Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
11/06/2019 (Nº 68) DIVERSOS EVENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3746 
  



DIVERSOS EVENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mais informações e detalhes devem ser solicitados aos organizadores de cada evento, clicando no link da fonte.





VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
&
VIII ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA

Os Limites da Sustentabilidade



Os Limites da Sustentabilidade” é o Tema Geral do VI Congresso Nacional de Educação Ambiental e o VIII Encontro Nordestino de Biogeografia, eventos simultâneos sediados em João Pessoa, Paraíba, no período de 6 a 9 de novembro de 2019.


O Tema Geral “Sustentabilidade” agrega 26 Eixos Temáticos, compreendendo as áreas de concentração e linhas de pesquisa para orientação dos trabalhos apresentados e publicados.


Nas últimas décadas a expressão “Desenvolvimento Sustentável” tem sido amplamente utilizada para designar um modelo econômico pós-moderno e utópico que prioriza o equilíbrio ecológico, a equidade social e a produção de energia limpa, entre outros fatores ecologicamente corretos. A palavra sustentabilidade significa sustentar, ou ainda, reunir esforços para manter os sistemas funcionando, evitando o colapso dos ecossistemas naturais e arranjos socioeconômicos.


O princípio do Desenvolvimento Sustentável é compatibilizar o consumo com a manutenção dos estoques estratégicos de solos, cobertura vegetal, biodiversidade, ar, água e demais bens naturais. No entanto, é questionável a compatibilidade dos sistemas econômicos com os sistemas naturais, sobretudo perante a economia globalizada, fundamentada na superexploração dos recursos naturais, comprometendo a qualidade dos bens vitais e agravando a vulnerabilidade dos seres vivos.


Os VI CNEA e VIII ENBio são realizações da Universidade Federal da Paraíba, em parceria com instituições públicas e privadas,  com o objetivo de reunir professores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil para apresentação, discussão e publicações dos mais recentes e importantes trabalhos em Educação Ambiental desenvolvidos no País.


As atividades programadas incluem Conferências, Palestras, Grupos de Trabalhos, Cursos Especiais e publicações dos artigos como capítulos dos livros editados no formato E-Book, com ISBNs e amplamente divulgados para consultas, estudos e leituras.



Fonte: https://www.cnea.com.br/




O 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES será realizado de 16 a 19 de junho de 2019 no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.


Promovido a cada dois anos e itinerando pelo Brasil, o CBESA é o maior, mais qualificado e expressivo evento do setor no país, reunindo profissionais do setor – de empresas públicas e privadas, acadêmicos, estudantes e especialistas internacionais, com palestras de alta qualidade técnica.


O Congresso acontece simultaneamente à Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina.


A Fitabes reúne as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.


O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor. 

Fonte:

http://revistadae.com.br/site/evento/2753-30o.-CBESA-Congresso-Brasileiro-de-Engenharia-Sanitaria-e-Ambiental-ABES



16º CONGRESSO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Salvar


Conheça um pouco da nossa história.


A Comissão Técnica Científica e da Organização do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, sentem-se felizes em ter conquistado o marco importante de 15 anos desse evento de grande importância nacional. 


Lançado em 2003 pela empresa GSC Eventos Especiais, o Congresso, então chamado de Ciclo Internacional de Direito Ambiental” contou com a participação da OAB Minas Gerais e tinha como foco a área do Direito Ambiental. Nas três primeiras edições o Congresso teve como colaborador Dr. Marcos Vinícius Ferreira de Moraes, advogado e ambientalista de Poços de Caldas. 


A partir de 2007, o evento passa a receber a nomenclatura de Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas” e tem como principal membro técnico a professora Maria Tereza Mariano, responsável pelo Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental da PUC Minas. Ela permanece na Comissão até 2009.


Em 2010, o Instituto Federal Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho, sob coordenação do professor doutor Claudiomir Silva Santos, assumi efetivamente a comissão técnica científica do Congresso, passando a ter um caráter acadêmico multidisciplinar focado em áreas diversas dentro da questão ambiental nacional e internacional.


Podemos destacar a contribuição especial ao longo desses anos dos professores como Ariana Vieira Silva, Narayana de Deus Nogueira, Sérgio Pedini, Marcelo Bregagnoli, Otávio Giunti entre outros que auxiliaram na formação dessa história de sucesso dos 15 Anos do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. A partir de 2017, a Comissão Técnica formada pelo professor Claudiomir Silva Santos como presidente da Comissão, juntamente com os professores Fabrício dos Santos Ritá, Marcelo Antônio Moraes, Raphael de Paiva Gonçalves, Arturene Maria Lino Carmo e Ronei Aparecido Barbosa dá uma nova dinâmica ao Congresso, sugerindomais minicursos, elaboração de trabalhos científicos e publicação dos trabalhos em revistas técnicas científicas como pontos principais da formação profissional dos inúmeros congressistas. 


