Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
Chegou setembro, tempo de renovação, de brotação, que já anuncia a proximidade da primavera com os ensaios dos sabiás que cantam antes do dia amanhecer. Cá estamos nós, apresentando, com muita alegria, o nascimento de mais uma edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
O tema Impermeabilização Excessiva do Solo: Impactos Ambientais Negativos, diz respeito a um problema não tão atual, mas que não tem tido a devida atenção. Com o excesso de impermeabilização, corta-se parte do ciclo natural das águas das chuvas que caem em fartura em algumas épocas, sobrecarregando um sistema frágil de escoamento e comprometendo ainda mais, a qualidade das águas, seja pela preservação da natureza ou para abastecimento da população. É necessário um sério trabalho de educação ambiental paralelo a uma maior fiscalização dos órgãos responsáveis para evitar o aumento da impermeabilização do solo.
As questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. Neste contexto, a educação ambiental deve ser ressaltada como elemento facilitador de autotransformação do cidadão, o qual, paulatinamente, começa a perceber os aspectos sociais, econômicos e ambientais integrados com seu cotidiano. Objetivou-se avaliar a percepção ambiental de estudantes de ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Ruy Carneiro, localizada no município de Mamanguape - PB, sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e inferir o prognóstico desta realidade.
Este trabalho objetivou diagnosticar a percepção ambiental dos alunos das Escolas Estaduais Raul Soares e Senador Levindo Coelho sobre a arborização urbana município de Ubá – MG e desenvolver a partir do diagnóstico, atividades de educação ambiental.
O presente trabalho visou analisar as atividades realizadas durante um dia temático de apresentações e exposições de materiais produzidos por alunos, a partir das aulas de campo desenvolvidas em ecossistemas recifais, assim como identificar as impressões dos estudantes após as apresentações na escola.
O presente trabalho teve como objetivo a análise do conhecimento ecológico de moradores do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, no município de Buriti dos Montes - PI, sobre a espécie T. tricinctus. Foi aplicado um questionário semiestruturado, relacionado a aspectos ecológicos do animal, a 205 moradores da área urbana. Observou-se que os moradores apresentam uma percepção da existência do tatu-bola, pois 95,0 % alegaram que conheciam ou já ouviram falar.
As ferramentas de auxílio ao planejamento e gestão ambiental, mais especificamente com relação aos recursos hídricos em escala de bacia hidrográfica, sofreram um imenso avanço na capacidade de tomada de decisões nas últimas décadas.
O objetivo do trabalho foi proporcionar aos professores da rede municipal de educação em Itaqui, no Rio Grande do Sul, um espaço de reflexão sobre a sua realidade, no que tange a prática escolar da educação ambiental.
O Marco de Ação de Hyogo (MAH) é o instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros da ONU.
O planeta está cada vez mais comprometido pela ação indiscriminada dos seres humanos em nome do progresso e do desenvolvimento sustentável. Muitos são os problemas sociais e ambientais enfrentados pelos indivíduos e poucos são os indicadores que fazem referência e sustentabilidade e a qualidade de vida. Dessa forma, objetivou-se nesse trabalho realizar uma reflexão sobre os indicadores de sustentabilidade e insustentabilidade contextualizados com indicadores de qualidade de vida e a sustentabilidade de uma sociedade.
Este artigo teve como objetivo constatar o que representa meio ambiente para os turistas das praias de Matinhos, Paraná, compreendendo, com isso, como os turistas estão se relacionando com o ambiente local.
Este estudo aborda a temática “insetos” e sua abrangência nos processos de ensino e aprendizagem, assim como nas ações de educação ambiental. Este grupo de animais possui a maior diversidade no planeta, sendo encontrados em quase toda a Terra, desempenhando um papel fundamental para os ecossistemas do planeta. Estas espécies possuem um papel fundamental na polinização e, consequentemente na promoção da biodiversidade.
