Esta edição de Nº 63 da revista é um marco, pois representa a superação de muitas e muitas adversidades pelas quais passamos neste trimestre, mas vencemos. Erguidos, fortalecidos, com um sentimento de renascer, como a Fênix que das cinzas ressurgia, nós superamos e estamos aqui, para apresentar nosso novo exemplar.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Há sempre um forte desejo de aprimorar o trabalho da revista Educação Ambiental em Ação. É o que sentem os editores e os membros da equipe da revista, e foi pensando em inovar, levando em conta a bagagem de 15 anos de publicação, que os editores resolveram comemorar criando o I PRÊMIO NACIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO [...]
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos no regulamento e se revela como uma importante referência para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental em reservas biológicas e ecológicas. O projeto aponta a importância da criação de um banco de dados com informações sobre as reservas, para fundamentar projetos de educação ambiental. Tem aspecto interdisciplinar, entrelaçando diversas temáticas ambientais. Alcança diferentes faixas etárias, e é desenvolvido com uma diversidade de grupos. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras reservas ecológicas e biológicas. A sensibilização e a percepção ambiental estão presentes nos diferentes processos educacionais e tecnológicos deste projeto. Envolveu um total aproximado de 40.000 pessoas
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se configura em uma prática de Educação Ambiental desafiadora: tratar sobre um tema bastante abstrato para crianças da Educação Infantil que é “consumismo”. O projeto aponta que os valores trabalhados foram de valorização de uma vida sustentável e de uma vida participativa, a partir de uma sequência didática desenvolvida com as crianças da Educação Infantil. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas de Educação Infantil oportunizando a conscientização ambiental desde tenra idade.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental associadas às práticas esportivas de Slackline, que é “um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima”. Aborda a conscientização e sensibilização sobre os impactos que atividades realizadas ao ar livre provocam no meio ambiente. A Educação Ambiental configura-se como uma importante ferramenta de conscientização para os praticantes, no que tange a minimização dos impactos que este esporte (e outros) pode provocar. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras atividades esportivas desenvolvidas ao ar livre.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental na busca de conscientizar os moradores da cidade sobre o comprometimento da coleta seletiva e os benefícios deste programa a todos. Este projeto atinge todo o município de Dois Irmãos/RS e poderá ser replicado em outros municípios, sendo um exemplo de planejamento para implantação deste modelo de coleta porta a porta.
Parecer dos editores – O projeto cumpriu os requisitos expostos. Tem com objetivo aplicar os referenciais teóricos de EA em uma perspectiva crítica e freirena. Os autores apresentam as múltiplas escolas da EA e suas tendências. O projeto traz o aproveitamento de resíduos para a elaboração de jardins ou hortas, envolvendo a comunidade escolar, podendo ser aplicado também em outros grupos de trabalhos sociais e outras instituições.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e prioriza a reaproximação dos educandos aos espaços naturais, propondo um novo sentir da vida, através de atividades práticas de Educação Ambiental, promovendo o estabelecimento de conexões dos aspectos naturais com aspectos sociais, culturais e históricos. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. As atividades desenvolvidas ocorrem em espaços pedagógicos, que promovem sensibilização. Em torno de 21.000 pessoas já participaram do projeto.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos. Tem como objetivo destacar a importância do recurso educacional “Pegada Ecológica do Lixo”, desenvolvido para a Alfabetização Científica na EA e estimular a divulgação de práticas em EA. Este trabalho atendeu alunos de 6ª série, o que oportunizou novas perspectivas aos alunos com a Alfabetização Científica dos mesmos. Este trabalho poderá ser disponibilizado para outras séries fazendo com que um número maior de estudantes perceba a sua pegada ecológica.
