A Revista Educação Ambiental em Ação completa, nesta edição, quinze anos – 15 anos de edições trimestrais. Começamos com um grupo pequeno, com a ideia de que estaríamos suprindo a necessidade de divulgar temas ambientais. Em 2002 discutia-se mundialmente o aquecimento global. No Brasil, o debate girava sobre a aprovação da Lei de Gestão de Resíduos, as políticas de Educação Ambiental (EA); em 2006 O Congresso Ibero Americano de EA, em Joinville, discutia o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNea), os resultados dos diversos debates luso-brasileiros e ibero-americanos sobre EA e meio ambiente. E foram gerando espaços para formação de grupos. Destes grupos surgiram materiais didáticos resultados de estudos, pesquisas, debates [...]
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Nosso cotidiano está diretamente relacionado com os elementos naturais, em especial a biodiversidade. Este elemento possui valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.
Tapacu e tampão são nomes vulgares de novas espécies para fins medicinais. Foi realizado um levantamento de informações para confirmação usando-se a base de dados. Os resultados confirmam a ausência de registros na literatura e esse fato pode instigar futuras pesquisas de natureza química e fitoterápica.
Este trabalho tem como objetivo analisar o livro Poema da Lagoa, de autoria de José Chagas, pela perspectiva da conscientização ambiental, destacando a ideia de que é possível a utilização de texto literário como elemento de educação ambiental.
O objetivo do estudo foi diagnosticar a situação do óleo residual gerado por bares e restaurantes em quatro praias pertencentes a áreas de preservação ambiental, a Reserva Extrativista (RESEX) em Soure e as praias da Marinha do Brasil, em Salvaterra, visando contribuir para a prevenção de danos ambientais.
O presente trabalho tem o intuito de analisar a contribuição da Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, para o processo de inserção legal da Educação Ambiental no ensino formal brasileiro.
O estudo objetivou-se analisar o processo de manejo dos resíduos de serviços de saúde em hospitais particulares, identificando ações sustentáveis do ponto de vista ambiental. A pesquisa foi realizada em dois hospitais particulares e os dados foram obtidos através de observações in loco.
O artigo visou analisar o conhecimento científico sobre suicídio e agrotóxicos e sustentar novas reflexões. Assim, teve como intuito caracterizar os estudos sobre o tema, identificar os modelos de suicídios existentes e refletir sobre a influência da legislação na ocorrência de suicídios por agrotóxicos.
Este estudo objetivou desenvolver atividades lúdicas utilizando diferentes recursos didáticos sobre assuntos relacionados aos invertebrados terrestres em turma de Ensino Fundamental, na Unidade Escolar Engenheiro Jadihel Carvalho em Caxias-MA.
A educação ambiental nas séries iniciais contribui para a consciência de preservação e de cidadania. As crianças aprendem, desde cedo, que é necessário cuidar e preservar o planeta, que pequenas atitude fazem a diferença, e que eles são capazes de proporcionar uma grande mudança na comunidade em que moram.
Esse manuscrito propõe uma reflexão a partir de textos bibliográficos sobre a práxis pedagógica e adequação de conteúdos da educação ambiental como subsídios importantes para delinearmos ações que legitimem a máxima promulgada na legislação vigente.
O Brasil é um grande gerador de resíduos sólidos e o EPS é um desses resíduos. Um problema da construção civil é a grande retirada de areia das jazidas. Este trabalho propõe um estudo da viabilidade de substituir a areia pelo EPS, verificando quais são as alterações nas propriedades físicas das argamassas.
Cientistas alertam para o maior risco de estiagem e incêndios florestais devido às mudanças climáticas. Este trabalho objetiva apresentar o Mapa das Ameaças Climáticas do Estado do Rio de Janeiro como um mapa temático capaz de identificar e hierarquizar perigos climatológicos e reduzir o risco de desastres.
Este estudo faz uma abordagem múltipla em um processo desenvolvido com (e por) pescadores artesanais. Utiliza o Ciclo do Gerenciamento Costeiro Integrado para verificar sua aderência à um programa de GCI e verifica se as atividades desenvolvidas neste processo vão ao encontro dos objetivos da Educação Ambiental
No campo educacional, os educadores enfrentam grandes desafios para trabalhar a Educação Ambiental de maneira a ultrapassar os muros da escola, desenvolvendo práticas que possibilitem a transformação do cidadão, encarando o desafio de conciliar a educação e o campo ambiental.
