Somos mais sensíveis ao que é feito contra os costumes do que contra a Natureza. (Plutarco, 100 d. C.)
ISSN 1678-0701
Volume XIX, Número 73
Dezembro-Fevereiro 2020/2021.
Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato   |   Números  
 
 
Volume XIX, Número 73
Dezembro-Fevereiro 2020/2021.
 
Apresentação

02/12/2020EDITORIAL DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – Nº 73
É com muita satisfação e orgulho que apresentamos mais uma edição da revista Educação Ambiental em Ação para encerrarmos este ano de 2020, que virou a vida de todos nós de cabeça para baixo, não deixando dúvidas de que precisamos repensar o nosso modo de ser, de agir, de estar neste maravilhoso planeta Terra.

10/06/2019EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA
Relação de todos os colaboradores atuais e anteriores e breve histórico da revista.

02/06/2003Ficha Catalográfica

30/11/2020Perguntas frequentes ("FAQ")

Normas de Publicação

06/06/2010Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]

Artigos

02/12/2020EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O presente artigo traz uma reflexão da prática pedagógica da educação física relacionada com a educação ambiental na educação infantil. Objetiva aprender nas aulas explorando o próprio ambiente escolar. A discussão dos resultados traz considerações sobre a correlação entre educação ambiental e educação física.

02/12/2020A BIOSSEGURANÇA E O TRABALHO DE ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Trata-se de um artigo de revisão com objetivo geral: “Refletir sobre a precarização do trabalho de enfermagem na pandemia" . Palavras-chave: Biossegurança; COVID-19; Enfermagem; Precarização do trabalho

02/12/2020POR UMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR
O presente estudo tem como objetivo estabelecer reflexões sobre a interdisciplinaridade como uma prática da educação ambiental que favorece o questionamento dos paradigmas estabelecidos pela racionalidade econômica. A educação ambiental é discutida sob a ótica de uma concepção educativa crítica que busca [...]

02/12/2020A GESTÃO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL COMO PREMISSA PARA A MITIGAÇÃO DE IMPACTOS SOCIAIS
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos sociais gerados pela implantação de grandes empreendimentos, tomando como referência a instalação de usinas hidrelétricas, que implicam, em grande parte das vezes, a remoção e reassentamento de comunidades residentes nos locais onde são implantadas.

02/12/2020CANÇÕES PARA O SOLO: A POPULARIZAÇÃO PELA ECOMUSICOLOGIA
Compositores têm tido sensibilidade de relacionar temas com à Natureza em suas canções, contudo, esta cultura ainda não é um método comumente usado para informar, orientar e educar, sobre as preocupações com o solo a partir das letras de músicas que o abordam direta ou indiretamente.

02/12/2020ANÁLISE DE INDICADORES AMBIENTAIS DE SIMULADORES DE DIREÇÃO: UMA FERRAMENTA DE TREINAMENTO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO E A CORRELAÇÃO ENTRE EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
O objetivo deste trabalho foi analisar os indicadores ambientais de direção por meio da correlação entre emissão de gás carbônico e consumo de combustível em simuladores de direção. Foram Selecionados 22 estudantes entre janeiro e novembro de 2019, regularmente matriculados no SEST SENAT de Três Lagoas – MS

02/12/2020ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES DEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS E A PREVALÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATINGIDOS POR DESASTRES DE ORIGEM HIDROLÓGICA NO PERÍODO DE 2015 A 2019.
O artigo visou analisar a associação entre indicadores demográficos, socioeconômicos e ambientais dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e a prevalência de municípios atingidos por desastres de origem hidrológica no quinquênio 2015-2019, dada a relevância desses desastres no campo das ciências ambientais.

02/12/2020OS IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL EM DECORRÊNCIA DA COVID-19
O isolamento social em decorrência da pandemia ocasionada pela disseminação da Covid-19, tem revelado um novo panorama em relação ao meio ambiente. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo avaliar as alterações ambientais ocasionadas pelo isolamento social decorrente da pandemia causada pela Covid-19.

02/12/2020A RELAÇÃO DE USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SANEAMENTO BÁSICO COM RIOS URBANOS: O EQUÍVOCO NO COTIDIANO
Apesar de sua notável importância, muitas pessoas enxergam os córregos urbanos como algo incômodo e as relações com os rios estão cada vez mais distantes. É essencial que hajam ações comunicativas assertivas para promoção da sensibilização ambiental, despertando o olhar das pessoas ao ambiente à sua volta.