Parecer dos editores – O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo formar jovens capazes de reconhecer fatores que implicam em risco ambiental e que sejam tomadores de ações preventivas em relação aos ambientes com risco de desastres ambientais. Os jovens foram iniciados no projeto através de oficinas, o que provocou o seu envolvimento maior com os propósitos do projeto. O projeto poderá ser replicado por instituições de diferentes instâncias, promovendo maiores possibilidades de sucesso no enfrentamento de situações de desastres ambientais.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos no regulamento e efetivou-se a partir de atividades de sensibilização e atividades continuadas ao longo de mais de 10 anos, e alunos participaram ativamente na construção do evento. As saídas de campo envolviam Unidades de Conservação e Parques, desde municipais, estaduais e nacionais, estimulando a iniciação científica, com visitas a importantes centros de pesquisas. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. A iniciativa envolveu toda comunidade escolar, alcançando aproximadamente, de forma direta, 280 pessoas.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental com objetivo de despertar nos alunos a conscientização ambiental, levando - os a refletirem sobre hábitos de descartes de resíduos sólidos diariamente, especialmente mostrando alternativas para o descarte correto para o óleo de cozinha. O projeto atendeu no mínimo uma comunidade de 500 pessoas. Este projeto poderá ser replicado em outras escolas, associações e entidades parceiras que tenham autorização para armazenar o óleo comestível usado.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo buscar compreender a sensibilização ambiental infantil e seus desdobramentos no ambiente escolar. Foram propostas atividades com crianças. Os resultados destas atividades apontam a sensação de que as crianças que não vivenciam o meio ambiente natural possuem mais dificuldades de reconhecer o valor da natureza. Este projeto atende uma parcela das comunidades que trabalha com as artes nas mais diversas esferas, podendo ser replicado também na educação informal.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e tem como objetivo formar uma sociedade participativa, com a construção de mapas, sendo esta uma ferramenta de EA e mobilização social para que haja maior comprometimento com o saneamento para alterar a realidade do município. Foram promovidas oficinas onde a técnica de Cartografia foi referência para a estratégia de soluções para o saneamento. O projeto poderá ser replicado e, outros municípios, com apoio de Secretarias e também de Universidades.
Parecer dos editores: O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo trabalhar com os alunos de duas turmas de licenciatura em Pedagogia de uma escola de formação de professores localizada no município de Campos dos Goytacazes, o tema conservação do solo, sendo um município que possui um polo cerâmico, do qual o solo é a material prima. É importante cuidar e conhecer as formas de conservação do solo. O projeto trouxe uma condição particular, que são as aulas práticas, podendo ser replicado em outros espaços educacionais.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo arrecadar medicamentos que estão dentro do prazo de validade e sobram nos domicílios de usuários pacientes, para serem redirecionados a pacientes que, sob prescrição médica, podem utilizá-los. Este projeto poderá ser reproduzido por agentes de saúde, agentes comunitários, equipe de vigilância sanitária, e pode ser divulgado para as secretarias que integram o sistema de saúde e educação municipal.
Parecer dos editores – O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo avaliar a percepção ambiental de acadêmicos sobre o compromisso de conservação de um ecossistema aquático em área de ecótono, localizada no Mato Grosso do Sul. Este trabalho também observou a necessidade de manter medidas de proteção para com este ambiente. A experiência poderá ser desenvolvida por acadêmicos de vários cursos, debatendo a necessidade de conhecer as fragilidades do ambiente natural.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se configura como uma ferramenta de conscientização, de apoio e de adesão à coleta seletiva. O projeto preocupa-se com a valorização das cooperativas de catadores de resíduos e se utiliza de atividades práticas de Educação Ambiental como instrumento de modificação cultural. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. O projeto que envolve, de forma direta, 601 educandos, evidenciou uma “expressiva mudança cultural e de hábito em toda a população olimpiense a partir de um ponto comum, a escola”.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e configura-se pela valorização da cultura indígena, tão vilipendiada e esquecida nos contextos sociais, políticos, econômicos, ambientais. Presta apoio para as famílias indígenas da região, encaminha demandas colocadas pelos Kaigang e procuram revitalizar os traços culturais, sensibilizando para a preservação e valorização da cultura indígena.Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental onde os alunos, através do programa PIBID, construíram uma estufa de garrafas PET estimulando o aproveitamento das garrafas e a produção de alimentos em uma estufa. Este projeto possui potencial para ser replicado para todos os Projetos PIBID.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se configura em uma prática de Educação Ambiental. Utiliza a ludicidade para envolver alunos em uma temática pouco atrativa para eles, evidenciando que, através de jogos, o interesse pelo assunto se potencializa e os resultados demonstram o alcance dos objetivos. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. O projeto, portanto, conquistou a atenção dos educandos e sensibilizou jovens entre 14 e 25 anos.