No presente trabalho houve a criação de uma trilha interpretativa, destinada à comunidade acadêmica e do entorno do campus UFSCar Lagoa do Sino, com objetivo de promover um ambiente para atividades educativas e de lazer com diferentes enfoques e distintos públicos.
O presente estudo teve como objetivos compreender as experiências das instituições de ensino sobre a Educação Ambiental e como esta é inserida no currículo escolar.
Neste trabalho, que envolve espaços alternativos de aprendizagem propomos oficinas relacionadas ao tema: resíduos sólidos. A pesquisa foi qualitativa e as oficinas compostas por aula dialogada sobre o tema, acompanhada de cartilha especialmente elaborada, dinâmicas e questionários de avaliação.
Em função da grande resistência em relação às análises ambientais e à falta de capacitação dos docentes. Este trabalho apresenta a percepção dos alunos em relação à Educação Ambiental.
O Horto Botânico da ALBRÁS, localizado no município de Barcarena/Pará é um local de produção de mudas nativas,dispondo de grande diversidade biológica, sendo também utilizado como espaço pedagógico para o desenvolvimento de ações em Educação Ambiental.
Atualmente a preocupação com as questões ambientais é bem maior do que há certo tempo atrás, visto que os problemas vêm crescendo diariamente e um desses problemas é o descarte inadequado do óleo de cozinha.
A EA faz parte do currículo formal e precisa estar inserida nas escolas de forma integrada. Objetivou-se nesse trabalho investigar como os professores do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Campo Grande/MS entende e trabalha a EA no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa.
A disposição incorreta dos resíduos urbanos constitui grave problema ambiental e a escola tem importante papel em estimular ações positivas à preservação. O objetivo da intervenção foi, através do “Quizz”, falar sobre os problemas que os resíduos urbanos podem acarretar ao ambiente e à saúde. Participaram 170 alunos de uma escola pública do PR.
A fauna silvestre brasileira é mega diversa e uma das mais cobiçadas para o comércio ilegal. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar a comercialização de aves silvestres na feira livre da sede municipal de Itiúba, Bahia, um município totalmente inserido no Bioma Caatinga.
Utilizamos a educação ambiental como forma de combate ao tráfico de répteis no Piauí,incentivando a prática conservacionista deste grupo de animais. Trabalhamos com alunos de duas Unidades Escolares através de questionários e palestras.
Enfrentamos hoje diversos problemas com os recursos hídricos, seja pela disponibilidade da água em algumas regiões ou pela sua qualidade. O presente artigo tem como objetivo mostrar a utilização de diversificações didáticas para promover uma educação para a água de modo holístico.
Se faz urgente entender a importância da implantação da Educação Ambiental nas escolas como política pública e como ferramenta dinâmica para a emancipação das comunidades rurais, bem como discutir os seus aspectos estruturantes vinculados à reconexão com as suas tradições para uma vida digna e sustentável.
O presente trabalho relata a pesquisa que gerou uma proposta de atividade de Educação Ambiental através de um modelo experimental com caráter investigativo como ferramenta de ensino.
Este artigo visa relatar a aplicação de um projeto ambiental desenvolvido em uma escola estadual, no Município de Varzelândia, Minas Gerais; fazendo uma análise acerca da importância da inserção de projetos voltados para o meio ambiente no contexto escolar.
As escolas tem se tornado um espaço de educação interdisciplinar que visa a qualidade do ensino. Visando essa interdisciplinaridade, o aprendizado coletivo, e a aproximação do aluno com a sua realidade, o trabalho visa explorar a horta escolar no contexto da educação ambiental, economia e promoção da saúde.
A EA tem como um dos objetivos formar cidadãos críticos, que consigam lutar por seus direitos e deveres. A literatura tem seu papel na contribuição da criticidade. Objetivou-se nesse artigo realizar apontamentos sobre as possibilidades de valorização das questões socioambientais por meio da literatura infantil.
Este trabalho objetiva analisar as concepções de Meio Ambiente de estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tendo em vista que essas concepções influenciam diretamente na forma como estes professores em formação entendem o Meio Ambiente e atuam nele.
