Esperamos que esta edição alcance o alvo: o seu coração. E que depois de alcançar o seu coração, você se sinta motivado a agir, e agindo, será exemplo, e que este exemplo possa ser seguido, num movimento ininterrupto de um viver consciente de que a Terra é o nosso lar comum e que todos temos o compromisso e a obrigação de zelar por ela.
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]
Neste trabalho, são expostas as etapas de criação do aplicativo Plantas no Dia a Dia, desde o levantamento de aplicativos similares até a confecção do software. Buscamos solucionar limitações encontradas em outros aplicativos e desenvolver um instrumento colaborativo para disseminação de conhecimentos botânicos
Descobertas científicas recentes associam a presença de microplásticos e efeitos negativos podendo vir a ser problema de saúde pública. Foi identificada presença de microplástico na praia da guia, São Luís (MA).A ocorrência está relacionada ao descarte incorreto, e ação das marés na região da praia.
O Parque Estadual de Porto Ferreira e a Escola Municipal Professor José Gonso desenvolveram em tempos de pandemia da COVID-19 ações de educação ambiental continuada de forma híbrida para alunos do 6º ao 9º ano com ênfase nos aspectos socioambientais locais em contribuição ao currículo escolar...
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente de 2016 foi realizado um plantio de espécies vegetais arbóreas em uma escola do município de Porto Ferreira visando a recuperação de uma área degradada e a formação de um Arboreto que se configurou em espaço de contemplação, sensibilização e educação ambiental.
Com as alterações climáticas atuais, a educação ambiental ganhou uma relevância maior na formação das crianças. Nos últimos anos, há uma crescente aposta em projetos ambientais direcionados para os mais novos. Todas estas iniciativas demonstram a urgência em mudar-se alguns hábitos e comportamentos.
‘Influenciadores verdes’ usam as redes sociais para dar dicas de como transformar o próprio cotidiano para um estilo de vida mais consciente e responsável.
O principal objetivo é desenvolver produtos pensando na sustentabilidade em todo o ciclo de uso, reduzindo o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, manter aspectos importantes para o consumo. Essa é uma das bases da economia circular.
As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a próxima década; porém, não é o único. A seguir, reexaminaremos alguns deles — desde a escassez de água à perda de biodiversidade ou à gestão dos resíduos — e veremos quais são os desafios que temos pela frente.
Esse é o papel da educação ambiental para a ação climática: capacitar uma nova geração consciente das necessidades ecológicas que nossa sociedade precisa.
Esta atividade pode ser realizada em um ambiente interno (sala) ou externo (quintal, quadra). Organize o espaço em estações, de modo que os materiais fiquem distribuídos em cantinhos.
Ensinar sobre sustentabilidade para crianças é um dos passos indispensáveis para desenvolver adultos com mais consciência ambiental e econômica. Toda pequena ação replica em uma grande reação no planeta, tanto positiva quanto negativamente.
Apresentação: Temos a honra de apresentar a entrevistada desta edição que é a Lourdes Brazil dos Santos Argueta [...]Ela possui vasta experiência no campo da Educação, principalmente da Educação Ambiental, atuou em diversas frentes, e toda esta sua experiência está detalhada no final desta entrevista*. Agora, vamos saber dela como foi o percurso desta trajetória.
Se o agro não incluir o meio ambiente na sua tomada de decisão, não vai ser produtivo a longo prazo. E por que estou dizendo isso? Porque hoje a gente vê os severos efeitos climáticos na produtividade de todos grãos, no Brasil e no mundo inteiro.
O artigo versa sobre a reflexão acerca dos espaços urbanos como écrans para as escritas urbanas. A discussão propõe repensarmos a nossa relação com o espaço urbano, entendendo-o como uma casa coletiva, que necessita ser redescoberto no momento pós-pandêmico.
No período de 09 a 12 de maio de 2023 será realizado o IV Congresso Nacional de Educação com o título EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS. O evento terá formato híbrido com programação presencial multicampi, a ocorrer nos três campi da UEMASUL: Imperatriz, Estreito e Açailândia, e transmissão remota pelo Youtube da UEMASUL.
O XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) é um evento que será promovido por diferentes grupos de pesquisa e organizado pelas seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia. Sua décima primeira edição ocorrerá de 7 a 10 de maio de 2023 na cidade de Salvador, Bahia, na Universidade Federal da Bahia.
A cidade de Maputo irá acolher o VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e Comunidades de Língua Portuguesa e Galiza, que decorrerá entre 4 e 7 de julho de 2023.