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se revela como uma importante referência para a abordagem do tema “agrotóxicos” em atividades de Educação Ambiental na disciplina de Biologia, estendendo-se a outras disciplinas também. Envolve, não somente estudantes que atuam em diferentes setores, como também, estudantes agricultores. Trata-se de um projeto que pode ser adaptado e replicado em outras escolas e instituições. O projeto destaca-se pelo objetivo de informar e incentivar o cuidado com o meio ambiente e com a saúde, quanto a utilização de agrotóxicos na agricultura. Envolveu, de forma direta, 60 estudantes.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e tem como objetivo descrever a trajetória e envolvimento do autor com a EA. Aponta a realização de trabalhos com o público infantil, relacionando os 4 elementos da natureza. Destaca a necessidade do contato com a natureza para um bom desenvolvimento infantil e as atividades envolvem a sensibilização. O projeto poderá ser replicado para outras escolas de Educação Infantil, buscando demonstrar os elementos da natureza de forma lúdica, criativa e sensibilizadora.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e evidencia uma preocupação muito grande em conscientizar a comunidade escolar quanto aos resíduos sólidos e a importância de minimizar os problemas como destinação incorreta, desperdício, incentivando, através da coleta seletiva, o reaproveitamento de materiais e a reciclagem. O projeto envolve 80 escolas, 50.000 educandos e mais de 300 professores. Trata-se de um projeto que envolve comunidades escolares e efetivação de parcerias para colocá-lo em prática. Há, também, uma evidente preocupação com a inclusão a partir da preocupação evidenciada com a acessibilidade e pelo uso de recursos didáticos adaptados.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental. O objetivo foi discutir com alunos, professores, comunidade e e a tribo Kaigang, a educação para a paz, o meio ambiente e a cultura. O projeto permitiu, também, que os alunos vivenciem os problemas socioambientais de duas cidades. O projeto trabalhou com alunos e a uma tribo indígena, podendo ser adaptado e aplicado para outras comunidades escolares e indígenas.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental onde os professores foram chamados a debater sobre seus conhecimentos sobre o Morcego e assim identificar as necessidades de receber mais informações sobre o tema e divulgar ações práticas entre os educandos. Este trabalho poderá ser expandido para outras escolas e entidades com o objetivo de valorizar a função ecológica do morcego no ecossistema e a diversidade de temas nas aulas de ciências.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental com resgate do uso consciente da água e da cultura indígena. Tratou o tema com entrevistas, buscando recuperar a qualidade das águas de um córrego. Este trabalho poderá ser replicado em outras aldeias buscando conscientizar a comunidade sobre o uso das águas.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental a partir do debate sobre as ações do ser humano com relação à natureza, que vem agindo de forma desenfreada, desconsiderando as consequências danosas que comprometem o ambiente e futuras gerações. O projeto poderá ser replicado para outras escolas atingindo um número maior de estudantes e comunidade de entorno.
Parecer dos editores - O projeto cumpriu os requisitos expostos e se caracteriza pela realização de atividades de Educação Ambiental com o objetivo de conscientizar a comunidade para a preservação e a conservar da natureza, sendo que o tema tratava do manancial hídrico que abastece a cidade. O trabalho atingiu uma comunidade de mais de 100 participantes e tem possibilidade de ser replicado para outras escolas para assim reconhecer a sociedade em que vivem e promover ações que revertam impactos ambientais.
O objetivo geral deste artigo é propor uma atividade pedagógica que utiliza a metodologia Lego® Education, como recurso didático para promoção da educação ambiental.
A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência do ensino contextualizado da educação ambiental, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao Meio Ambiente, como também conhecer o perfil dos alunos dessa unidade de ensinono que tange o nível de conhecimento acerca da temática ambiental
Esse trabalho tem por objetivo usar como modelo de agroecossistema o Sítio Pontes, o qual possui práticas do turismo rural sustentável. A pesquisa é do tipo estudo de caso. Foi possível conhecer o perfil socioeconômico, produtos comercializados e ações sustentáveis vinculadas às atividades turísticas.
A água é um elemento por demais importante para a vida humana e de todos os seres vivos na natureza e é na escola que a conscientização sobre o problema deve ser tratado, para que esse elemento essencial jamais falte.
A necessidade de preservação ambiental fazem com que a construção civil procure reduzir o consumo e minimizar os impactos gerados. Este trabalho vem contribuir com a minimização dos impactos gerados pela atividade de construção e demolição, pelo diagnóstico do RCD para a fabricação de blocos não estruturais.
O estudo apresenta a concepção de educadores de uma escola pública a respeito de políticas públicas de educação ambiental que compreendeu o período de 2003 a 2010.O projeto era voltado para a Educação ambiental e Alimentar aplicados a regiões do Estado de Santa Catarina de baixo IDH.
O trabalho teve como objetivo verificar a influência de atividade pedagógica na mudança de percepção sobre educação ambiental. A metodologia envolveu aplicação de questionário, aula teórico-prática e reaplicação do questionário. Não houve diferença entre as respostas antes e depois da atividade didática.
O presente estudo realizado na Faculdade do Pantanal (FAPAN), localizada no município de Cáceres-MT, objetivando realizar uma análise comparativa sobre percepção ambiental entre acadêmicos ingressantes e concluintes de cursos de graduação, sobre a gestão e o descarte dos resíduos eletroeletrônicos (REEE).