O estudo avaliou os aspectos socioeconômicos das comunidades do entorno da área de preservação permanente de São Gonçalo. Os resultados obtidos revelam a agropecuária como principal atividade econômica, os resultados ressaltam a necessidade de uma educação de jovens e adultos contextualizada.
Este artigo busca investigar e avaliar as contribuições do trabalho de campo para o Ensino de Botânica, em um Curso Técnico em Florestas, de uma instituição de ensino profisional,localizada no Vale do Rio dos Sinos/RS. O público alvo foi composto por dezesseis (16)alunos do 3° ano do Curso Técnico em Florestas.
O objetivo deste artigo é analisar as ações de gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos no município de Barreira, Estado do Ceará, Brasil. Demonstra-se que além de restrito, o investimento para a gestão de resíduos sólidos urbanos em Barreira não dispõe uma política pública adequada.
A Educação Ambiental Técnica é um processo de tomada de consciência política, institucional e comunitária da realidade ambiental, do homem e da sociedade, para analisar, em conjunto com a comunidade, as melhores alternativas de proteção à natureza.
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma planta anual herbácea, pertence à família Fabaceae. O girassol (Helianthus annuus L.) é uma dicotiledônea anual, seu gênero procede do grego helios, que tem como significado Sol. Já o milho (Zea mays L.) é uma cultura que foi domesticada há cerca de quatro mil anos.
A logística reversa dos óleos lubrificantes usados é um processo que visa promover o reaproveitamento desse material agregando valor à cadeia produtiva e promovendo diversos benefícios socioambientais. A pesquisa contribui para compreensão da logística reversa dos óleos lubrificantes usados e seus benefícios.
Uma das funções do ensino de Biologia é sensibilizar o educando sobre sua responsabilidade ambiental. Estudou-se o ensino de Biologia para alunos deficientes visuais e o uso de modelos táteis em aulas na Associação de Cegos do Piauí. Constatou-se melhoria de 33,8% na aprendizagem após o uso de modelos táteis.
Os conteúdos de Química com relação a temas específicos a problemas ambientais relacionados a Amazônia, possibilitam um novo olhar dos alunos com relação a disciplina pois o contexto social em que estão envolvidos, fortalece o desenvolvimento de cidadãos críticos capazes de tomar decisões.
O presente trabalho tem o condão de mostrar a relação existente entre meio ambiente e saúde, através da transversalidade na escola U. E. Vespasiano Ramos, com o intuito de promover ações mitigadoras ao habitat natural e a saúde humana.
O presente trabalho utilizou o índice EPT, além da avaliação microbiológica de Coliformes fecais,para o biomonitoramento doriacho Lamêgo, em Caxias (MA), foi possível verificar que os pontos de amostragem que sofre influência antrópica.
Desenvolver um sistema consciente e eficaz sobre o gerenciamento dos recursos da natureza é tarefa de todo cidadão. Nessa perspectiva, as empresas que não interagem com esse sistema necessitam inserir metas de controle de recursos, buscando minimizar os impactos ambientais causados no ambiente empresarial.
O presente trabalho apresenta, de forma simples, o modo como os resíduos de construção e demolição (RCD) vem sendo tratados no bairro Jóquei da cidade de Teresina – Piauí. A pesquisa mostra que apesar de algumas leis já estarem em vigor, mesmo assim não são cumpridas criteriosamente.
O presente estudo busca compreender a relação mídia e influencia da construção do conhecimento. Na metodologia é aplicado pesquisa survey composta por 11 questões em estudantes de diferentes escolaridades da cidade de Lages (SC) permitindo avaliar a qualidade da disseminação de informação ambiental na educação.
O objetivo da presente pesquisa foi avaliar os processos educacionais e também verificar as metodologias de trabalho utilizadas na mediação entre os agricultores familiares e o CAPA. Os resultados demonstram que o trabalho desenvolvido pelo CAPA é participativo e os aspectos educacionais estão presentes.
Este trabalho pretende apresentar a bioenergia e como ela pode minimizar os problemas ambientais, sociais e gerar um negócio lucrativo, uma das bases do desenvolvimento sustentável, através do aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar (biomassa) para a geração de energia elétrica.