O artigo é parte do trabalho elaborado para a disciplina de Educação Ambiental, presente nos cursos de graduação dos autores. Neste trabalho o objetivo foi realizar uma ação educativa orientada pelo aporte teórico da disciplina, para buscar entender a relação dos textos com a prática educativa ambiental, no campus da UFSCar de Araras-SP. Objetivamos também compreender os contextos que as práticas estão inseridas, as limitações e/ou as dificuldades que são possíveis serem encontradas dentro de nossa própria realidade.
Este estudo objetivou identificar e analisar as práticas adotadas em relação à inovação e sustentabilidade em uma empresa que atua no transporte rodoviário de passageiros, na região central do Rio Grande do Sul.
Este texto tem como objetivo uma pequena discussão sobre a importância da fundamentação de uma moralidade ambiental baseado, sobretudo, no texto de Adorno e Horkheimer – O conceito de Iluminismo.
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as percepções ambientais elaboradas e compartilhadas pelos alunos da segunda turma do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Neste artigo, investigamos que percepções o público do 1º Salão de Humor da Amazônia tem sobre a Amazônia. As análises dos questionários indicaram que maioria dos entrevistados confundem a Região Amazônica com a Floresta Amazônica e 45% acham que a importância do Salão está na denúncia ao desmatamento. Assim, concluímos que vários estereótipos ainda prevalecem no imaginário das pessoas.
Este artigo discute o naturalismo presente na concepção de meio ambiente de professores de escolas públicas. O artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito de Mestrado, a qual objetivou identificar, conhecer e cartografar: a) as experiências pedagógicas em Educação Ambiental; b) a concepção de meio ambiente presente na prática pedagógica dos professores; c) as matrizes teórico-metodológicas que fundamentam as experiências dos professores de escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal, RN.
Nas últimas décadas percebe-se um afloramento das tecnologias em todos os setores da sociedade. Neste sentido o objetivo do presente estudo é fazer uma reflexão teórica.
As serpentes, assim como outros animais peçonhentos despertam grande temor no imaginário popular, porém esse pavor não tenha sido o suficiente para motivar medidas eficientes no controle dos acidentes causados por esses animais. A Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro abriga uma grande fauna ofídica sendo peçonhenta ou não.
Ao longo de sete anos o Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea realizou o evento denominado Intercâmbio das Iniciativas Promissoras, momento em que lideranças comunitárias e coordenadores de projetos apoiados.
A intervenção social deve ocorrer contra o aumento alarmante do ritmo na mudança climática, em virtude da responsabilidade humana em relação á utilização de energias não renováveis emissoras de gases poluentes.
No presente artigo descrevemos uma proposta educativa intitulada “Caixa da biodiversidade”, na qual os conteúdos, estratégias e elementos educativos foram construídos de forma participativa envolvendo professoras de ciências de uma escola municipal de São Carlos.
O alto consumo de papel e sua produção em sua maioria por métodos pouco sustentáveis estão entre as atividades humanas mais impactantes do planeta. Para minimizar tais danos, as sociedades precisam rever seus hábitos de consumo e exigir mudanças no modo de produção. Diante deste contexto, foram realizadas entrevistas com docentes do magistério superior dos cursos de saúde da Universidade de Pernambuco (Recife, PE) com o objetivo de avaliar sua percepção quanto ao consumo consciente do papel, e alternativas de redução, reutilização e reciclagem.
A responsabilidade social é um tema novo e crescente na economia, tornando-se um dos caminhos primordiais para as empresas que buscam a excelência, e, estão preocupadas com suas ações e relações sociais entre Stakeholders e clientes.
O ser humano ainda mantém uma relação dicotomizada do meio ambiente em virtude de uma percepção ainda egoísta e consumista, mas que precisa ser sensibilizado para que o integre a essência vital do planeta, de forma a que possamos ter um desenvolvimento com vias a sustentabilidade e a preservação da vida. Desde a concepção do termo meio ambiente, temos uma evolução de pensamentos epistemológicos que agregam conhecimentos e uma visão cada vez mais planetária destas concepções ao longo do tempo, alcançando um entendimento total do ser humano e da sociedade neste planeta, como essência vital e necessária a sobrevivência destas e das futuras gerações.