02/12/2020AMAZÔNIA BRASILEIRA: UM ESTUDO DO AGRONEGÓCIO DA SOJA NO PARÁ NO PERÍODO DE 2008 A 2018
O presente estudo teve como objetivo analisar o avanço, potencialidades e externalidades negativas do agronegócio da soja no estado do Pará. Conclui-se que o estado do Pará tem um dos maiores índices percentuais de aumento da atividade sojícola na Amazônia Legal (684,61%) plantada e (714,71%) em produção.

02/12/2020PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE BREVES - ILHA DO MARAJÓ SOBRE O ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO RADIOATIVIDADE
Neste trabalho investigou-se a percepção de um grupo de professores de ciências sobre a abordar temas voltados a radioatividade. Os resultados mostraram que 90% dos professores concorda com a implementação da radioatividade e 100% é positivo à abordagem CTS e interdisciplinaridade no processo de ensino.

02/12/2020ALGUMAS CONVERGÊNCIAS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E CTSA: POSSÍVEIS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Neste estudo a proposta foi estabelecer uma relação entre Educação Ambiental Crítica e a abordagem CTSA. Assim, este trabalho buscou identificar pesquisas que utilizam o aporte teórico e metodológico dos conceitos e princípios fundamentais da Educação Ambiental Crítica e da abordagem CTSA.

02/12/2020CRISE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE COLATINA NA ÁREA RURAL DE CÓRREGO JOÃO PRETINHO: UM RECORTE HISTÓRICO
A crise hídrica tem suas origens na degradação do meio ambiente. Este por sua vez encontra início no crescimento de atividades produtivas consequência das mudanças econômicas, políticas e no modo...

02/12/2020RESÍDUOS QUERATINOSOS: UM PROBLEMA AMBIENTAL
Baseado na poluição ambiental provocada pelos resíduos queratinosos foi realizado um estudo cienciométrico sobre o assunto. Observou-se um número reduzido de publicações sobre o assunto e as publicações abordaram vários temas. Sugere-se que mais investigações sobre o tema sejam conduzidas.

02/12/2020PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO RCNEI E A CONDUÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O debate socioambiental deveria ser exploradas já na educação infantil (E.I.). A experiência de sala de aula e na formação continuada de professores onde atuamos, mostra que a consciência ambiental prevista no RCNEIs, não está acontecendo, neste artigo discutimos o meio ambiente no ensino de ciências.

Notícias

02/12/2020ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVO HAMBURGO SÃO DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO DA NETFLIX
Duas escolas de educação infantil de Novo Hamburgo, Ernest Sarlet e Arca de Noé, são destaque no documentário internacional da Netflix "O Começo da Vida 2: Lá fora", idealizado e produzido pela Maria Farinha Filmes, e patrocinado pelo Instituto Alana e Fundação Boticário.

02/12/2020PANDEMIA IMPULSIONA DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
Nas escolas, o tema vem sendo tratado em diferentes frentes e metodologias dependendo da idade dos estudantes. Se o isolamento impediu o contato com a natureza em muitos casos, por outro lado, foi a chance de olhar para o que estava ainda mais perto.

02/12/2020OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA PREFEITURA SÃO RETOMADAS EM LAJEADO
As atividades presenciais de Educação Ambiental oferecidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), setor vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram retomadas nesta semana. Com restrições e medidas de segurança, as oficinas acontecem no Jardim Botânico e em escolas de todas as redes de ensino de Lajeado.

Dicas e Curiosidades

02/12/2020PRIMAVERA NO BRASIL: A FLOR SÍMBOLO DE CADA ESTADO
Você sabia que o Brasil e alguns Estados brasileiros têm uma flor símbolo?

02/12/2020ÁRVORES SÍMBOLOS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Listagem parcial das árvores símbolo de cada Estado brasileiro

02/12/2020CONHEÇA A AVE SÍMBOLO DE CADA ESTADO DO BRASIL
As aves sempre foram consideradas símbolos representativos de um grupo, local, país, etc. A ave símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). E no Brasil, cada estado tem uma ave símbolo que o representa.

Para sensibilizar

02/12/2020ENFRENTAR DESAFIOS JUNTO DE UM GRUPO DE APOIO, ISSO É SE REINVENTAR
Nem sempre é fácil lidar com dificuldades, principalmente nos tempos atuais. Marina faz parte de um grupo que incentiva mulheres a se reinventarem.