O presente trabalho teve por objetivo conhecer as formações, concepções e práxis pedagógicas a respeito da Educação Ambiental (EA) adotadas pelos profissionais da educação no ensino médio de duas escolas do município de Salvaterra-PA
Os documentários “Terra do Meio” e “Homem e os Recifes” foram apresentados aos alunos do Ensino Fundamental II de Belém - PA, como instrumento de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental. As respostas (antes e depois da exibição) foram diferentes ou melhoraram, comprovando a eficácia dos documentários.
É incontestável a necessidade de se desenvolver estratégias que visem estimular a conscientização ambiental. Estudos apontam que através da análise de percepções ambientais, podemos aprimorar projetos e ações direcionadas a área da Educação Ambiental.
Este trabalho trata do uso de trilhas interpretativas promovidas por um grupo de extensão que realiza atividades de Educação Ambiental interdisciplinar com estudantes da educação básica no espaço do Horto Florestal Olho D’Água da Bica, área de conservação de caatinga, localizado no munícipio de Cuité-PB.
O conhecimento ambiental discente em uma escola pública de Cruz das Almas-BA foi considerado elementar, especialmente quanto ao saneamento básico; biodiversidade e desmatamento; desperdício de água. Foram apresentadas informações importantes ao debate crítico frente ao contexto socioambiental do Recôncavo.
O presente artigo tem como objetivo verificar se as escolas públicas do município de São Carlos têm incorporado as perspectivas da educação para desenvolvimento sustentável (EDS) em suas práticas pedagógicas.
A significação dos conteúdos de Química expostos em sala de aula com relação a temas específicos a problemas ambientais relacionados a Amazônia, desenvolveria um novo olhar dos alunos com relação a disciplina de Química no contexto social em que estão envolvidos é de suma importância para a formação do cidadão.
Esse trabalho tem como objetivo discutir as vantagens da Educação Ambiental (EA) na logística reversa de pneus inservíveis e é resultado de levantamento bibliográfico e documental acerca da temática abordada. A EA tem relevância singular na logística reversa de pneus inservíveis e precisa ir além das escolas.
A música é fundamental na vida da gente, e na educação então, nem se fala. É incrível o desenvolvimento das crianças que têm contato com a música desde bem pequenas, o que confirma ser um excelente recurso didático-pedagógico que deve estar sempre presente nos processos de aprendizagem. Através da música vivenciamos as artes: poesias, rimas, melodias, imaginação, e nos envolvemos com todos os sentidos. Por isto, uma dica da Educação Ambiental em Ação é esta música encantadora que une céu, terra, som, ar, gente, planta, animal, onde todos são irmãos!
Algumas informações importantes podemos encontrar não só nas embalagens dos produtos confeccionados, mas também nas etiquetas daqueles frescos.
As etiquetas não servem somente para colocar o logo da empresa, mas também para indicar o modo de cultivo das frutas ou verduras.
[...] Para trabalhar na perspectiva da Educação Ambiental no ensino formal, temos que ir muito além do clubinho de ciências, de ecologia e da campanha da horta, e da coleta de lixo, noções básicas sobre meio ambiente. Não que estas atividades não sejam válidas, mas têm que ser encaradas como atividades motivadoras de um processo maior. Ou seja, elas devem integrar um projeto no qual os objetivos perseguidos busquem a formação de um cidadão crítico e participativo, capaz de assumir suas responsabilidades sócio ambientais e éticas [...]
A questão da conservação da diversidade biológica do nosso país é muito séria, já que é o suporte principal do desenvolvimento nacional, se é que este pretende chegar a ser sustentável. Nós somos os protagonistas de um tempo chave para a história de nossos povos, pois temos de decidir quais espécies e ecossistemas deixaremos para as futuras gerações.
Numa sociedade cada vez mais superprotetora, as crianças têm cada vez menos liberdade e deixaram de brincar ao ar livre. Não caminham sozinhas pelo bairro, não andam de bicicleta e nem conhecem os vizinhos. Vivem hoje uma infância controlada e agendada pelos pais. “Deixamos de acreditar no potencial das crianças e não conseguimos mais reconhecer que elas podem aprender sozinhas, através de suas descobertas e experiências”, afirma Tim Gill, um dos maiores especialistas britânicos sobre infância.