Os profissionais de enfermagem na atenção básica devem desenvolver atividades aos usuários dos serviços de saúde e a coletividade em relação às questões de saúde e meio ambiente, promovendo um cuidado integral. Neste sentido, a educação ambiental é uma das ações que colaboram com a qualidade de uma assistência a saúde de forma interdisciplinar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem no âmbito da atenção básica em relação à educação ambiental, em um município no interior do estado do Mato Grosso- MT, no ano de 2013. Trata-se de um projeto de pesquisa de campo, quantitativo e descritivo, não documental.
A ênfase à educação ambiental no ambiente escolar é uma necessidade urgente que tem como principal objetivo amenizar os problemas ocasionados pelo consumo exacerbado e/ou poluição. Dessa maneira, o engajamento pessoal e coletivo dos educadores e dos educandos no processo de transformação social é de grande importância. O cultivo de pequenos hábitos tais como a diminuição do consumo e a reciclagem fazem toda a diferença.
A intensa atividade agrícola na região provoca diferentes tipos de impactos ambientais, entre eles a fragmentação da vegetação natural. Nesse cenário, o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.
A entrevistada desta edição é Suzana Machado Padua, uma referência nacional e internacional na área da Educação Ambiental. Ela é doutora em desenvolvimento sustentável e mestre em educação ambiental. É, também, uma das fundadoras do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas - http://www.ipe.org.br/ - onde é Presidente (...)
La vida es el movimiento perpetuo; pulsa constantemente generando ciclos que se suceden una y otra vez… Todo muda, todo cambia, todo se transforma. Nosotr@s somos parte de este círculo infinito y vital, en constante transformación y todo lo que existe, al alcance de nuestros sentidos, es un recurso útil para nuestra expansión personal (…)
A perda de vegetação por queimadas ou desmatamento é um problema sério em todo o planeta, mas tornar-se um dispersor de sementes é simples e pode ser muito eficiente, passível de ser realizado tanto no campo quanto em terrenos baldios, dentro das cidades. Saiba mais nesse texto do biólogo Leonardo F. Stahnke...
Cultura, percepção e ambiente: diálogos com tim ingold; Sistematização de experiências, prática e teoria para outros mundos possíveis; e, Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Saiba mais!
Algumas plantas podem inibir o crescimento de outras, assim como há outras que podem auxiliar na germinação e crescimento. Descubra mais sobre essas relações botânicas no texto de Leonardo F. Stahnke.
As organizações têm como objetivo principal de fortalecer a sua imagem ou sua marca, ser sustentável é preservar e criar novos mecanismos de sustentabilidade, a importância da sociedade nessa missão.
O objetivo desse trabalho foi analisar a área expositiva do Parque Ecológico Municipal de São Carlos, buscando compreender de que maneira recintos e animais em vida livre podem contribuir para o discurso expositivo sobre a conservação da biodiversidade nos zoológicos.
Este trabalho teve como intenção avaliar o entendimento sobre Saúde Pública, por meio de percepções de estudantes do Curso de Medicina Veterinária da UFRPE/UAG.
Este trabalho objetivou sensibilizar as crianças dos assentamentos Oito de Março, Padre Josimo Tavares e Dorcelina Folador, situados no município de Itaporanga D’Ajuda e incluí-las socialmente nas discussões da relação homem- sociedade-natureza.
O fenômeno do empreendedorismo social é definido como uma área de negócios, que busca compreender de que maneira surgem as oportunidades para criar novos produtos, serviços, mercados, processos de produção.
Este estudo objetivou identificar e analisar as práticas adotadas em relação à inovação e sustentabilidade em uma empresa que atua no transporte rodoviário de passageiros, na região central do Rio Grande do Sul.
Com a ascensão do sistema de produção capitalista a relação homem e natureza sofre uma grande transformação. A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza produzindo o lixo.
