Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia,
você estará criando uma conexão genuína com esta publicação,
minimizando custos de confecção e manutenção da revista.
Ajude-nos a continuar transformando vidas.
Muito obrigada!
(...) E com o espírito de compartilhamento de informações; divulgando troca de ideias; proporcionando construção de projetos; unindo diferentes elos; apresentando relatos de vivências e experimentos, cada um, à sua forma, com a sua linguagem, com a sua bagagem, do seu contexto, da sua ação, realizou experimentos, pesquisas, análises, para observar, sentir, perceber, reagir, e finalmente aprender, para um bem viver. Um aprendizado que desperta outros, que transforma a curiosidade na principal motivação. Um aprendizado verdadeiro, com sentido, com sentimentos... Um aprendizado que envolve corpo, mente e alma. O valor inestimável da vida é o que precisa ser experimentado, ensinado, estudado. Tem tantas coisas boas que podemos fazer, e essa revista, felizmente, comprova isso!
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Este trabalho busca reunir e analisar as alternativas sustentáveis para o tratamento adequado do esgoto doméstico em áreas rurais ou em locais onde não há um sistema de esgotamento sanitário, mas que a utilização de soluções sanitárias individuais seja possível.
Neste contexto, a escola é o melhor espaço para começar a desenvolver ações para o meio ambiente, além das atividades teóricas e prática interligadas contribuem no processo de aprendizagem.
Neste trabalho, o objetivo principal foi destacar a importância da exploração de gipsita em algumas Regiões do Nordeste do Brasil. Neste contexto, apresenta-se a cidade de GRAJAÚ-MA como o segundo polo gesseiro do Nordeste.
Estudo sobre as atividades escolares de Educação Ambiental com entrevista de duas professoras e dois estudantes que evidenciou a relevância da temática, porém inconsistência no discurso das professoras, visto o enfrentamento com o depoimento dos estudantes.
Este artigo dispõe da análise da influência do empreendedorismo alinhado a gestão ambiental por meio do gerenciamento de seus resíduos, em prol de alcançar a vantagem competitiva com a criação de valor advinda da responsabilidade ambiental.
Neste trabalho, resíduos provenientes da celulose como papelão, foram aplicados na composição de um concreto. Diferentes traços foram obtidos e comparados com uma referência. Resultados mostraram que concretos com 5 % de fibras atingiram valores de resistência à compressão axial de aproximadamente 11 MPa.
Relatamos a experiência da implantação de uma horta escolar e o desenvolvimento de atividades de ciências e educação ambiental. Demonstramos que mesmo mediante desafios projetos como o nosso podem ser facilmente replicados e trazem um resultado recompensador nos campos pedagógico, social e da saúde.
Este estudo teve como objetivo primordial, avaliar o efeito de extratos vegetais extraídos de espécies exóticas presentes na caatinga nordestina, sobre de pulgão preto do feijoeiro.
Durante o ano de 2010, colocamos em prática um projeto de pesquisa-ação no âmbito da saúde ambiental. Foi uma rica experiência de integração do conhecimento e promoção da saúde. O objetivo deste relato é apresentar uma análise dos resultados deste processo.
Os autores visam, com o presente artigo, explicar de forma didática e lúdica, a estudantes iniciantes nas teorias da Educação Ambiental, sobre o biodigestor, sua função, tipos e formas de utilização. A metodologia é pautada nas Artes Cênicas.
Este estudo teve como objetivo implantar atividades que estimulem a consciência ambiental e o emprego da gestão ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, situada na vila de Cuiarana, Salinópolis/PA.
O presente trabalho teve a finalidade de desenvolver ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva, sensibilizando de maneira prática e dinâmica a comunidade escolar, sobre a preservação ambiental, especialmente, no que se diz respeito aos cuidados que devemos ter com os resíduos sólidos.