Existe quem defenda e quem não, o meio ambiente. O que já é no mínimo estranho e contraria uma lógica muito simples. Se a natureza prove a vida de todos, e se nós fazemos parte do todo, então nós precisamos cuidar da natureza, porque cuidar dela é cuidar de nós mesmos. Isto é claro para todos?
As atividades dinâmicas são importantes recursos didáticos que promovem aulas descontraídas e agradáveis, facilitando os processos de aprendizagem por tornarem-se significativos através de vivências e interação com o grupo. Não é por acaso que a seção de Dinâmicas da nossa revista é a mais acessada, pois os professores bem sabem o quanto elas são envolventes. A Dinâmica Debate Lúdico foi elaborada especialmente para esta edição comemorativa de 15 anos, e pode ser replicada utilizando diferentes temas, e pode ser, também, adaptada usando a criatividade, então, esperamos que apreciem.
A entrevistada desta edição é Daniela Vieira Costa Menezes. Ela é professora concursada no Município de Novo Hamburgo/RS, licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação: espaços e possibilidades da formação continuada, Especialista em TIC aplicadas à Educação e também Especialista em Educação Ambiental [...]
Após as refeições, a grande maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida. Isso acontece também após o consumo de frutas e demais vegetais. Mas já está se popularizando a ideia de que esses resíduos aparentemente inúteis podem ser aproveitados de diversas maneiras. O reaproveitamento de alimentos é uma solução para diversos problemas atuais simples de ser tomada, como desperdício, geração de resíduo, poluição, entre outros, basta uma pequena mudança nos hábitos.
O artigo versa sobre as atividades do projeto de extensão PhotoGraphein vai à Escola, realizadas na EMEF Peixoto Primo, situada no Balneário Cassino (Rio Grande, RS), com ênfase nas questões relacionadas ao meio ambiente. O foco temático se justifica, visto que a escola está localizada nas proximidades da orla da Praia do Cassino.
Os eventos disponibilizados não são de responsabilidade da revista, que apenas os divulga. Para maiores informações, contatar os responsáveis através dos links apresentados.
O Centro Universitário do Senac Santo Amaro (São Paulo/SP) está com matrículas abertas para a pós-graduação lato sensu em “Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, na modalidade a distância. Este curso é oferecido desde 2014 em 289 polos distribuídos em todo território nacional e tem duas entradas no ano (março e agosto).
A água é o bem mais precioso que temos no mundo. E na mesma estrada por onde passa a importância, passa também a preocupação com o futuro dela, visto que é um recurso finito e nem sempre disponível. Por isso, o reúso da água se tornou uma alternativa cada vez mais recorrente no Brasil.
Esta publicação foi elaborada no sentido de informar e estimular processos de colaboração e interconexões entre instituições, pessoas, ideias e ações, a partir de um conhecimento baseado em valores e práticas sustentáveis, indispensáveis para estimular o interesse e o engajamento de pessoas na ação e na responsabilização.
Este livro nos apresenta de forma original um conjunto de artigos que aborda o tema da educação ambiental nas escolas num contexto em que se debatem mudanças que se coloca em questão o desenho curricular e os potencias riscos que pode promover na formação dos estudantes.
Nuestro corazón es um corazón-semilla, que sabe de los ciclos de la vida, de la rueda que gira y gira sin tempo, abriendo y cerrando círculos, como espirales em movimento continuo. En el corazón-semilla anidan nuestras mejores intenciones, nuestras memorias y esas chispas de luz que se transforman en sabiduría cuando aprendemos a "ver con el corazón"
Na natureza, podemos encontrar alimentos e plantas de grande ajuda para melhorar muitos problemas de saúde. Entre os quais está a perda progressiva de memória, condição que pode chegar a afetar nossa qualidade de vida de uma maneira muito complicada.
O que facilita muito a vida de pessoas que gostam de se manterem atualizadas, ou que pesquisam com muita frequência é a criação de um banco de links temáticos. Com isto ganhamos tempo e podemos alcançar com mais facilidade as informações que desejamos. Por isto, apresentamos uma série de links que nos facilitam a vida na busca de informações sobre meio ambiente e Educação Ambiental. São sites, revistas, e jornais, todos com confiabilidade. Caso queiram enviar sugestões para entrarem neste rol, escrevam para o endereço do final do texto. Bom proveito!