A escola é um lugar adequado para inserção de práticas envolvendo educação ambiental porque possui espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem reflexão.
O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do Ribeirão Quilombo, que abrange os municípios de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Sumaré e parte das cidades de Campinas e Paulínia, situa-se Centro-Oeste do Estado de São Paulo.
Esta pesquisa aponta a ocorrência de um depósito de resíduos sólidos irregular no entroncamento da Rua Paula Freire com as Ruas Líbano e Azarias no Bairro Independência em Ituiutaba – MG.
Os resultados demonstram que a efetiva proteção da saúde em toda amplitude conceitual é imperiosa ao estado, mas também compromete e responsabiliza a toda a sociedade.
Meio Ambiente e o Espaço que vivemos e Meio Ambiente e Tecnologia e Preservação Ambiental. Participaram desta pesquisa alunos do 9º ano do ensino fundamental II de escolas da rede de ensino da Cidade de São Raimundo Nonato (PI).
Tendo em vista os prejuízos ambientais do descarte inapropriado do óleo residual de fritura, o objetivo do presente trabalho foi investigar o hábito de reciclar o óleo de cozinha usado, os conhecimentos sobre a reciclagem.
A Educação Ambiental consiste em um componente indispensável no ensino escolar, devendo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de sua influência no ambiente.
Estudiosos da área de Educação, têm enfatizado em seus trabalhos a utilização da pesquisa em todos os níveis educacionais, considerando-a como uma importante estratégia pedagógica, para estimular o espírito investigador do aluno.
O processo de ensino-aprendizagem se mostra complexo e abstruso no que diz respeito ao ensino em microbiologia, justamente por ser uma ciência onde é de difícil visualização desses seres vivos, e muitas vezes as aulas se tornam monótonas.
A inserção da temática ambiental no cotidiano dos alunos permite ao educador avaliar o assunto de forma diferenciada, a fim de estimular a reflexão e construir o senso critico.
Esse trabalho tem objetivo abordar a importância do conhecimento ambiental no curso profissionalizante de Técnico em Segurança do Trabalho de uma Instituição Federal, de forma a estimular a participação do novo profissional na preservação do meio, no desenvolvimento de atividades.
O trabalho tem objetivo levar os estudantes da Educação Básica, do ensino Médio, a refletir e propor estratégia de intervenção sobre os problemas ambientais em nossa sociedade.
O trabalho é resultado do estudo desenvolvido em duas escolas públicas do município de Gurupá-PA e tem O objetivo identificar o desempenho dos alunos em diferentes temáticas trabalhadas na EA.
Este texto trata da realização de uma dinâmica em grupo cuja questão norteadora foi: qual seria a sua prioridade, caso fôssemos construir uma cidade? A dinâmica foi realizada com alunos da disciplina Introdução à Gestão Socioambiental do curso de Bacharelado em Administração de Empresas do Centro Universitário Senac, São Paulo, SP, no mês de agosto de 2014. Os alunos foram reunidos em torno de uma mesa e foi colocada a seguinte situação: caso fossemos construir uma cidade, qual seria a prioridade? (...)
Ensaio elaborado a convite de Berenice Gehlen Adams para inaugurar a seção Sementes, na 49ª Edição da Revista Educação Ambiental em Ação. O estudo se propõe a ampliar a reflexão sobre a prática da agricultura urbana com ênfase nas plantas alimentícias não convencionais e propor a formulação de políticas voltadas a: (i) diversificar o repertório alimentar no Brasil; (ii) ampliar o acesso aos nutrientes fundamentais à dieta humana e (iii) impulsionar arranjos produtivos em novos mercados que contribuem para melhoria das condições socioambientais em cidades.
Um texto para refletir e uma dinâmica para sensibilizar... "Parece que faz um século que saiu a última edição, mas não é bem assim, é que tanta coisa aconteceu desde cinco de junho, que acho que me perdi no tempo!" (...)