A tipologia de conteúdos Zabala, a ciência, a música, a arte e o diálogo foram utilizados no ensino/aprendizagem de tópicos de educação ambiental. Os resultados sugerem que houve aprendizagem significativa e que existem maneiras muito especiais de fazer educação, contextualizando e vivenciando a alegria.
O objetivo foi identificar as políticas públicas assentamentos rurais no Sul do Amazonas. Essas políticas contemplam infra-estrutura, crédito, assistência técnica e conservação ambiental. Foi possível verificar a necessidade de ampliação de políticas para as áreas económicas, sociais e ambientais.
O presente artigo é um estudo teórico que objetiva mostrar a interação da percepção ambiental em relação ao saneamento básico e como a educação ambiental trabalhará para que a qualidade de vida em comunidades tradicionais seja alcançada.
O levantamento de dados tantos qualitativos e quantitativos,se constitui em uma grande ferramenta de gestão das bacias hidrográficas,sendo muito válida na determinação de critérios nas tomadas de decisões por parte dos gestores públicos nas suas funções de preservar e fazer uso racional dos recursos hídricos.
Este artigo se constitui em uma pesquisa voltada para questões relacionadas à prática de intervenção pedagógica, por meio da dramatização do ensino de geografia. Observadas as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.
O artigo apresenta a aula prática como ferramenta metodológica interdisciplinar no curso Técnico em Meio Ambiente de uma Escola Técnica do Pará. A importância da aula prática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem foi perceba por alunos e professores ao observarem diferentes ambientes
Este artigo mostra como nem sempre é possível mensurar os valores ambientais da exploração dos recursos hídricos apenas pelas conversões monetárias, pois há outros custos sociais que são incalculáveis.
Este trabalho foi realizado em uma escola municipal, localizada na cidade de São Gabriel da Palha, na região Noroeste do estado do Espírito Santo.Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: palestra de conscientização e debates; textos; desenhos e paródias e questionário.
Este artigo propõe-se analisar como os preceitos da gestão social podem contribuir para potencializar o desenvolvimento local da comunidade quilombola dos Arturos. Para tanto, foi adotada a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico.
O presente trabalho tem por objetivo compreender como a escola, por meio de seu corpo docente, pode contribuir para a valorização de uma Área Protegida (AP). A escola em estudo está localizada ao Noroeste do Estado de São Paulo e possui professores de Ensino Fundamental e Médio.
O ambiente em que vive o homem é continua e sistematicamente agredido pelo ser humano, por isso, o presente artigo aborda a questão sob a ótica de estudiosos que se debruçaram sobre o tema, mas também sob a ótica pessoal com o objetivo principal de despertar mais consciência em torno do tema na coletividade
Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento preliminar da diversidade de insetos presentes em uma área rural de Inhuma, Piauí, Brasil e expor as amostras em forma de oficina, enfatizando a importância ecológica e promovendo educação ambiental para agricultores rurais.
A Educação Ambiental objetiva construir no indivíduo conhecimentos, habilidades e atitudes para à conservação do ambiente. A escola é o principal local para o desenvolvimento desta atividade e o professor o elemento-chave. Este trabalho objetivou conhecer as concepções de professores sobre Educação Ambiental.
Este artigo tem como objetivo analisar as problemáticas ambientais na comunidade de Felipequara (município de Cametá-PA), tentando inicialmente compreender para minimizar os fatores considerados como problemas ambientais, abrindo espaço para pensar soluções visando a importância da preservação da flora e fauna regional
As matas ciliares são importantes ecossistemas que contribuem diretamente para a manutenção da quantidade e da qualidade da água, mantém a morfologia do canal fluvial, a temperatura do ar e constituem-se como ambientes ricos em biodiversidade.
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre como concluintes do curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul compreendem a sua formação. Realiza-se uma análise dos resultados que mostram que há um direcionamento maior à formação de educadores ambientais do que técnicos em Meio Ambiente.
No processamento de palmito são produzidas as bainhas, também denominadas como cascas, que representam as camadas que envolvem a parte comestível. Este material é considerado um resíduo sólido agroindustrial e, por ser de natureza lignocelulósica, pode ser transformado em produtos de importância comercial.
A educação ambiental deve estar presente no cotidiano das pessoas, pois interagimos constantemente com o ambiente, e somos culpados pelas modificações que ocorrem no mesmo.
No contexto do Ensino de Química e da Educação Ambiental, a Química Verde (QV), como um tema transversal, deve ser trabalhada na escola de forma integrada, contínua e permanente.