Dinâmicas e recursos pedagógicos

17/12/2020CADERNO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESMATAMENTO, O QUE É ISTO AFINAL?
Diante da percepção de insuficiência de material didático de educação ambiental no país, que apresente, de forma específica, o tema “desmatamento”, a obra que por ora se apresenta, pretende contribuir para esta temática, dada a sua importância na atualidade. Assim, abordamos o tema através de uma história infantil: A HISTÓRIA DE UMA FERA CHAMADA DESMATAMENTO, que apresenta em sua sequência, atividades adicionais, a Declaração das Árvores e poemas.

Entrevistas

02/12/2020ENTREVISTA COM PROFESSOR RAGE WEIDNER MALUF
O entrevistado desta edição é a Professor Rage Weidner Maluf, que mora em Morro Reuter, é biólogo, Ms. em botânica, e atualmente é professor na Universidade Feevale. Atua nas áreas de ecologia, botânica e educação ambiental (com projetos de extensão na Feevale) e é agroagricultor. Vamos conhecer um pouco mais das suas experiências?

Culinária

02/12/2020ESTROGONOFE DE BERINJELA
Delicioso estrogonofe de berinjela, feito com leite de aveia no lugar do creme de soja. O leite de aveia além de ser mais barato, pode ser feito em casa, e é muito nutritivo.

Arte e ambiente

30/12/2020ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM CIRCUITO DE AFETOS
O artigo tem por objetivo refletir sobre o conceito de educação ambiental aliado à arte/educação, relacionados ao papel das Artes Visuais na construção identitária dos sujeitos contemporâneos. Para tanto, lançamos mão das memórias de um estudante da licenciatura em Artes Visuais (CA/UFPel), discutindo sobre a importância das referências culturais como estruturas basilares para a impulsão do sonho e do circuito de afetos Krenakianos nas aulas de Artes

Sugestões bibliográficas

02/12/2020UFRJ REÚNE 2.650 E-BOOKS PARA BAIXAR DE GRAÇA
O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi) da UFRJ fez um levantamento minucioso das editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil e elaborou uma relação com 2.650 títulos que estão disponíveis para baixar de graça.

Educação

02/12/2020"BALANCES Y RESCATES HONRANDO LA VIDA"
Estamos llegando casi al cierre de un año muy especial, lleno de anécdotas; un año que nos ha conmovido a los seres humanos de todo el planeta; un año intenso que ha despertado y profundizado nuestra sensibilidad frente a la vida y la muerte; frente a las certezas y las incertidumbres; frente a los hábitos y modos de vivir y frente a los cambios casi obligados. Un año que nos ha llevado a cuestionarnos, a reflexionar, a conectarnos con nuestras fuentes de inspiración, para poder seguir adelante, honrando la vida.

Você sabia que...

02/12/2020ECOVILA É PIONEIRA EM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL NO BRASIL
A ecovila funciona como uma escola de permacultura e arte, sempre com curso, vivências e voluntariado, criando um lugar dinâmico com rotatividade de pessoas de todo o mundo. Estivemos em um programa de imersão de três semanas, a onde além da experiência do dia-a-dia, pudemos ajudar na execução do curso de construção de casa na árvore ministrado pelo grupo internacional Thee House Comunity, que capacita pessoas em todo o mundo a construírem casas nas árvores com recursos locais e reaproveitamento de materiais.

Gestão Ambiental

02/12/2020MUDANÇAS NAS EMPRESAS, PANDEMIA E PÓS PANDEMIA
Em 2020, um vírus veio apresentar problemas, que não estávamos preparados para vivenciar. As empresas necessitam apresentar protocolos de gestão eficientes para atender aos problemas de saúde, econômicos e ambientais. Que nos novos tempos tenhamos maior rapidez nas respostas emergenciais.

O Eco das Vozes

02/12/2020O COMEÇO DA VIDA 2: LÁ FORA
O artigo que segue é mais que uma sugestão para assistir ao filme o Começo da vida 2. É um convite para participar do Movimento Criança e Natureza: um movimento crescente de desemparedamento, de brincar e de se reconectar com natureza. que tem ecoado pelo mundo todo, através das vozes de crianças, mães, pais e especialistas de diversas áreas que pedem e que defendem a vida lá fora!

Relatos de Experiências

02/12/2020RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE PERCEBEM DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS?
Este relato de experiência apresenta as percepções de docentes e técnicos administrativos de uma Instituição Federal de ensino quanto à Educação Ambiental. Constatou-se que a maioria possui percepção quanto aos conhecimentos adquiridos e habilidades necessárias para identificar e reduzir problemas ambientais.