Este trabalho verificou se a temática energia e meio ambiente é abordada adequadamente nos livros de Química do Ensino Médio. Os resultados mostraram que os livros textos de química analisados não são suficientes para despertar no educando o interesse e a curiosidade pela temática energética e ambiental.
O objetivo deste estudo é apresentar o Bosque da Ciência, como ambiente de sensibilização para as crianças-estudantes, quanto ao cuidado com o meio ambiente.
A presença de animais silvestres em ambientes urbanos é uma realidade no Brasil. Na cidade de Rio Tinto-PB são encontrados indivíduos da espécie Bradypus variegatus (bicho preguiça) nas copas das figueiras, na Praça João Pessoa. O ambiente urbano têm impactos no comportamento do bicho preguiça.
O crescimento acelerado das populações urbanas, condições precárias, com acesso limitado a infraestruturas básicas, suas relações com o meio ambiente são alguns dos fatores determinantes para a ocorrência de parasitoses.
A Região Metropolitana de Belém (PA) tem grande parte do seu território em áreas com baixas altitudes, com cerca de 53,9% dos 2 milhões de habitantes vivendo nelas.
A Educação Patrimonial Ambiental busca investigar valores éticos de cidadania dos grupos sociais em torno dos bens ambientais e patrimoniais por meio da investigação e incentivo a proteção destes bens.
O trabalho lista as serpentes de importância médica da cidade do Rio de Janeiro, mapeia os bairros de ocorrência e propõe medidas educativas nos bairros com maior quantidade de registros.
Atualmente, existe uma grande e crescente necessidade de conscientizar a sociedade sobre sua relação com o meio ambiente pois a aquisição de conhecimentos a respeito das causas ambientais é capaz de induzir mudanças comportamentais.
Este artigo mostra a introdução da educação ambiental em crianças da educação infantil e do ensino fundamental do Colégio ULBRA Cristo Redentor, localizado na cidade de Canoas, RS.
Contextualizando a temática ambiente no espaço escolar" teve como objetivo discutir acerca das atividades contextualizadas desenvolvidas sobre temáticas ambientais.
Este artigo discute a questão da escassez da água no âmbito da Educação para o Consumo Responsável, com ênfase na situação da região Metropolitana de São Paulo.
A questão ambiental está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade e se reflete no desafio da preservação da qualidade de vida da população de Guarulhos-SP.
A globalização tem determinado o perfil social em todos os níveis e consequentemente é aumentada a necessidade de escolarização e formação dos cidadãos.
O trabalho buscou qualificar o biogás produzido com a cama de frango, com dejetos de bovinos e de suínos, sem o uso de inóculos, em biodigestores de bateladas.
No trabalho pesquisou-se a auto avaliação que os alunos de licenciatura em ciências biológicas da Univ. Federal do Rio Grande do Norte fazem sobre a possibilidade de ensinar ciências e biologia sob a ótica da sustentabilidade.
O artigo quer contribuir para o adensamento do debate e das reflexões, construídas a partir de uma pesquisa de doutorado, sobre o papel das escolas localizadas em Unidades de Conservação Ambiental.
Este estudo objetivou definir o perfil dos graduandos do PARFOR e as concepções acerca da EA e as práticas correlatas ao tema no âmbito escolar por meio de questionários.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, aloja comunidades que desenvolvem como atividades principais a pesca e a coleta de mariscos.
Este artigo tem discute os princípios defendidos pelos Institutos de Permacultura, no desenvolvimento de seus cursos e atividades, bem como o potencial desses centros.
A Ação de Extensão “Botânica na Escola” teve como objetivo preparar melhores profissionais para o ensino de Botânica e promover a Educação Ambiental em escolas públicas.
O uso excessivo de agrotóxicos e a falta de precaução quanto à manipulação dos mesmos, têm causado grandes preocupações aos ambientalistas, devido aos impactos a saúde dos agricultores e ao meio ambiente.
Há várias unidades de conservação onde é possível a prática de manejo florestal sustentável em seus limites, desde que realizado pelas populações tradicionais ali residentes.