O Projeto PolíticoPedagógico, como ferramenta imprescindível ao ensino formal deve ser apropriado para posicionar os educandos frente às problemáticas e questões da sociedade. Esta pesquisa analisa o Projeto Político Pedagógico do Colégio São Paulo, localizado no Município de Belém (Pará), a fim de observar a abordagem de conteúdos voltados para a Educação Ambiental.
Objetivou-se, com este trabalho, diagnosticar o conhecimento básico de alunos ingressantes do curso Técnico em Agropecuária (CTAGRO) do IFAL e de Zootecnia (ZTE) da UFAL sobre abate humanitário de peixes, como forma de promoção da conscientização ambiental para as práticas de abate de peixes.
No planeta um dos grandes problemas é a falta de água com qualidade para o consumo humano, o qual vem se agravando cada vez mais com o aumento da poluição que contamina oceanos, rios e lagos, inviabilizando o consumo da água e causando morte da vida aquática.
A exposição ao ruído é um dos problemas de saúde ocupacional mais prevalente nos ambientes industriais e tem sido considerada um dos grandes males do século por ser uma das ameaças ao habitat devido ao perigo ambiental significativo para a saúde pública.
Tomamos para objetivo desta pesquisa, analisar o uso de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental no ensino fundamental I. E concluiu-se que a aplicação de atividades lúdicas em educação é uma alternativa eficaz e pode ajudar na compreensão da importância da educação ambiental.
Objetivou-se conhecer os comerciantes de plantas medicinais que trabalham na feira de Oeiras, Piauí. Foram realizadas entrevistas com aplicação de formulários semiestruturados. Verificou-se que os feirantes são reconhecidos como especialistas locais. A feira é um local de intercâmbios culturais e econômicos.
O descarte inadequado de celulares ocasiona problemas ambientais,logo o trabalho buscou verificar os estabelecimentos que utilizam o sistema de logística reversa e analisar o comportamento dos consumidores.Observou-se que a maioria desconhece esse sistema e descarta seus resíduos eletroeletrônicos no lixo comum
trata-se da importância da horta na escola e suas contribuições para o habito da alimentação saudável e a sensibilização e respeito ao meio ambiente. Esse projeto envolveu alunos, as famílias e a comunidade impactando a todos com mudanças de hábitos alimentares saudáveis e respeito ao meio ambiente.
Este trabalho uniu a utilização de memes na educação para praticar a elaboração de pesquisas, demonstrando que as novidades presentes na internet podem ser levadas à prática educacional e demonstrativa de resultados. O texto traz dois itens, sendo um para mostrar cada assunto aproveitado na pesquisa
Para quem é daqueles que não gostam de muito lero lero, segue aí 22 ideias meio malucas para compor uma agenda para construir um desenvolvimento ecologicamente sustentável.
Ser amigável com o meio ambiente é um assunto que passou de ser tratado por pessoas com conhecimentos específicos na área, a ser abordado também por profissionais de diferentes disciplinas. O motivo? O aumento de programas acadêmicos que oferecem aos estudantes a possibilidade de serem atores ativos da mudança climática e não apenas simples espectadores, como acontecia anos atrás.
Nestes tempos de intensos movimentos migratórios é interessante parar e pensar um pouco sobre como a nossa memória é de curto prazo, e nos deixamos levar pelo “sempre foi assim”, “quem pode manda e quem tem juízo obedece”, e acrescento que deveria ser: obedecer enquanto precisa.
Apresentação - O entrevistado desta edição é Rafael de Araujo Arosa Monteiro, que é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM - USP) e Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Senac - São Paulo) (2015). Rafael possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2012) e é pesquisador do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca da ESALQ-USP. Atua na equipe pedagógica do Curso de Especialização "Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis" e como Educador Ambiental do Projeto Albatroz, sendo responsável por coordenar as ações do Coletivo Jovem Albatroz. Principais temas de atuação: transição para sociedades sustentáveis, educação ambiental, diálogo, juventude e conservação marinha. Certamente teremos muito a aprender com ele!
Apresentação: Tive a satisfação de conhecer Moisés Lobos através de uma rede social. Ele está à frente do CINEMAGIA 3D. Utilizar este recurso para desenvolver a Educação Ambiental, certamente, contribui para o afloramento da sensibilidade ambiental, considerando-se que o cinema propicia as mais diversas emoções envolvendo os sentidos. Vamos conhecer mais sobre este recurso e como ele é utilizado em atividades de Educação Ambiental, nesta entrevista.
Propriedades da Batata doce: Em relação a batata inglesa, apresenta um índice glicêmico menor. Fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio.