O evento será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA), juntamente com o VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (Cobeai) e o IX Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar (WEAI), por meio do Programa Escola Verde (PEV). Devido ao adiamento, o I Cineai estendeu até 30 de dezembro de 2022 o prazo para submissão de propostas de atividades e Grupos de Trabalho (GT).
Evento considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o Congresso da ABES terá mais de 50 painéis de discussão e a apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos.
O 16.º Congresso da Água irá decorrer entre os dias 21 a 24 de março de 2023, em Lisboa, no Centro de Congressos do LNEC, dedicado ao tema “Viver com a Água”.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove na próxima semana, entre os dias 28 e 30, o Encontro Internacional de Educação Ambiental e Emergência Climática, em Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná.
Artigo mostra que experiência com a Mata Atlântica, que conserva menos de 30% de sua cobertura original, pode ajudar a evitar a mesma trajetória para a Amazônia.
O livro tem versão impressa e uma versão digital gratuita para download. Como o próprio autor nos aponta, “imagine tempos difíceis com céu de nuvens carregadas, sempre haverá a esperança num poema no meio do caminho”.
Ser humanos es darnos cuenta que somos más que materia; también somos conciencia y espíritu; somos parte de la unidad y de la diversidad; de lo físico y de lo metafísico; de lo denso y de lo sutil, de lo material y de lo inmaterial.
...Somos lo que somos en relación con cada elemento del tapiz de la vida; nuestra existencia es posible por la existencia de todos y de cada uno de los elementos de esta trama viva. Nuestros vínculos con el medio planetario y cósmico son ineludibles.
Que a região do Peruaçu (MG) é rica em atrativos naturais e culturais é um consenso. Agora, você sabia que por lá são encontradas inúmeras folhas, cascas, resinas e raízes com valores medicinais? Com o intuito de conservar e resgatar essa cultura tradicional ao lado dos povos originários e população local da região, profissionais do Instituto Ekos Brasil decidiram utilizar plantas medicinais para recuperar áreas degradadas do Peruaçu.
O horto medicinal foi construído na EMEI Pequeno Príncipe, a partir de uma visita realizada pela Turma de Aceleração na Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade vegetal do mundo. Diversas plantas daqui têm funções medicinais, nutricionais e até cosméticas, mas muita gente não sabe, principalmente os mais jovens. Pensando nisso, o professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leopoldo Baratto, resolveu criar o PlantaCiência, uma ação de extensão e divulgação científica para falar sobre plantas: suas propriedades, benefícios, riscos e mitos.
Nós encontramos uma estratégia de trabalhar com uma entidade do folclore brasileiro que é o Saci. Essa história começou com uma pesquisa desenvolvida na UFPR em que percebemos que nos livros de ciências das séries iniciais algumas imagens de fungos e capítulos que tratavam sobre fungos traziam imagens de duendes, de sacis… E nós então começamos a nos questionar por que isso acontecia.Então estudamos a história do Saci e percebemos que em algumas delas – e há várias versões dessa lenda por todo o país – o Saci nasce dentro de um broto de bambu e ali vive sete anos.
[...] A Secretaria Municipal de Educação sistematizará a discussão sobre as questões ambientais por meio do programa Educação Ambiental. O tema sempre foi abordado no processo de ensino e aprendizagem, mas foi organizado com a definição de Eixos Temáticos que todas as escolas trabalharão, aprofundando as questões ambientais ao longo de todo o ano escolar. Os temas serão “A Água”, “Fauna e flora silvestre e urbanização”, “Mudanças climáticas” e “Resíduos sólidos”.
Iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz fornece equipamentos e explica como fazer a instalação de hortas a serem utilizadas pela comunidade escolar e seu entorno.
Iniciativa Amazônia Explicada reúne vídeos e atividades pedagógicas, para apoiar professores no desafio de naturalizar a educação ambiental como parte de uma formação cidadã.
Nos últimos anos a Gestão Ambiental tratou muito mais de controle de poluição e funções administrativas para certificação, assim, as empresas focaram em atender as normas técnicas ou as condicionantes de licenças ambientais. Gestão ambiental é mais do que atender a normas e a condicionantes [...]
No Parque Municipal Henrique Luiz Roessler, o Parcão, de Novo Hamburgo - RS, foram desenvolvidas ações conjuntas de sensibilização, Educação Ambiental e Proteção Ambiental pela liberdade dos pássaros e pelo fim do tráfico de animais, através das Secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) com o apoio da 2ª Delegacia de Novo Hamburgo, que tem o Selo de Delegacia Amiga dos Animais e da Secretaria de Educação (SMED) durante o ano de 2022.
