta de vento, portanto, mantenha o seu pé de alecrim num canto mais protegido.

Alecrim adora sol direto e não aceita poda ou corte de seus ramos, antes dos 2 anos de idade, mesmo que seja para um chazinho (se for preciso, tire sempre só as folhas, de baixo para cima, as mais velhas, nunca as das pontas.

A flor do alecrim é muito procurada pelas abelhas que, com seu néctar produzem um mel de qualidade excepcional e que mantêm as propriedades curativas atribuídas à planta que o origina.

Benefícios

Manutenção da boa memória

Na medicina popular o alecrim é associado, há séculosà manutenção da boa memória, fato esse que vem sendo estudado pelo médico Chris Van Tulleken, e que você pode ler no nosso artigo anterior sobre esta planta.

Levantar o ânimo

Mas também para “levantar o ânimo”, ajudar você a ultrapassar aqueles momentos mais difíceis e tristes da vida, “dar a volta por cima” e adotar a resiliência como filosofia de “bem viver”.

Leia aqui sobre o que é a resiliência, sua importância e como aprender a ser mais leve:

Antidepressivo

Também é ótimo para “aligeirar o coração pesado” para o que basta você colocar um ramo de alecrim numa jarra de água e ir tomando essa água aromatizada durante o dia.

A verdade é que o consumo do chá de alecrim, ou sua água aromatizada, tem um efeito tão bom que, pode-se dizer, “alegra a alma” e, quando a alma se alegra o corpo se cura.

Perfume de alecrim

O primeiro perfume que recebeu nome, no século XIII, era feito com alecrim.

Trata-se da “Água da Rainha de Hungria”, receita alquímica que, na época, era feita com óleo de terebentina (poderoso antireumático de uso tópico) e alcoolato de alecrim, alfazema e poejo e usado como tônico revigorante que era passado no corpo.

Atualmente já não se usa o óleo de terebentina pois este tem efeito acumulativo altamente alergênicos mas, você pode fazer uma “Água de Hungria” modificada com a seguinte receita:

Receita de “Água da Rainha de Hungria”

4 gotas de óleo de alecrim
6 gotas de óleo de limão siciliano
2 gotas de óleo de laranja
5 ml de água de flor de laranjeira
5 ml de água de rosas
40 ml de 90% de álcool de cereais

Adicione os ingredientes em um frasco de vidro, de preferência de cor escura e use-o como perfume.

Propriedades medicinais do alecrim

Vários estudos científicos já comprovam as propriedades medicinais do alecrim, em pó, extrato, óleo, chá ou como condimento alimentar.

Esta planta é usada para:

  • tratar doenças do fígado

  • falta de apetite e fraqueza geral

  • como antisséptico e adstringente

  • para o sistema nervoso (estimulante de pessoas enfraquecidas)

  • dores reumáticas

  • depressão

  • gases intestinais

  • debilidade cardíaca

  • falta de apetite

  • cicatrização de feridas

  • dor de cabeça de origem digestiva

  • problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios

  • cansaço físico e mental

  • celulite

  • colesterol

  • azia e insônia

Já se estuda seu uso também nos tratamentos de câncer da próstata, como antibiótico específico, em problemas como colite e no combate a inflamações acneicas dentre outros vários estudos disponíveis para pesquisa.

Receita do Chá de Alecrim



Tendo visto todos os seus benefícios e todas as propriedades medicinais, falta somente fazer você o chá de alecrim para, com seu perfume, seu calor, alegrar a alma e aquecer o coração. Bom relax!

Ingredientes

1 pequeno ramo de alecrim (de preferência orgânico) para cada
1 litro d'água

Modo de fazer

Lave o ramo e alecrim e leve a água para ferver. Desligue o fogo, acrescente o ramo de alecrim e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos em recipiente tampado. Coe e sirva morno. Acrescente gotas de limão e mel a gosto.


Fonte: encurtador.com.br/blSY7

www.greenme.com.br/


Ilustrações: Silvana Santos