O inhame tem grandes propriedades nutricionais, mas as crianças e adolescentes torcem o nariz para ele. Os sorvetes por sua vez, adorados pelos pequenos são recheados de gordura vegetal hidrogenada, conservantes e outros aditivos químicos. Que tal fazer seu próprio sorvete e ainda por cima aproveitar as propriedades do Inhame? Vale a pena experimentar!
O artigo aborda a análise dos resultados de uma investigação
acerca das noções de Belo nas Artes, dos ingressantes no curso de Artes
Visuais Licenciatura 2017, da Universidade Federal de Pelotas (RS), e suas relações com o comportamento cotidiano da comunidade pelotense no
que se refere ao lixo no espaço urbano.
O 4º. Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade será realizado em 20 de março de 2018, no Esporte Clube Sírio, na cidade de São Paulo. A edição deste ano aborda o tema Educação Ambiental - Ferramenta Básica para a Sustentabilidade.
Mais uma vez a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação apresenta alguns eventos, obtidos por diversas fontes, sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental que serão realizados em 2018. Maiores informações devem ser obtidas a partir dos contatos indicados.
De 19 a 22 de março, ocorrerá em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA). O evento vai debater temas como o controle social das fontes de água, o acesso democrático à água, a luta contra as privatizações dos mananciais e barragens, a defesa dos povos atingidos, os serviços públicos de água e saneamento e as políticas públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental. O FAMA será realizado no mesmo período do 8º Fórum Mundial da Água.
Milton Santos (1926 – 2001) destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Sua obra caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.
Trata-se de uma obra muito importante, pois gera ferramentas para o uso do jacaré como espécie bandeira para a conservação da biodiversidade no Brasil, além de gerar impacto positivo para a conservação dos jacarés brasileiros.
A Uergs lançou o livro “Educação para a Sustentabilidade”, que trata de temas como práticas e tecnologias sustentáveis, agricultura familiar, educação ambiental, entre outros. O livro já está disponível, em formato pdf.
O livro “Vocação de Semente” – biografia de Moema Viezzer foi escrito por Tereza Moreira. Lançado durante o Encontro de Lideranças Femininas da OBME – Organização Brasileira das Mulheres Empresárias, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, reuniu diversas palestras e personalidades.
"Muchos interrogantes aparecen cuando contemplo el “desorden” sembrado por el ser humano alrededor del planeta. Muchas acciones que pensamos que son inofensivas, van dejando huellas y abriendo heridas que necesitan sanar. Nuestro alejamiento del orden natural, ha traído enfermedades, no sólo del cuerpo, sino de las mentes y las emociones; ha corrompido los procesos vitales y el sentido legítimo de nuestro paso por este planeta. Tal vez, hemos perdido el rumbo; hemos equivocado el camino y tomado decisiones poco sabias… Es hora, de hacer una breve pausa para poder observar, sentir, reflexionar, recomponer, restablecer nuestra sintonía con cada pieza del todo..."
Desde o dia 28 de fevereiro, o Parque da Cidade passou a contar com um novo viveiro, dessa vez, de plantas medicinais. A iniciativa é dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) juntamente com os funcionários da empresa CGB/Energia ligada ao Grupo Celpa.
O objetivo do projeto foi estabelecer o cultivo de plantas medicinais na escola dentro do manejo agrícola, levando o aluno a disponibilizar a comunidade orientações sobre cultivo, coleta, dessecação, preparação de medicamentos caseiros, propriedades terapêuticas, toxicidade e métodos de extração.
Neste texto apresentamos o processo de construção coletiva do livro Educação Ambiental na Educação Básica: entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental (esta obra está disponível on-line: https://naraiz.wordpress.com/livros/). Esta obra é resultado de um processo de formação continuada de educadores ambientais que envolveu debates on-line, textos de pós-graduandos e de especialistas convidados.
A produção e o descarte de resíduos sólidos agravam o equilíbrio ambiental. As ações antropocêntricas, o uso inadequado dos recursos naturais interfere na sustentabilidade do planeta. Na prática educacional escolar a educação ambiental deve auxiliar no tratamento das questões sobre consumo consciente e descarte de resíduos sólidos.
Foram plantadas milhares de mudas de árvores nos colégios e, para propagar ainda mais o incentivo à preservação ambiental, neste ano, foram eleitos 1,1 mil agentes ambientais mirins voluntários que ficarão de olho a qualquer irregularidade pela cidade.
A iniciativa faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica no DF e será apresentada no 8° Fórum Mundial da Água, evento que a capital recebe de 18 a 23 de março.
Muito tem se falado em BitCoin, moeda virtual descentralizada. Mas existem outros tipos de moedas alternativas. É o caso do BitSeeds, que colabora com a Rainforest Foundation contra o desmatamento e com o plantio de 1 bilhão de árvores através do uso da moeda.