02/12/2020O DESENVOLVIMENTO DE UMA ECOSFERA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
O ensino tem sido realizado de forma que o aluno, não participa ativamente no que aprende. Neste contexto, os recursos didáticos podem facilitar o entendimento de disciplinas consideradas difíceis. Este estudo descreve a confecção de uma ecosfera, desenvolvida para auxiliar o professor em sala de aula.

02/12/2020A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA MITIGAÇÃO DA AGRICULTURA ITINERANTE NO DISTRITO DE SUSSUNDENGA, MOÇAMBIQUE
Objetivo: investigar as causas que motivam os camponeses e agricultores a praticarem agricultura itinerante, apresentando conceitos de agricultura sustentável, sensibilizando para que a comunidade em geral compreenda a essência da prática sustentável, promovendo técnicas que permitam a regeneração do solo.

02/12/2020ABORDAGEM ATIVA: FORMAÇÃO DE HERÓIS NO COMBATE A CISTICERCOSE E A TENÍASE
O presente trabalho teve por objetivo instruir o conhecimento sobre as formas de prevenção primária da teníase e da cisticercose para crianças de uma escola pública da cidade de Passos-MG. Para tanto, utilizou-se de um vídeo curto, uma aula e uma gincana interativa.

02/12/2020CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO CAMPUS CAMETÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Para a educação ambiental é essencial conhecer os males dos lixos eletrônicos. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação do projeto “Conscientização Ambiental sobre o E-lixo na UFPA”. O projeto teve o objetivo de conscientização do descarte correto de lixo eletrônico em Cametá-PA

02/12/2020ATIVIDADES EM ÁREAS NATURAIS: EXPERIÊNCIAS NO PARQUE ECOLÓGICO ÁGUAS DO LAJEADO.
O presente trabalho trata-se de uma ação contínua de educação ambiental do projeto “Ser Natureza” iniciado em 2018 no Centro de Educação Ambiental (CEA), Polo Educa Verde do Parque Ecológico Águas do Lajeado no município de Dois Córregos, São Paulo.

02/12/2020PROJETO PRAIA LIMPA, AMBIENTE FELIZ: DESENVOLVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL NA PRAIA DE CAMAPUM, MACAU/RN
O presente trabalho é um relato de experiência sobre uma série de ações desenvolvidas através da Educação Ambiental não-formal, e teve como objetivo sensibilizar os usuários da Praia de Camapum. Outrossim, mitigar o descarte incorreto de lixo que acontece no local.

02/12/2020AGENDA 21 ESCOLAR: UMA HISTÓRIA A SER CONTADA NO VALE DA BOA ESPERANÇA
Em tempos de crise socioambiental, o relato de experiência descreve a experiência da Agenda 21 da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, no município de Petrópolis – RJ, Brasil. Desde a concepção e implantação no ano letivo 2015 até o término do ano escolar de 2019.

02/12/2020MINHA ESCOLA E SEU ENTORNO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
O relato de experiência apresenta a percepção dos professores de Educação Básica, participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, promovido pela UTFPR, sobre o espaço escolar, onde atuam, e seu entorno. Tendo como embasamento teórico Gadotti (2008), Trajber e Sato (2010), Tuan (2012) entre outros.

02/12/2020VIVÊNCIAS COM A NATUREZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Este artigo relata experiências vivenciadas por discentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE)e bolsistas do projeto “Vivências com a Natureza”. Tal projeto utilizou a natureza como protagonista no processo de desenvolvimento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/TDAH.

02/12/2020A CONSTRUÇÃO DE MAQUETE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DAS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS RELACIONADAS COM A TEMÁTICA "LIXÃO" EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO ESTADO DO PARÁ
Este trabalho é um relato de experiência de uma aula prática que teve como objetivo a construção de uma maquete que retrata a realidade dos lixões. A metodologia foi qualitativa. Foi possível perceber o entusiasmo dos alunos ao saírem da rotina. Conclui-se que o ensino na prática torna a aula mais interessante

02/12/2020PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA DO PROJETO MIGUEL CONSCIENTE
Relato do estudo de caso do projeto Miguel Consciente desenvolvido na Escola Estadual Miguel Barbosa na cidade de São José dos Quatro Marcos–MT.Foram apresentados aos estudantes do 6º ano formas de diminuição e reaproveitamento do lixo urbano,bem como descarte correto do lixo através da coleta seletiva.

 

 
  Cadastre-se!      Procurar      Área de autores      Contato