O texto apresenta um jogo didático de tabuleiro que aborda conceitos de meio ambiente e preservação. O objetivo com este jogo é de melhorar a relação ensino-aprendizagem, além de abordar a Educação Ambiental de forma atrativa e motivadora. Com isto, espera-se proporcionar aos jogadores desenvolvimento de capacidades e intervenção nos fenômenos ambientais e constituir material didático de apoio para ensino visando melhorar a compreensão dos assuntos que envolvem os temas abordados no jogo.
O uso de atividades lúdicas consiste em um importante recurso didático no ensino de temas socioambientais, tanto em espaços formais quanto não-formais, pois apresenta conteúdos, estimulando a sociabilidade e a criatividade e gerando, portanto, motivação e vontade de aprender. Esse trabalho propõe o uso de um jogo de cartas como método de reflexão e tomada de decisões acerca de grandes problemas socioambientais da atualidade.
O presente trabalho registra o inicio da trajetória do grupo ComAmor na ocupação de espaços ociosos por meio da instalação de hortas na Capital Goiana. A convite de Berenice Gehlen Adams, este registro foi elaborado coletivamente para integrar a Seção Sementes da 60ª Edição - Especial pelo Aniversário de 15 anos da Revista Educação Ambiental em Ação, cujo tema é Educação Ambiental e a responsabilidade com a vida.
Esta compilação apresenta o conceito, desenvolvimento e resultados obtidos nas doze primeiras edições da Go Vegan Feira Criativa e Gastronômica, realizadas em Goiânia – GO, durante o período compreendido de março /2016 a maio/2017. O trabalho foi elaborado a convite de Berenice Gehlen Adams para integrar a seção Sementes na 60ª Edição - Especial pelo Aniversário de 15 anos da Revista Educação Ambiental em Ação, cujo tema é Educação Ambiental e a responsabilidade com a vida.
O hábito de se alimentar de animais está profundamente enraizado em nossa cultura gaúcha carnívora e esse padrão alimentar regional, rico em proteína animal vem sendo questionado cada vez mais não só entre os médicos, mas também entre os ambientalistas. Neste contexto este estudo tem como objetivo geral analisar como a mudança de hábitos alimentares pode contribuir para atenuar os problemas ambientais. Tendo como objetivos específicos analisar os impactos ambientais negativos causados pela pecuária extensiva; Analisar como a dieta carnívora influencia na saúde mundial. E incentivar a população a adotar uma dieta vegetariana. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e levantamento de dados em relatórios de organizações internacionais e instituições socioambientais
O Projeto de Educação Ambiental, Jandaia Sol, tem como objetivo conscientizar crianças no combater ao tráfico de animais silvestres e preservar a natureza, foi lançado na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, com a participação de estudantes e professores das escolas da Prefeitura e autoridades envolvidas na execução do projeto.
Representantes de entidades socioambientais e dos servidores de órgãos técnicos ambientais do Estado e de Porto Alegre se reuniram com autoridades estaduais e federais para entregar o documento “O Dia 22 de Maio e as ameaças à Biodiversidade do RS” que problematiza e faz nove reivindicações para o enfrentamento dessas ameaças.
As tradicionais feiras de rua são ainda uma das melhores opções para quem procura por alimentos naturais em uma cidade como São Paulo. Isto porque os feirantes se dão o trabalho de buscar, diretamente da fonte, frutas, legumes e verduras fresquinhos vindos das plantações. Ainda assim, muitas pessoas deixam de frequentá-las para evitar a bagunça e sujeira que caracterizam o cenário.
Para mudar a situação dos oceanos, startup resolveu reaproveitar os resíduos jogados nos mares para fabricação de tijolos ecológicos
Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial e da Fundação Ellen MacArthur, se nada mudar, espera-se que o oceano contenha 1 tonelada de plástico para cada 3 toneladas de peixe em 2025. E, em 2050, terá mais plástico do que peixes (por peso) no mar.
Há mais de 30 anos vivendo no Brasil, o suíço Ernst Göstch, agricultor e pesquisador, já recuperou 480 hectares de terras degradadas através da agricultura sintrópica.