Fundado há 15 anos, o Centro Escola Mangue atende a crianças a partir de 8 anos, oferecendo educação ambiental. Na sede da ONG, em Brasília Teimosa, as meninas e os meninos têm reforço escolar, aulas de maracatu, educação física e aprendem a cuidar do ecossistema mais presente na região: o mangue.
Você já pensou em lavar roupas com sabão em pó feito de abacate? Construir uma casa com cimento produzido com fibras da ‘coroa’ do curauá (abacaxi amazônico), ou quem sabe tomar uma cerveja de açaí com os amigos?
A construção civil ganhou uma propulsão na economia dos municípios através do programa Minha Casa / Minha Vida, assim os recursos naturais utilizados para a construção civil, obtiveram valores diferenciados de alguns anos passados, materiais oriundos da atividade de mineração fazem parte dos materiais de maior uso, sejam britas, areias ou tijolos, estes são materiais que causam um desgaste ambiental considerável, impactando o meio ambiente e causando um passivo que deverá ser recuperado incondicionalmente no futuro.
O movimento de ecopedagogia, denominado por Francisco Gutiérrez, surgiu nos anos 90 com o objetivo de reorientar educadores, priorizar a sustentabilidade e a implementação de ações pedagógicas que valorizam a cidadania ambiental no Brasil.
Um grupo de 46 organizações representativas do movimento socioambiental, incluindo membros do Ministério Público, divulga nota pública contra projeto de lei que muda regras de licenciamento ambiental. O grupo, do qual participam o WWF-Brasil, o Greenpeace, o Instituto Socioambiental e SOS Mata Atlântica, entre outras 43 entidades, exige que “órgãos técnicos, comunidade científica, comissões ambientais, populações atingidas e a sociedade em geral sejam ouvidos”.
A semana do Dia Internacional da Mulher teve seu início marcado pela vinda da Sylvia Earle ao Brasil – a oceanógrafa mais reconhecida do mundo. Sylvia veio para tratar da proteção do mar e criação de grandes áreas marinhas – no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e na Cadeia de Vitória e Trindade. Junto com ela estavam organizações ambientalistas – como Fundação SOS Mata Atlântica, Rede Pró-Ucs, Instituto Baleia Jubarte, Reserva da Biosfera e entre outras. Sylvia Earle, de 82 anos e mergulhadora ativa, foi a primeira mulher nomeada cientista-chefe da NOAA (agência nacional oceânica e atmosférica dos Estados Unidos) e foi nomeada pela Time Magazine como a primeira Heroína pelo planeta, em 1998.
Avançar além da lei é o desafio para garantir sustentabilidade e construir uma nova agenda de desenvolvimento para o país. Os proprietários de terras que investiram na proteção de matas nativas e apostaram na conservação, usando a biodiversidade como ativo econômico para seus negócios, estão à frente dessa agenda.
A população brasileira que tem vivenciado secas ou enchentes cada vez mais severas, em diferentes regiões do país, sabe bem disso. Resultado do agravamento de impactos do clima e uma das consequências diretas de se desrespeitar ou flexibilizar a legislação ambiental para defender interesses setoriais momentâneos. Decisões erradas que se refletem na água.
Cada vez mais a sociedade global vivencia a era da sustentabilidade ecológica. No entanto, por mais que estejamos acostumados com esse termo em nosso cotidiano, o verdadeiro compromisso prático e o próprio uso teórico da legítima sustentabilidade encontram-se tão distantes da realidade, que macroanálises lúcidas da situação ambiental apontam para conjecturas de sustentabilidade falaciosas.
A Apremavi apresentou e entregou à representantes da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Secretaria de Planejamento e Obras do município de Lages o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) do Município.
Nos dias 10,11 e 12 de março, o projeto de Comunicação e Educação Ambiental Teoria Verde em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Casa de Guimarães, Assembléia Legislativa, as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Barão de Melgaço, voluntários, pescadores e mais 16 entidades realizam o projeto "Ação Voluntária de Limpeza do Pantanal".
A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), baseando-se na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e inspirando-se no compromisso assumido com o Tratado Pela Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia do ano passado, inicia nesta segunda-feira (12) o Projeto de Educação Ambiental Continuada nos Rios de Criciúma.
Nos últimos tempos houve um interesse crescente pelas questões ambientais. Diante disso tal preocupação pode ser relacionada com a degradação indiscriminada do planeta terra. Quando os problemas começaram a aparecer e a saúde foi ameaçada, a atenção foi voltada a tudo o que poderia afetar o ambiente em que se vive entrou em pauta.