São grandes as inadequações no comércio de carne nas feiras livres do município de Garanhuns-PE, foi realizado um estudo para avaliar a forma de utilização das boas práticas de manipulação.
O artigo foca a discussão nos resultados de atividades carto/foto/gráphicas acerca de diferentes percepções sobre o espaço urbano, em especial as praças, relacionando a objetividade das representações fotográficas com as subjetividades que habitam as cidades.
A Entrevistada desta edição é Alessandra Torres de Carvalho. Conhecemo-nos graças a Internet, antes da virada do milênio, e ela foi uma das primeiras pessoas a adquirir, pela Internet, o meu primeiro livro de Educação Ambiental. Quando estive em um evento em Brasília, no ano de 2000, tive o prazer de conhecê-la pessoalmente e ela me recebeu com muito carinho. Com o passar do tempo, acabamos perdendo contato, porém, como diz o antigo ditado: “Quem procura acha!”, para a minha alegria, acabei reencontrando-a recentemente. Neste reencontro virtual ela me falou sobre seu trabalho envolvendo Pequenas Centrais Hidrelétricas.
En nuestro “huerto interior” las palabras y los pensamientos, son semillas; las actitudes son brotes y las acciones, las flores y los frutos. Y es por eso que, como “es” adentro “será” afuera y lo que cultivemos en nuestro “huerto interior” será lo que propicie los cultivos del “huerto exterior”.
A batalha pela humanidade está quase perdida: a oferta global de alimentos foi deliberadamente projetada para acabar com a vida, e não nutri-la. Agora, depois de ter analisado mais de 1.000 alimentos, superalimentos, vitaminas, comida enlatada e bebidas populares para metais pesados e outras substâncias no laboratório oficial do site Natural News, o autor Mike Adams chegou a uma conclusão tão alarmante e urgente que ela só pode ser afirmada sem rodeios.
A catástrofe na cidade de Mariana –MG, é o tema desta edição, infelizmente. O que de bom podemos tirar de um desastre destes? É bem difícil, mas há sim, lições a tirar.
Ecologizar foi o tema de palestra em um retiro sobre A Arte de viver a vida, na sede da Unipaz, na Granja do Ipê em Brasília. Na apresentação, realcei a importância da ecologia cósmica.
SBPC anuncia que estão abertas as inscrições para sua 68ª Reunião Anual, que terá como tema central "Sustentabilidade e Tecnologias para a integração Social" e será realizada de 03 a 09 de julho de 2016 na Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, em Porto Seguro, BA.
A revista Educação Ambiental fez uma boa seleção de alguns eventos relacionados ao Meio Ambiente e à Educação Ambiental. Fique por dentro, divulgue e participe! Se você quer divulgar seu evento na edição de março/2016, envie mensagem para bere@apoema.com.br, e no assunto coloque “Divulgação de evento”.
O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani completa quatro anos com o balanço de 50 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas, que recuperaram a biodiversidade de nove aldeias guaranis, no Rio Grande do Sul, beneficiando 437 indígenas.
O projeto
Plantas medicinais da nossa biodiversidade
visa promover o estudo das plantas medicinais existentes em nossa biodiversidade com crianças da Educação Infantil
Os tempos andam muito complicados, e prognósticos apontam para um cenário nada favorável. E como tudo está conectado, muitos projetos que se realizam para a melhoria da qualidade de vida, como um todo, incluindo todas as instâncias (social, política, ambiental, educacional, empresarial, organizacional), principalmente os programas realizados por Organizações não Governamentais (ONG’s), sofrem as consequências, e adentram em crises bem difíceis de serem superadas. E este é o caso do Instituto Martim Pescador, que tem como “âncora” o seu barco escola, e que agora, graças à mobilização de muitas pessoas e instituições, “renasce” para poder continuar a desenvolver seus programas de cunho socioambiental de conscientização e sensibilização, não somente pelo Rio dos Sinos, mas todos os rios existentes.