As discussões apresentadas neste artigo resultam de um relato sobre uma pesquisação cujo objetivo foi ampliar o debate sobre a Educação Ambiental. As histórias de vida orais foram obtidas nos encontros pedagógicos com professores da Educação Infantil e possibilitaram a reflexão sobre o caráter multidimensional do humano ao colocar em prática as orientações da Educação Ambiental. Estas reflexões contribuíram ainda para com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos.
Escolhi esse trabalho, pensando nessa edição que chega com a estação do verão, pois me remete a uma combinação perfeita com o calor, justamente pela resistência ao sol e ao mesmo tempo, pode-se fazer uma analogia a esse incansável trabalho em defesa do meio ambiente.
Quem passar pelo centro de São Paulo, nas imediações do famoso Pátio do Colégio, a partir desta quinta-feira (8), vai se deparar com uma obra de arte moderna. Trata-se do painel que homenageia o indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, assassinado em abril de 2020 na Amazônia.
PARIS (Reuters) - Um grupo ambientalista francês anunciou nesta quarta-feira uma queixa contra a Apple sobre práticas comerciais que restringem o uso de peças sobressalentes para reparos.
O projeto, conhecido como Instituto de Tecnologia da Amazônia (ou AmIT, na sigla em inglês), tem a pretensão de envolver não apenas o Brasil, mas todos os nove países que possuem porções da floresta, como Peru, Colômbia e Bolívia.
Soluções baseadas na natureza (SBN) oferecem múltiplos benefícios para lidar com problemas de desenvolvimento urbano sustentável, especialmente relacionados a mudanças climáticas e perda de biodiversidade. No entanto, a implementação da SBN nas cidades ainda enfrenta barreiras.
A justificativa para o horário de verão é contribuir para reduzir o consumo de energia, com o melhor aproveitamento da luz natural, proporcionando assim uma importante redução no consumo de energia elétrica destinada à iluminação artificial. Também assim, dilui o horário de pico, evitando uma sobrecarga do sistema.
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está recebendo inscrições para o processo seletivo, que visa preencher vagas na especialização gratuita em Práticas de Sustentabilidade Ambiental. Serão ofertadas 30 vagas, que vão ser destinadas às pessoas com graduação completa em qualquer área.
Informações publicadas em fevereiro de 2022 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), alertam para crises e impactos irreversíveis provocados pelo aquecimento global.
O deslocamento de pessoas por desastres ambientais é uma das consequências mais devastadoras do momento presente e tem atingido comunidades inteiras em decorrência de seus impactos. Sob uma perspectiva global, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao celebrar a COP26, apontou que as mulheres são as mais afetadas pela crise climática que também se configura como uma crise humanitária. Segundo a ONU, 80% das pessoas forçadas a cruzar fronteiras devido a desastres e mudanças climáticas são mulheres e crianças.
O projeto brasileiro que manteve 17 bilhões de litros de água potável limpos na coleta e reciclagem de embalagens de lubrificantes, venceu a categoria “Água” na 23ª edição do Energy Globe World Award.
A Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15), agendada para acontecer entre os dias 7 e 19 de dezembro, em Montreal, no Canadá, reunirá governos de todo o mundo para chegar a acordos, entre outras coisas, sobre um novo conjunto de metas e objetivos que guiarão a ação global para deter e reverter a perda da natureza até 2030.
A ex-ministra disse que, apesar de já ter se desentendido com o PT e com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no passado por causa de visões diferentes sobre política ambiental, tem certeza de que a história agora será diferente.
Para o prefeito José Sarto, com a assinatura do documento, a capital cearense dá mais um passo para consolidar-se como cidade que debate, preserva e luta pelo meio ambiente.
O tratamento dado aos resíduos orgânicos através do sistema de compostagem promove a sustentabilidade ambiental, uma vez que esse processo contribui para a diminuição do aquecimento global e para a não geração do gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa.
O grupo Ecoando Sustentabilidade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elaborou uma proposta de política pública inovadora para a gestão do meio ambiente: o Sistema Único de Saúde Ambiental (SUSA). Baseado no modelo de funcionamento do Sistema Único de Saúde, o SUSA prevê a execução de ações integradas entre instâncias municipais, estaduais e federais, bem como grupos de trabalho multidisciplinares organizados nos seis biomas brasileiros – similares às equipes de saúde da família do SUS.
A Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15), em Montreal, tem como objetivo preservar a diversidade de espécies. Mas por que a perda de ecossistemas é tão perigosa?