O desmatamento da Amazônia está prestes a atingir um determinado limite a partir do qual regiões da floresta tropical podem passar por mudanças irreversíveis, em que suas paisagens podem se tornar semelhantes às de cerrado, mas degradadas, com vegetação rala e esparsa e baixa biodiversidade.
Alguns dos mais importantes rios do Brasil – Xingu, Tocantins, Araguaia, São Francisco, Parnaíba, Gurupi, Jequitinhonha, Paraná e Paraguai, entre outros – nascem no Cerrado. Trata-se da única savana do planeta dotada de rios perenes. A rápida conversão do Cerrado em pastagens e lavouras e o manejo inadequado das áreas preservadas colocam em risco esse formidável recurso natural, em um país com o terceiro maior potencial hidrelétrico tecnicamente aproveitável do mundo, e em que 77,2% da matriz elétrica é suprida pela hidroeletricidade.
Como se o desmatamento já não fosse suficientemente ruim, uma série de outras ameaças mata, num ritmo cada vez mais intenso, as árvores da Amazônia e de outras florestas tropicais úmidas da Terra.
Da mesma etnia que Sônia Guajajara, pré-candidata a vice na chapa de Boulos, um grupo de mulheres se organiza para proteger o que resta da Amazônia no Maranhão.
Segundo estimativas do Centro Sírio de Pesquisas Políticas (SCPR, na sigla em inglês), 470 mil pessoas já morreram desde o início da guerra civil síria, em 2011. Só nas últimas semanas, em Ghouta, foram 719 mortos.
Outras 5 milhões já deixaram o país, calcula o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). A seguir, dez perguntas e respostas sobre o conflito...
O profissional, cujo dia é comemorado em 6 de fevereiro, tem a função de fiscalizar e prevenir problemas relacionados ao meio ambiente, mas também educar, especialmente os jovens.
Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água teve como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.
O controle da qualidade da água para abastecimento público segue uma regulamentação falha, que exclui de sua lista de produtos tóxicos os contaminantes perigosos que vão para o copo da população.
A ascaridíase, causada pelo nematelminto Ascaris lumbricoides, é uma das helmintíases mais comuns, se não a mais, no Brasil, tendo alta prevalência, afetando principalmente pessoas residentes de áreas rurais, urbanas marginalizadas e carentes, e crianças de escolas públicas. Tendo isso em vista, o trabalho de extensão visa à prevenção primária da doença em crianças do 4º e do 5º do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Jair Santos, em Passos, Minas Gerais.
Este trabalho é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma atividade promovida pelo Grupo de Estudo Dirigido (GED) da disciplina Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Eventos. A referida matéria é ofertada durante o primeiro semestre da Graduação Tecnológica em Eventos da Universidade de Fortaleza.
O estudo visa relatar as experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Linha de ação Educação Ambiental (EA), ao trabalharem as mudanças climáticas e a importância da EA na educação básica, com alunos/as do 7º e 8º ano, em uma escola do campo, no município de Jequié/BA.
Elaboração de pequenas hortas sustentáveis com as crianças da ONG Casa da Criança em São Carlos – SP como forma de educá-las ambientalmente e sensibilizá-las em relação a boas práticas ambientais e alimentares, atrelando o lazer ao ensinamento e proporcionando a vivência com o meio ambiente e sua preservação.
A superexploração das espécies da fauna por meio da caça, comércio e posse ilegal de animais silvestres é uma das grandes ameaças à biodiversidade brasileira. As atividades de educação ambiental podem constituir uma importante ferramenta para a conscientização e estímulo a ações conservacionistas da fauna.
Com a crise ambiental que vem se instaurando no planeta, o desenvolvimento de estratégias que possam mitigar esses impactos tem sido de suma importância para preservação do meio ambiente, e a criação de áreas protegidas surge como um importante aliado para esta causa [...]
O presente trabalho dispõe a respeito de uma prática realizada com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental de escola pública municipal de Curitiba, na qual os estudantes trouxeram notícias atuais sobre uma temática de seu interesse para discussão em sala de aula, com a obrigatoriedade de relacioná-la aos seus conhecimentos a respeito da Educação Ambiental.
Este artigo tem como objetivo central Investigar os conteúdos cognitivos de acadêmicos do 1° e 5° ano de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade da Região de Joinville – Univille, relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
Este artigo faz parte da disciplina de Cadeias Produtivas Agrícolas, aplicada para o curso Técnico em Agronegócio no Instituto Federal Farroupilha, Centro de Referência São Gabriel/RS.
A conservação das florestas representa um dos maiores desafios neste final de século. O estado do Rio de Janeiro é considerado a unidade da federação mais afetada pela destruição de florestas tropicais.