A Realização e Organização do Congresso continua sendo, de responsabilidade da GSC Eventos Especiais, empresa de 29 anos que empreende alguns dos principais e mais destacados eventos científicos, culturais e empresariais de todo sul de Minas.


Em 15 anos, o Congresso desenvolveu um forte conteúdo programático, buscando não só na área acadêmica nacional e internacional, mas também nas principais entidades e empresas do Brasil e do exterior convidados ilustres de renome nacional e internacional para agregar valor ao evento e trazer ao Congresso o que há de mais atual na área ambiental do Planeta. Assim, personalidades como Werner Grau Neto, Richard Rasmussen, Fernando Gabeira, Marina Silva, Washington Novaes, Sergio Abranches, Leonardo Boff, Hevanildo Espanhol, Ildo Sauer e tantos outros nomes contribuíram para o sucesso do evento e ficarão para sempre em nossa história.


Nossa trajetória de 15 anos consolida-se transformando o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, um dos mais importantes do Brasil e insere efetivamente, Poços de Caldas no calendário nacional como uma cidade preocupada com a questão ambiental.


Convidamos a todos a conhecerem nossa Poços de Caldas ecológica e bela, e participarem do maior encontro ambiental de Minas Gerais. Acesse a rica programação, inscreva-se e venha comemorar conosco os 15 anos desse importante momento de reflexão e contribuição para a salvação do nosso Planeta!


Preservar a Natureza é a nossa missão! 

Fonte:

http://revistadae.com.br/site/evento/2770-16o.-Congresso-Nacional-do-Meio-Ambiente





XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos



24 a 28 de novembro de 2019 - Foz do Iguaçu – PR



O XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXIII SBRH) será o principal evento na área de Recursos Hídricos no Brasil em 2019. Ele proporcionará ambiente propício para compartilhamento e discussão de temas relevantes da área, por intermédio de profissionais, área acadêmica e sociedade.



O tema central ÁGUA CONECTA é abrangente e permite conectar nossas atividades profissionais e individuais. Água conecta pessoas e organizações; água conecta culturas e povos; água conecta ciência, tecnologia e inovação; água conecta conhecimento e mercado; água conecta saúde pública, saúde ambiental, qualidade de vida; água conecta energia, agronegócio, transporte hidroviário, indústria, infraestrutura; água conecta governos, sociedade e governança.



O XXIII SBRH será realizado em Foz do Iguaçu, cidade reconhecida como importante centro turístico, com suas majestosas cataratas, com sua imponente usina/barragem/reservatório hidrelétrica, com sua tríplice fronteiras, com sua infraestrutura e com suas pessoas e paisagens. Foz do Iguaçu é o lugar perfeito para realização de um evento de grande importância técnica e científica como o XXIII SBRH, em que a ÁGUA CONECTA.



O formato tradicional está sendo ampliado para incorporar eventos paralelos, com discussões de alto nível, conectando água e energia, água e agronegócio, água e indústria, água e saneamento, água e saúde, água e transporte, água e mineração, água e turismo, água e goveno/governança, entre outros eventos que podem ser propostos.



Para mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/





SIMPÓSIO MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE, CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BRIDGE 2019

Realização

DE 17 A 19/9/2019

Inscrições abertas

AUTORES E PARTICIPANTES: ATÉ 31/8/2019

Submissão de trabalhos

RESUMOS: ATÉ 30/6/2019
ARTIGOS: ATÉ 1/8/2019



Contribuindo com a redução dos impactos prejudiciais ao bem-estar e ao meio ambiente no Brasil

O "Simpósio Mundial de Sustentabilidade, Conferência Internacional Bridge 2019: construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos, água e energia no Brasil" possibilita que universidades de todo o mundo apresentem seus trabalhos (inovação curricular, pesquisa, atividades, extensão e projetos práticos) relacionados com o consumo/segurança de energia, alimentos e água, desenvolvimento sustentável, eficiência energética e energias renováveis.

Mais informações: http://www.unisul.br/

Link direto, encurtado: WWW.encurtador.com.br/emS34







Ilustrações: Silvana Santos