Nos últimos séculos de existência do planeta, o homem intensificou o processo de exploração e consumo de recursos naturais, a fim de, a cada dia, avançar etapas em seu próprio desenvolvimento. Durante muito tempo, inclusive, o meio ambiente foi usado como um mero produto de fonte incessante no qual muitas instituições, empresários e caçadores (estes, até hoje) se aproveitaram para gerar ou aumentar o lucro nos negócios.
Foi para cultivar mudas de plantas trazidas da Amazônia para preparação do ayahuasca que o artista plástico Cláudio Spínola, 41, montou sua primeira caixa de compostagem na república de estudantes da USP onde morava no final dos anos 1990. Quase duas décadas depois, o que começou sem nenhuma pretensão se transformou na Morada da Floresta, um negócio social que já atendeu mais de 30 mil clientes, entre indústrias, restaurantes, hotéis e residências e gera um faturamento médio de 120 mil por mês.
O manejo inadequado de água, energia, efluentes e resíduos sólidos representam alguns dos principais problemas ambientais presentes na atualidade. O objetivo deste trabalho é elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes, água e energia para a Escola Estadual Burity, Rio Tinto, Paraíba.
O trabalho visa apresentar uma experiência realizada com materiais recicláveis e reutilizáveis, que envolveu alunos do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, do Campus Porto Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins na disciplina de artes.
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de conselheiros de meio ambiente do município de Mossoró (RN).
O presente estudo objetiva compreender como é o processo de inovação aberta em uma organização corporativa que atua no ramo do papel e celulose. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso, guiado por análise documental e entrevistas semiestruturadas em uma Indústria de papel da região centrosul do PR
Resumo: O presente trabalho busca mostrar aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental as possibilidades de incorporar nos estudantes práticas de preservação do meio ambiente por meio da inserção de conteúdos interdisciplinares. O objetivo é incentivar as práticas interdisciplinares aos professores.
As políticas públicas em educação ambiental implicarão uma crescente capacidade do Estado de responder, ainda que com mínima intervenção direta, às demandas que surgem do conjunto articulado de instituições atuantes na educação ambiental.
O presente trabalho tem como objetivo destacar os procedimentos utilizados em relação ao manuseio dos resíduos sólidos da construção civil e instruir os trabalhadores sobre a importância da destinação e gerenciamento correto dos resíduos visando à preservação ambiental em obras na cidade de Cajazeiras-PB.
Ficus benjamina L. é uma espécie da família Moraceae, conhecido como Figueira benjamim, utilizada em decoração. Objetivou-se analisar a morfologia foliar e a presença de cristais de oxalato de cálcio. Os resultados mostraram drusas e cistólitos.
Esse estudo trata-se de um projeto de intervenção pedagógico realizado em escola municipal da zona rural do Sítio Torrões no município do Poço José de Moura-PB, buscando assim, a participação ativa de alunos, a fim de que os mesmos se tornassem agentes de sua aprendizagem.
O objetivo deste trabalho foi a avaliação da percepção ambiental da população próxima as áreas alagadas de Picos e Oeiras-PI. Foi analisada a percepção dos atores sociais a respeito da importância dos alagados para eles e para região. Diante das respostas, torna-se imprescindível à educação ambiental.
O descarte indevido de resíduos é ilegal e degradante ao meio ambiente, principalmente em áreas costeiras. O objetivo foi avaliar qualitativamente os resíduos sólidos descartados na praia do Garcez, conhecida como Pedra da Freira (Caraguatatuba, SP). O plástico foi o resíduo mais encontrado em toda a praia.
Este trabalho tem como objetivo compartilhar práticas positivas na educação ambiental infantil, partindo da experiência com teatro, permitindo estimular a percepção e a sensibilização infantil, tendo como foco a história ambiental local, resgatando a forma divertida de aprender e ensinar nas escolas públicas.
Como estudante de Desenho Industrial - Projeto de Produto na Universidade Paulista, creio ser um dever cívico desejar a evolução desse nosso País, tendo como foco a tecnologia que através de estudos,e ideias expressadas por desenhos, possibilidades que podem acrescentar na área de desenvolvimento estratégico.