A crise ambiental, melhor definida como socioambiental ou civilizatória, tem se tornado mais grave a cada dia devido às mudanças climáticas globais. Ações de Educação Ambiental (EA) não podem ignorar a seriedade da situação, mas também não podem cair em um fatalismo que leva à inação. Neste texto, buscamos problematizar alguns aspectos relacionados às mudanças climáticas e sugerimos algumas atividades.
Organizar um projeto desafia muita gente. No entanto, devido à multiplicidade de aspectos do tema, é preciso pensar bem a questão, o que exige tempo e paciência. O planejamento deve considerar que vai envolver um bom tempo. Evite restringir o trabalho a um único dia. Por melhor que sejam as intenções, o evento pode gerar mais lixo e perturbação ambiental que a contribuição pretendida pelos envolvidos.
O presente artigo foi elaborado a convite de Berenice Gehlen Adams para integrar a Seção Sementes na 54ª Edição da Revista Educação Ambiental em Ação, cujo tema é: Educação e informação ambiental. O estudo aborda o Projeto Político Pedagógico do Jardim Botânico Plantarum e os resultados alcançados em seu primeiro triênio de atendimento ao público. Os dados apresentados neste estudo reúnem a síntese de um dos capítulos da Dissertação publicada pelo Autor como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Ciências.
Pescar, fazer brinquedos e brincar de jogo da memória são atividades que pais e filhos realizam nos momentos de lazer. A partir de terça-feira, 15, eles podem colocá-las em prática na 1ª Semana da Família do Inhotim. As brincadeiras têm como pano de fundo os acervos do Instituto e têm como objetivo fazer com que pais, mães, filhas e filhos aprendam em conjunto.
A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou ao longo desta semana uma campanha educativa voltada aos comerciantes, vendedores ambulantes e feirantes situados no centro de Engenheiro Pedreira, com foco na disposição mais adequada dos resíduos sólidos.
A iniciativa teve como objetivo promover a sensibilização e a reflexão sobre o meio ambiente, relacionando-o com a cidadania por meio da formação dos educadores e da comunidade em geral. O Secretário de Meio Ambiente de Pinhais, Ambrósio Struginski, destacou a necessidade de discutir a causa ambiental. “Nós não podemos deixar para amanhã a tentativa de recuperar nosso futuro. A natureza e o Meio Ambiente não têm fronteiras. Precisamos fazer nossa parte. Preservar. São ações simples, que podemos fazer em casa e nas escolas”, afirmou.
Estudantes e moradores de Palmas e Clevelândia poderão conhecer, nesta semana, o ônibus especialmente preparado pela Sanepar com maquetes, painéis iluminados e outros recursos para disseminar práticas de uso consciente dos recursos naturais, assim como, a conservação de matas ciliares.
Cerca de mil pessoas envolvidas direta e indiretamente com educação ambiental em Alagoas reuniram-se, nos últimos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, para o IX Congresso Estadual de Educação Ambiental Lagoa Viva. Entre outras atividades, o evento teve a apresentação de 243 projetos de atividades já desenvolvidas em escolas alagoanas ...
Aposta da Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), a educação ambiental se fez presente, de modo didático e divertido, para centenas de estudantes de 12 a 19 anos em escolas das redes públicas estaduais e municipais de Jaramataia, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios, Major Izidoro e Estrela de Alagoas. E os jovens não estavam sozinhos: tiveram a companhia de professores, diretores das unidades de ensino e até de secretários municipais.
O projeto da Gincana Ecológica, desenvolvida nas escolas municipais durante o ano, levou o município de Palmas, sul do Paraná, ao recebimento do Prêmio Gestor Pública Paraná (PGP-PR). A premiação reconhece boas práticas administrativas para as cidades e para a população.
Um professor criou um aplicativo para estimular o aprendiizado e atrair atenção dos alunos para as aulas de educação ambiental em uma escola da rede municipal no Campo dos Alemães, na zona sul de São José dos Campos (SP). O aplicativo tem jogos cujo o objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes.
A presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, defendeu ontem (9) o autolicenciamento ambiental das empresas, com fiscalização posterior. Ela participou do lançamento do documento Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental: Setor Elétrico, que contém 19 proposições para modernizar e agilizar o processo de obtenção de licenças ambientais. As propostas foram elaboradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico.
Uma investigação, realizada em segredo pelo Greenpeace do Reino Unido, descobriu que empresas do setor de combustíveis fósseis fazem pagamentos ocultos para que cientistas escrevam pesquisas questionando as mudanças climáticas e promovendo os interesses comerciais dessas empresas.
Pelo menos 78 ativistas ambientais foram assassinados até agora em 2015, de acordo com a ONG internacional Global Witness. O número, embora assustador, representa uma melhora em relação ao ano anterior, quando 116 foram mortos — cerca de dois a cada semana. Em plena cúpula do clima, as organizações têm exigido maior proteção por parte dos governos a quem combate as mudanças climáticas diretamente.
O derretimento de geleiras causado pelo aumento das temperaturas parece estar resultando uma leve desaceleração na rotação da Terra, em mais um sinal da abrangência do impacto das mudanças climáticas globais, disseram cientistas.
O Ministério do Meio Ambiente convocou a imprensa às 18h desta quinta-feira (27/11) para divulgar às 18h30 a taxa anual de desmatamento na Amazônia. Em um ano, o desmatamento cresceu 16%, chegando ao patamar de 5.843 km² de floresta derrubada, contra 5.012 km² registrado no ano passado. Desde 2008, a taxa de desmatamento tem caído quase todos os anos, com exceção de 2013, quando o desmate sofreu um pico de aumento de 28%.
O rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), em 5 de novembro, destruiu 324 hectares de Mata Atlântica nos arredores do rio Doce e de seus afluentes. Essa área equivale a 7 anos de desmatamento em Mariana (MG).
Após duas semanas acompanhando as negociações da COP 21, chega-se ao último dia com a clara percepção de que haverá um acordo, mas que será super frágil. Será mais uma agenda para os próximos anos do que propriamente um documento com poder vinculante, em que todos os 195 países-parte deverão fazer todos os esforços para resolverem o aquecimento do planeta. As corporações venceram.
O estudo é um relato de experiências sobre as atividades desenvolvidas por 15 alunos integrantes da linha temática Cultura do Movimento e Meio Ambiente oferecida pela universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE.
O presente artigo tem como finalidade abordada a mídia de panfletagem e a responsabilidade ambiental do processo de divulgação, ressaltando a necessidade de uma ação mais sustentável em prol da redução de resíduos proveniente de panfletagem e a conscientização tanto do mercado gerador como consumidor.
Este estudo busca apresentar um trabalho realizado na disciplina de gestão ambiental da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Realizado com a turma do 4º período de administração em duas etapas.
Objetivou-se verificar a opinião pública sobre as capivaras e infestação por carrapatos no Lago Municipal de Jaboticabal, SP. Conclui-se que as pessoas não vêm a presença das capivaras como empecilho para frequentarem o Lago, pois o problema dos carrapatos pode ser controlado.
Neste trabalho foi realizado um levantamento sobre espécies da família Bignoniaceae presentes na unidade de Realengo da Universidade Castelo Branco. Foram encontrados, descritas e catalogadas neste trabalho três espécimes de Bigoniaceae.
Possibilitar diferentes sensações a partir de observação e vivência em espaço natural, destacando que estar na natureza traz bons pensamentos, e que bons pensamentos criam ideias construtivas para o coletivo, onde o que mais importa é que todos possam viver com dignidade, principalmente com suas necessidades básicas bem atendidas e viver com sustentabilidade, utilizando recursos para o estritamente necessário, nem demais, nem de menos, ou seja, um viver com moderação e sensibilidade.